A arquitectura paleocristã da Lusitânia Norte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vaz, João L. Inês
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/9161
Resumo: O autor aborda alguns edifícios religiosos dos inícios do Cristianismo peninsular localizados na zona norte da antiga província romana da Lusitânia. Começa por discutir alguns termos que muitas vezes são usados, nomeadamente paleocristianimo. Estabelece uma tipologia dos monumentos deste período, com base na sua localização geográfica e discute, com base em recentes descobertas deste período, como uma basílica no sítio do Prazo, em Numão, concelho de Vila Nova de Foz Côa ou no relacionamento da arqueologia com a arquitectura como acontece em Idanha-a-Velha, novas interpretações dos edifícios religiosos e sobretudo as suas cronologias. São passadas em revista as principais basílicas localizadas entre Douro e Tejo, Conimbriga, Idanha-a-Velha, S. Pedro de Balsemão, Prazo e Viseu. Conclui com a proposta de novas cronologias para este edifícios e pela importância cada vez maior do estudo da arqueologia da arquitectura.
id RCAP_16f3f38cab2b576de5db264bcfcfe4bc
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/9161
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A arquitectura paleocristã da Lusitânia NorteArquitecturaPaleocristianismoLusitâniaBasílicaSuevosArchitectureEarly ChristianismLusitaniaBasilicaSuevic peopleO autor aborda alguns edifícios religiosos dos inícios do Cristianismo peninsular localizados na zona norte da antiga província romana da Lusitânia. Começa por discutir alguns termos que muitas vezes são usados, nomeadamente paleocristianimo. Estabelece uma tipologia dos monumentos deste período, com base na sua localização geográfica e discute, com base em recentes descobertas deste período, como uma basílica no sítio do Prazo, em Numão, concelho de Vila Nova de Foz Côa ou no relacionamento da arqueologia com a arquitectura como acontece em Idanha-a-Velha, novas interpretações dos edifícios religiosos e sobretudo as suas cronologias. São passadas em revista as principais basílicas localizadas entre Douro e Tejo, Conimbriga, Idanha-a-Velha, S. Pedro de Balsemão, Prazo e Viseu. Conclui com a proposta de novas cronologias para este edifícios e pela importância cada vez maior do estudo da arqueologia da arquitectura.The author discusses someof the religious buildings of peninsular Early Christianity located in the north of the ancient Roman province of Lusitania. He begins by discussing some terms that are often used, particularly paleocristianimo. Heestablishes a typology of monuments of this period, based on its geographic location anddiscusses, based on recent discoveries of this period, such as a basilicaat the site of Prazo, in Numão, municipality of Vila Nova de Foz Coa,or the archeological relationship with the architecture as in Idanha-a-Velha, new interpretations of religious buildings and especially their chronologies. The author analyses the major basilicas located between Douro and Tagus, Conimbriga, Idanha-a-Velha, S. Pedro de Balsemão, Prazo and Viseu. Heconcludes with the proposed timelines for this new building and the increasing importance of studying the archeology of architectureUniversidade Católica PortuguesaVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaVaz, João L. Inês2012-09-18T15:27:12Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/9161porVAZ, João L. Inês - A arquitectura paleocristã da Lusitânia Norte. Máthesis. Viseu. ISSN 0872-0215. Nº 20 (2011), p. 99-128.0872-021510.34632/mathesis.2011.5218info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:14:09Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/9161Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:08:13.810583Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A arquitectura paleocristã da Lusitânia Norte
title A arquitectura paleocristã da Lusitânia Norte
spellingShingle A arquitectura paleocristã da Lusitânia Norte
Vaz, João L. Inês
Arquitectura
Paleocristianismo
Lusitânia
Basílica
Suevos
Architecture
Early Christianism
Lusitania
Basilica
Suevic people
title_short A arquitectura paleocristã da Lusitânia Norte
title_full A arquitectura paleocristã da Lusitânia Norte
title_fullStr A arquitectura paleocristã da Lusitânia Norte
title_full_unstemmed A arquitectura paleocristã da Lusitânia Norte
title_sort A arquitectura paleocristã da Lusitânia Norte
author Vaz, João L. Inês
author_facet Vaz, João L. Inês
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Vaz, João L. Inês
dc.subject.por.fl_str_mv Arquitectura
Paleocristianismo
Lusitânia
Basílica
Suevos
Architecture
Early Christianism
Lusitania
Basilica
Suevic people
topic Arquitectura
Paleocristianismo
Lusitânia
Basílica
Suevos
Architecture
Early Christianism
Lusitania
Basilica
Suevic people
description O autor aborda alguns edifícios religiosos dos inícios do Cristianismo peninsular localizados na zona norte da antiga província romana da Lusitânia. Começa por discutir alguns termos que muitas vezes são usados, nomeadamente paleocristianimo. Estabelece uma tipologia dos monumentos deste período, com base na sua localização geográfica e discute, com base em recentes descobertas deste período, como uma basílica no sítio do Prazo, em Numão, concelho de Vila Nova de Foz Côa ou no relacionamento da arqueologia com a arquitectura como acontece em Idanha-a-Velha, novas interpretações dos edifícios religiosos e sobretudo as suas cronologias. São passadas em revista as principais basílicas localizadas entre Douro e Tejo, Conimbriga, Idanha-a-Velha, S. Pedro de Balsemão, Prazo e Viseu. Conclui com a proposta de novas cronologias para este edifícios e pela importância cada vez maior do estudo da arqueologia da arquitectura.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011-01-01T00:00:00Z
2012-09-18T15:27:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/9161
url http://hdl.handle.net/10400.14/9161
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv VAZ, João L. Inês - A arquitectura paleocristã da Lusitânia Norte. Máthesis. Viseu. ISSN 0872-0215. Nº 20 (2011), p. 99-128.
0872-0215
10.34632/mathesis.2011.5218
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica Portuguesa
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica Portuguesa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131751378845696