Determinantes parentais na aceitação a uma intervenção dirigida à redução dos problemas de ansiedade em crianças em idade escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Simão, Sara Daniela Correia
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/10577
Resumo: Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia Clínica e da Saúde - Núcleo de Psicologia da Saúde e da Doença), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2013
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spelling Determinantes parentais na aceitação a uma intervenção dirigida à redução dos problemas de ansiedade em crianças em idade escolarCrenças parentaisAnsiedadePsicoterapia infantilTeses de mestrado - 2013Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia Clínica e da Saúde - Núcleo de Psicologia da Saúde e da Doença), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2013As Perturbações de Ansiedade são dos problemas de saúde mental mais frequentes na infância. Apesar das evidências que apontam no sentido da eficácia de terapias cognitivo-comportamentais no tratamento de sintomatologia ansiosa, a maioria das crianças não recebe tratamento. A literatura tem explorado o papel dos pais na procura de ajuda, adesão e desistência do tratamento, procurando explorar possíveis fatores que possam explicar a não procura de ajuda, a não adesão ao tratamento e a desistência do tratamento no sentido de promover maior taxas de procura de ajuda e de adesão. No entanto, são pouco os estudos que se têm focado no momento de decisão de aceitar o tratamento. Neste estudo procurou-se estudar o papel de diferentes fatores parentais - fatores sociodemográficos, preocupações da mãe, crenças parentais, perceção de interferência da ansiedade na vida da criança e da família - na aceitação parental dum programa de intervenção para redução da ansiedade da criança. A amostra é constituída por 104 crianças com diagnóstico principal de ansiedade, entre os 7 e os 12 anos e as respetivas mães. Foi solicitado às mães (em duas etapas) que participassem numa entrevista (ADIS-IV-P) e que respondessem a um conjunto de questionários (PBA-Q, SCARED-R e EIAVC). A amostra foi dividida em dois grupos: mães que aceitaram e mães que não aceitaram a intervenção. Dos fatores em estudo, apenas o ciclo de ensino da criança e a situação conjugal apresentaram associações estatisticamente significativas com a aceitação da intervenção. As preocupações parentais, as crenças parentais e a interferência percebida da ansiedade não foram preditoras da aceitação da intervenção. Dentro das razões de não aceitação apresentadas pelas mães as mais frequentes foram as questões logísticas (transporte e atividades extracurriculares). Estes resultados poderão ser explorados em investigações futuras, contribuindo desta forma para um maior conhecimento das variáveis envolvidas na aceitação do tratamento.Anxiety disorders have been reported as the most common problem experienced by children. Despite evidence in favor of cognitive-behavioral therapy for treatment of anxiety symptoms, most children do not receive treatment. Literature has explored the parental role in seeking help, treatment adherence and drop out, searching for barriers to these behaviors in order to promote higher rates of help seeking and adherence to treatment. However few studies have focused on the parental decision to accept treatment. In this study I tried to explore the role of different parental factors – socio-demographic variables, parental beliefs, perceived impact of anxiety on the child and family’s life – in parental acceptance of an intervention program to reduce the child’s anxiety. The sample consisted of 104 children, aged 7 to 12, with a primary diagnosis of anxiety and their respective mothers. The mothers were asked to respond to an interview (ADIS-IV-P) and a few questionnaires (SCARED-R, PBA-Q and EIAVC). The sample was divided in two groups: mothers who accepted and mothers who did not accept the intervention. The results of the study show that only the children’s education level and marital status were associated with acceptance of the intervention. Parental concerns, parental beliefs and perceived interference of anxiety weren’t predictors of acceptance. Among the reasons given by the mothers for non-acceptance of the intervention logistical issues (transportation and extracurricular activities) were the most frequent. These results could be explored in future research, thus contributing to a better understanding of the variables involved in the acceptance of treatment.Pereira, Ana Isabel de Freitas, 1974-Repositório da Universidade de LisboaSimão, Sara Daniela Correia2014-02-18T17:48:03Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/10577TID:201028719porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:56:11Zoai:repositorio.ul.pt:10451/10577Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:34:33.910678Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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