Nível de literacia dos cuidadores informais de doentes de Alzheimer relativamente à doença
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://aprender.esep.pt/index.php/aprender/article/view/154 |
Resumo: | Esta investigação teve como objetivo avaliar o nível de conhecimentos dos cuidadores informais de doentes de Alzheimer relativamente à doença, identificando as suas fontes de informação e as principais necessidades sentidas. Face aos objetivos da investigação, procedeu‐se à recolha de informação, através de um inquérito por questionário aplicado a uma amostra de 20 cuidadores informais do concelho de Elvas. Os dados obtidos permitiram identificar um bom nível de literacia dos cuidadores envolvidos no estudo. Entre as principais fontes de informação utilizadas, destacam‐se, por ordem de importância, o médico de família e o neurologista, sendo que a principal necessidade de informação se prende com o modo como lidar com os comportamentos difíceis da pessoa cuidada. Das diferentes relações entre variáveis identificadas na investigação, destaca‐se a tendência de os cuidadores com maior nível de literacia conseguirem uma melhor gestão do stress (r=‐0,457; p=0,043). |
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Esta investigação teve como objetivo avaliar o nível de conhecimentos dos cuidadores informais de doentes de Alzheimer relativamente à doença, identificando as suas fontes de informação e as principais necessidades sentidas. Face aos objetivos da investigação, procedeu‐se à recolha de informação, através de um inquérito por questionário aplicado a uma amostra de 20 cuidadores informais do concelho de Elvas. Os dados obtidos permitiram identificar um bom nível de literacia dos cuidadores envolvidos no estudo. Entre as principais fontes de informação utilizadas, destacam‐se, por ordem de importância, o médico de família e o neurologista, sendo que a principal necessidade de informação se prende com o modo como lidar com os comportamentos difíceis da pessoa cuidada. Das diferentes relações entre variáveis identificadas na investigação, destaca‐se a tendência de os cuidadores com maior nível de literacia conseguirem uma melhor gestão do stress (r=‐0,457; p=0,043). |
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