A música no Convento de São Domingos de Elvas: A leitura possível à luz da organização litúrgico-musical da Ordem dos Pregadores no século XVIII
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/26278 |
Resumo: | O Convento de São Domingos de Elvas foi uma das primeiras casas da Ordem dos Pregadores em Portugal, cuja fundação data de 1267. Apesar da sua antiguidade medieval, pouco se conhece acerca da actividade litúrgico-musical desta comunidade dominicana, agravada com o desmembramento do seu património após a extinção das Ordens Religiosas em 1834. Todavia, subsistem algumas referências superficiais que permitem realizar uma leitura – embora muito incompleta por falta de fontes directas – de como seria a prática litúrgico-musical neste Convento, nomeadamente no respeitante às particularidades do Rito Dominicano e a sua proximidade com o Rito Romano. Partindo das escassas referências à actividade litúrgica no Convento e a documentação produzida após a extinção das Ordens Religiosas, nomeadamente as relações e inventários transcritas por Nuno Grancho na sua tese de mestrado, este estudo pretende realizar a leitura possível no referente à organização litúrgico-musical do Convento de S. Domingos. A leitura incide sobre a documentação local, como também sobre os livros litúrgicos da Ordem dos Pregadores impressos ao longo do século XVIII, com especial ênfase nas festas particulares desta Ordem e da sua relação com o convento elvense. |
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O Convento de São Domingos de Elvas foi uma das primeiras casas da Ordem dos Pregadores em Portugal, cuja fundação data de 1267. Apesar da sua antiguidade medieval, pouco se conhece acerca da actividade litúrgico-musical desta comunidade dominicana, agravada com o desmembramento do seu património após a extinção das Ordens Religiosas em 1834. Todavia, subsistem algumas referências superficiais que permitem realizar uma leitura – embora muito incompleta por falta de fontes directas – de como seria a prática litúrgico-musical neste Convento, nomeadamente no respeitante às particularidades do Rito Dominicano e a sua proximidade com o Rito Romano. Partindo das escassas referências à actividade litúrgica no Convento e a documentação produzida após a extinção das Ordens Religiosas, nomeadamente as relações e inventários transcritas por Nuno Grancho na sua tese de mestrado, este estudo pretende realizar a leitura possível no referente à organização litúrgico-musical do Convento de S. Domingos. A leitura incide sobre a documentação local, como também sobre os livros litúrgicos da Ordem dos Pregadores impressos ao longo do século XVIII, com especial ênfase nas festas particulares desta Ordem e da sua relação com o convento elvense. |
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