A simbologia como factor estruturante da atractividade do destino turístico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, António José Marques
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/21959
Resumo: Se encararmos a cultura como um sistema de símbolos que representam a memória passada, presente e futura de um povo, estamos a afirmar que a simbologia no seu significado mais lato tem uma definição muito abrangente, desde os símbolos puros e registos gráficos até aos costumes e memórias colectivas, como património imaterial de um território. É precisamente a partir do conceito de cultura como um sistema comportamental, traduzido em património simbólico de uma comunidade regional ou territorial, que se pretende encontrar uma linha condutora para a elaboração de produtos turísticos, usando as potencialidades culturais e imagéticas deste recurso, desenvolvendo de uma forma sustentada a atractividade de um Destino, recriando o “Mito” como forma de angariar e fidelizar visitantes e, consequentemente, consolidar em todos os actores deste processo o “sentimento superior de pertença”. Teorizando, assim, uma forma de explorar e gerir turisticamente o património imaterial de um Território, tornando-o no factor central da motivação para visitação.
id RCAP_1730f94c29e431d14730fcb340722f38
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/21959
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A simbologia como factor estruturante da atractividade do destino turísticoTurismo culturalPopulaçãoPatrimónio imaterialSimbologiaMarketingTerritórioDomínio/Área Científica::Ciências SociaisSe encararmos a cultura como um sistema de símbolos que representam a memória passada, presente e futura de um povo, estamos a afirmar que a simbologia no seu significado mais lato tem uma definição muito abrangente, desde os símbolos puros e registos gráficos até aos costumes e memórias colectivas, como património imaterial de um território. É precisamente a partir do conceito de cultura como um sistema comportamental, traduzido em património simbólico de uma comunidade regional ou territorial, que se pretende encontrar uma linha condutora para a elaboração de produtos turísticos, usando as potencialidades culturais e imagéticas deste recurso, desenvolvendo de uma forma sustentada a atractividade de um Destino, recriando o “Mito” como forma de angariar e fidelizar visitantes e, consequentemente, consolidar em todos os actores deste processo o “sentimento superior de pertença”. Teorizando, assim, uma forma de explorar e gerir turisticamente o património imaterial de um Território, tornando-o no factor central da motivação para visitação.Santos, Hália CostaRepositório ComumCardoso, António José Marques2018-03-12T11:07:08Z2011-012011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/21959TID:201825414porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-20T10:52:14Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/21959Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:36:53.872118Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A simbologia como factor estruturante da atractividade do destino turístico
title A simbologia como factor estruturante da atractividade do destino turístico
spellingShingle A simbologia como factor estruturante da atractividade do destino turístico
Cardoso, António José Marques
Turismo cultural
População
Património imaterial
Simbologia
Marketing
Território
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais
title_short A simbologia como factor estruturante da atractividade do destino turístico
title_full A simbologia como factor estruturante da atractividade do destino turístico
title_fullStr A simbologia como factor estruturante da atractividade do destino turístico
title_full_unstemmed A simbologia como factor estruturante da atractividade do destino turístico
title_sort A simbologia como factor estruturante da atractividade do destino turístico
author Cardoso, António José Marques
author_facet Cardoso, António José Marques
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Hália Costa
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardoso, António José Marques
dc.subject.por.fl_str_mv Turismo cultural
População
Património imaterial
Simbologia
Marketing
Território
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais
topic Turismo cultural
População
Património imaterial
Simbologia
Marketing
Território
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais
description Se encararmos a cultura como um sistema de símbolos que representam a memória passada, presente e futura de um povo, estamos a afirmar que a simbologia no seu significado mais lato tem uma definição muito abrangente, desde os símbolos puros e registos gráficos até aos costumes e memórias colectivas, como património imaterial de um território. É precisamente a partir do conceito de cultura como um sistema comportamental, traduzido em património simbólico de uma comunidade regional ou territorial, que se pretende encontrar uma linha condutora para a elaboração de produtos turísticos, usando as potencialidades culturais e imagéticas deste recurso, desenvolvendo de uma forma sustentada a atractividade de um Destino, recriando o “Mito” como forma de angariar e fidelizar visitantes e, consequentemente, consolidar em todos os actores deste processo o “sentimento superior de pertença”. Teorizando, assim, uma forma de explorar e gerir turisticamente o património imaterial de um Território, tornando-o no factor central da motivação para visitação.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01
2011-01-01T00:00:00Z
2018-03-12T11:07:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/21959
TID:201825414
url http://hdl.handle.net/10400.26/21959
identifier_str_mv TID:201825414
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133631652823040