Reflexões acerca de uma Rede de Conversação Hipermediática na Formação de Professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/1842 |
Resumo: | A educação escolar brasileira é composta pela Educação Básica e Superior conforme a atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9394/96). Tendo em vista proporcionar uma articulação entre estes diferentes níveis de ensino, várias ações vêm sendo desenvolvidas no âmbito da formação docente (inicial e continuada). Nesse contexto, este estudo objetiva investigar a rede de conversação, constituída num espaço hipermediático compartilhado por professores da Educação Básica, estudantes de curso superior e formadores vinculados a Educação Superior, numa formação docente conjunta desses níveis de ensino. Para acompanhar esse processo de formação escolheu-se a cartografia como estratégia metodológica. Desse modo, percebe-se uma aproximação, entre sujeitos ditos formadores e em formação, ambos com saberes legitimados no grupo, compartilhando conhecimentos, ideias e experiências. |
id |
RCAP_1717c2d37b759a0898fd418deb40d9bb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1842 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Reflexões acerca de uma Rede de Conversação Hipermediática na Formação de ProfessoresA educação escolar brasileira é composta pela Educação Básica e Superior conforme a atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9394/96). Tendo em vista proporcionar uma articulação entre estes diferentes níveis de ensino, várias ações vêm sendo desenvolvidas no âmbito da formação docente (inicial e continuada). Nesse contexto, este estudo objetiva investigar a rede de conversação, constituída num espaço hipermediático compartilhado por professores da Educação Básica, estudantes de curso superior e formadores vinculados a Educação Superior, numa formação docente conjunta desses níveis de ensino. Para acompanhar esse processo de formação escolheu-se a cartografia como estratégia metodológica. Desse modo, percebe-se uma aproximação, entre sujeitos ditos formadores e em formação, ambos com saberes legitimados no grupo, compartilhando conhecimentos, ideias e experiências.PRISMA.COM2015-03-25T00:00:00Zjournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/1842oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1842PRISMA.COM; N.º 28 (2015): Especial (Pesquisa e Formação no Território Hipermediatizado); 53-641646-3153reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/1842https://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/1842/1676Direitos de Autor (c) 2015 Revista PRISMA.COMinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Rejane Conceição Silveira daLaurino, Débora Pereira2022-09-06T09:23:16Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1842Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:30:22.856562Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Reflexões acerca de uma Rede de Conversação Hipermediática na Formação de Professores |
title |
Reflexões acerca de uma Rede de Conversação Hipermediática na Formação de Professores |
spellingShingle |
Reflexões acerca de uma Rede de Conversação Hipermediática na Formação de Professores Silva, Rejane Conceição Silveira da |
title_short |
Reflexões acerca de uma Rede de Conversação Hipermediática na Formação de Professores |
title_full |
Reflexões acerca de uma Rede de Conversação Hipermediática na Formação de Professores |
title_fullStr |
Reflexões acerca de uma Rede de Conversação Hipermediática na Formação de Professores |
title_full_unstemmed |
Reflexões acerca de uma Rede de Conversação Hipermediática na Formação de Professores |
title_sort |
Reflexões acerca de uma Rede de Conversação Hipermediática na Formação de Professores |
author |
Silva, Rejane Conceição Silveira da |
author_facet |
Silva, Rejane Conceição Silveira da Laurino, Débora Pereira |
author_role |
author |
author2 |
Laurino, Débora Pereira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Rejane Conceição Silveira da Laurino, Débora Pereira |
description |
A educação escolar brasileira é composta pela Educação Básica e Superior conforme a atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9394/96). Tendo em vista proporcionar uma articulação entre estes diferentes níveis de ensino, várias ações vêm sendo desenvolvidas no âmbito da formação docente (inicial e continuada). Nesse contexto, este estudo objetiva investigar a rede de conversação, constituída num espaço hipermediático compartilhado por professores da Educação Básica, estudantes de curso superior e formadores vinculados a Educação Superior, numa formação docente conjunta desses níveis de ensino. Para acompanhar esse processo de formação escolheu-se a cartografia como estratégia metodológica. Desse modo, percebe-se uma aproximação, entre sujeitos ditos formadores e em formação, ambos com saberes legitimados no grupo, compartilhando conhecimentos, ideias e experiências. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-03-25T00:00:00Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
journal article info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/1842 oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1842 |
url |
https://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/1842 |
identifier_str_mv |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1842 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/1842 https://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/1842/1676 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2015 Revista PRISMA.COM info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2015 Revista PRISMA.COM |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PRISMA.COM |
publisher.none.fl_str_mv |
PRISMA.COM |
dc.source.none.fl_str_mv |
PRISMA.COM; N.º 28 (2015): Especial (Pesquisa e Formação no Território Hipermediatizado); 53-64 1646-3153 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130170754334720 |