Processos de inclusão: uma análise do percurso formativo de alunos surdos do IFB Campus Gama

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Júnior, Rômulo Ramos Nobre
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/1633
Resumo: Dissertação apresentada para obtenção do grau de Mestre em Educação Social e Intervenção Comunitária
id RCAP_17218d10f33a724e00b2648306906842
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1633
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Processos de inclusão: uma análise do percurso formativo de alunos surdos do IFB Campus Gamainclusãosurdezpermanência escolarminoria linguísticainclusiondeafnessschool staylinguistic minorityDissertação apresentada para obtenção do grau de Mestre em Educação Social e Intervenção ComunitáriaO presente estudo, subordinado à temática da inclusão de estudantes surdos no Instituto Federal de Brasília Campus Gama, procura identificar dificuldades enfrentadas e necessidades sentidas por este grupo de alunos durante a sua formação. A partir do conhecimento dos seus percursos formativos e considerando os relatos das suas experiências escolares será possível, perspectivar potenciais linhas de ação que permitam desenvolver uma intervenção eficaz e que contribua para o desenvolvimento de efetivos processos de inclusão, promotores de uma permanência de sucesso destes alunos no meio escolar. Para isso levantou-se a discussão quanto ao sujeito surdo enquanto minoria linguística que apresenta identidade e cultura próprias numa perspectiva de interação deste grupo com os ouvintes em ambiente escolar. Como estratégia metodológica, optou-se por seguir uma abordagem qualitativa com vistas a uma compreensão dos comportamentos e entendimentos a partir da perspectiva dos sujeitos da investigação: estudantes surdos e ouvintes, professores e intérpretes da língua brasileira de sinais que atuam no IFB Campus Gama. A análise efetuada é coincidente com estudos de outros autores, ficando claro que a maior barreira para a interação entre os surdos e ouvintes é a ausência de uma língua comum, facto que não proporciona de forma satisfatória a concretização de percursos de sucesso e que limita a efetiva inclusão dos alunos surdos nas várias dimensões da vida escolar.This study is about inclusion of the deaf students at Instituto Federal de Brasília Campus Gama. It has been developed to identify possible difficulties and needs that these students might have found during their course. From their acquired knowledge from their course and considering the reports of their background experiences, it will be possible to foresee potential lines of action in order to develop an effective intervention and contribute to the development of effective process of inclusion, promoting a successful permanence of these students at the institute. To bring up the discussion of the deaf subject as linguistic minority that has its own identity and culture in a perspective interaction of this group with listeners in the school environment. As a methodological strategy, it was decided to follow a qualitative approach with a view to understand the students’ behavior and the perspective of the subjects of investigation: The deaf students and listeners, teachers and interpreters of the Brazilian sign language (Libras) used at IFB Campus Gama. The analysis performed matches the studies of other authors, making it clear that the greatest issue to the interaction between the deaf and listeners is the absence of a common language. Because of that the success is not reached and it reduces effective inclusion of the deaf students in various dimensions of their academic life.Silva, PerpétuaRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémJúnior, Rômulo Ramos Nobre2016-12-02T22:58:57Z2016-10-112016-10-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/1633TID:201366304porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:31:35Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1633Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:53:53.084715Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Processos de inclusão: uma análise do percurso formativo de alunos surdos do IFB Campus Gama
title Processos de inclusão: uma análise do percurso formativo de alunos surdos do IFB Campus Gama
spellingShingle Processos de inclusão: uma análise do percurso formativo de alunos surdos do IFB Campus Gama
Júnior, Rômulo Ramos Nobre
inclusão
surdez
permanência escolar
minoria linguística
inclusion
deafness
school stay
linguistic minority
title_short Processos de inclusão: uma análise do percurso formativo de alunos surdos do IFB Campus Gama
title_full Processos de inclusão: uma análise do percurso formativo de alunos surdos do IFB Campus Gama
title_fullStr Processos de inclusão: uma análise do percurso formativo de alunos surdos do IFB Campus Gama
title_full_unstemmed Processos de inclusão: uma análise do percurso formativo de alunos surdos do IFB Campus Gama
title_sort Processos de inclusão: uma análise do percurso formativo de alunos surdos do IFB Campus Gama
author Júnior, Rômulo Ramos Nobre
author_facet Júnior, Rômulo Ramos Nobre
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Perpétua
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Júnior, Rômulo Ramos Nobre
dc.subject.por.fl_str_mv inclusão
surdez
permanência escolar
minoria linguística
inclusion
deafness
school stay
linguistic minority
topic inclusão
surdez
permanência escolar
minoria linguística
inclusion
deafness
school stay
linguistic minority
description Dissertação apresentada para obtenção do grau de Mestre em Educação Social e Intervenção Comunitária
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-02T22:58:57Z
2016-10-11
2016-10-11T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/1633
TID:201366304
url http://hdl.handle.net/10400.15/1633
identifier_str_mv TID:201366304
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137028969857024