Modelos matemáticos em competição mista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Carla Filipa de Freitas Lopes
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11067/490
Resumo: Dissertação de mestrado em Matemática, Universidade Lusíada de Lisboa, 2010.
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spelling Modelos matemáticos em competição mistaModelos matemáticosTeoria dos jogosDissertação de mestrado em Matemática, Universidade Lusíada de Lisboa, 2010.Exame público realizado em 16 de Abril de 2012.O objectivo desta dissertação é estudar uma aplicação da Teoria dos Jogos à modelização matemática de alguns tipos de mercados. Há dois ramos distintos da Teoria dos Jogos: teoria dos jogos cooperativos e teoria dos jogos não-cooperativos. Este trabalho enquadra-se na teoria dos jogos não cooperativos em que cada jogador escolhe a sua estratégia tendo em conta os seus próprios interesses, isto é, cada um escolhe aquilo que pensa ser o «melhor» para si próprio. Um dos principais conceitos na teoria dos jogos não cooperativos é o equilíbrio de Nash, frequentemente utilizado para solução do jogo. Ao nível da Organização Industrial e Economia, a Teoria dos Jogos é usada em modelos para analisar o comportamento das empresas no mercado. Neste trabalho, considerando por base dois modelos clássicos da Teoria dos Jogos /Organização Industrial, modelo de Cournot e modelo de Stackelberg, estudamos mercados com determinadas características. O modelo de Cournot consiste em duas empresas, únicas produtoras de um determinado produto, decidirem, simultaneamente e sem comunicação entre si, a quantidade a produzir. No modelo de Stackelberg, em que as variáveis de decisão também são as quantidades, existe a diferença de que, relativamente ao modelo de Cournot, ao invés de decidirem simultaneamente, as empresas decidem uma após a outra: Existe uma empresa líder, que decide em primeiro lugar, e uma empresa seguidora que toma a sua decisão tendo como um dado a decisão da primeira. De entre os modelos matemáticos que estudamos, são caracterizados mercados internacionais, com pagamentos de taxas de exportação; mercados em países com políticas efectivas de preservação ambiental, em que há lugar ao pagamento de impostos ambientais e taxas para regular a importação; e mercados em que competem empresas privadas, empresas públicas e empresas sem fins lucrativos, a que correspondem diferentes tipos de função objectivo.2013-10-11T14:20:20Z2013-10-112013-10-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdftext/plain; charset=utf-8http://hdl.handle.net/11067/490http://hdl.handle.net/11067/490TID:201789078porFernandes, Carla Filipa de Freitas Lopesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-04T01:42:26Zoai:repositorio.ulusiada.pt:11067/490Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:24:23.398305Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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