O contributo da comunicação e das relações públicas durante a 1.ª vaga da pandemia SARS-CoV-2: o caso da UNICEF Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Carina da Silva
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/13631
Resumo: Dissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Gestão Estratégica das Relações Públicas.
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spelling O contributo da comunicação e das relações públicas durante a 1.ª vaga da pandemia SARS-CoV-2: o caso da UNICEF PortugalComunicaçãoEstratégiasRelações públicasUNICEF PortugalPandemia COVID-19CommunicationStrategiesPublic relationsUNICEF PortugalPandemic COVID-19Dissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Gestão Estratégica das Relações Públicas.Ao longo dos anos, as Relações Públicas (RP) têm ganho um palco de importância para as organizações e desempenhado um papel de transformações na sociedade. A sua função-chapéu, com a responsabilidade estratégica das organizações, tem permitido o goodwill, confiança e relação necessária com os stakeholders. Com o impacto da crise de saúde pública, que implicou uma nova realidade e readaptação, comunicar tornou-se ainda mais relevante num período de inseguranças e sem certezas. Neste sentido, o presente trabalho de investigação centra-se na contribuição da Comunicação e das Relações Públicas da UNICEF Portugal no contexto pandémico vigente. Desta forma, optou-se por uma metodologia de tipologia qualitativa com recurso a entrevistas e análise documental, onde foi possível analisar a comunicação da organização durante a 1.ª vaga da pandemia da COVID-19 em Portugal. A análise foi efetuada entre os meses de março e dezembro de 2020 e abrangeu os seguintes suportes de comunicação: comunicados de imprensa, documentos publicados, website e redes sociais. Com este estudo, foi possível concluir que a comunicação da UNICEF Portugal foi readaptada, face ao contexto vigente, garantindo que os conteúdos divulgados na imprensa e redes sociais fossem credíveis, factuais e com proximidade ao público. No que concerne às Relações Públicas da organização, compreendeu-se que detêm de um contributo relevante na medida em que, através da definição da estratégia comunicacional, desempenha um papel relacional entre a organização e os seus públicos através de programas de medidas de intervenção e angariação de fundos.ABSTRACT: Over the years, Public Relations (PR) has gained a stage of importance for organizations and played a transformative role in society. Its key role, with the strategic responsibility of organizations, has allowed the goodwill, trust and necessary relationship with stakeholders. With the impact of the public health crisis, which implied a new reality and readaptation, communicating became even more relevant in a period of insecurities and no certainties. In this sense, this research work focuses on the contribution of Communication and Public Relations of UNICEF Portugal in the current pandemic context. In this way, a qualitative methodology was chosen, using interviews and document analysis, where it was possible to analyze the communication of the organization during the 1st wave of the COVID-19 pandemic in Portugal. The analysis was carried out between March and December 2020 and covered the following communication media: press releases, published documents, website and social networks. With this study, it was possible to conclude that UNICEF Portugal's communication was readapted, given the current context, ensuring that the content disclosed in the press and social networks were credible, factual and with proximity to the public. In what concerns the organization's Public Relations, it was understood that they have a relevant contribution insofar as, through the definition of the communication strategy, they play a relational role between the organization and its publics through programs of intervention and fundraising measures.Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação SocialReis, José RuiRCIPLAndrade, Carina da Silva2021-08-11T15:02:39Z2021-07-082021-07-08T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/13631TID:202755711porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:08:40Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/13631Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:21:32.304286Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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