Stress parental em mães de etnias africana e lusa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dinis, Quintinha João
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/6895
Resumo: Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia Clínica e da Saúde - Núcleo de Psicologia Clínica Dinâmica), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2012
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spelling Stress parental em mães de etnias africana e lusaParentalidadeStress parentalEtnias - ÁfricaTeses de mestrado - 2012Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia Clínica e da Saúde - Núcleo de Psicologia Clínica Dinâmica), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2012O presente estudo tem três objectivos principais: (1) analisar se ocorrem diferenças no stress parental experimentado por mães de etnias africana e lusa com filhos de idades compreendidas entre os 5 e 10 anos; (2) explorar, nos dois grupos de mães, a relação do stress parental com a presença/ausência de problemas de comportamento na criança (perspectiva materna); (3) analisar a relação do stress parental com variáveis sociodemográficas referentes às mães (idade, número de filhos, escolaridade, estado civil, tipo de família e situação profissional) e à criança (sexo, idade e escolaridade), em ambos os grupos. Participaram no estudo 60 mães distribuídas por dois grupos: Grupo 1 (Africanas; N=30) e Grupo 2 (Lusas; N=30). O stress parental foi avaliado através do Índice de Stress Parental (Abidin & Santos, 2003). Construiu-se ainda uma Ficha para recolha de informação sociodemográfica e relativa à família e às crianças-alvo. Os resultados mostraram que as mães de etnia africana, comparativamente com as de etnia lusa, apresentam níveis mais elevados de stress parental associado com as características da criança (Domínio da Criança e subescalas Distracção/Hiperactividade, Reforço aos Pais e Aceitação), diferenciando-se ainda os grupos na Escala Stress de Vida. No Grupo 2 ocorreu uma relação significativa entre a presença de problemas de comportamento na criança e o stress parental (Domínio da Criança), associando-se este ainda com a escolaridade da mãe. Por sua vez, no Grupo 1 verificou-se que as mães que pertencem a famílias de tipo não-nuclear (e.g., monoparental, reconstruída) referem níveis mais altos de stress associados às suas próprias características (Domínio dos Pais). Neste grupo obtiveram-se ainda relações significativas e negativas da Idade e Escolaridade da criança com o Domínio dos Pais e com subescalas específicas deste Domínio.The present study has three main objectives: (1) to analyze whether differences occur in parenting stress experienced by mothers of African and Lusitanian ethnicities of children aged between 5 and 10 years; (2) to explore, in both groups of mothers, the relationship of parenting stress with the presence/absence of behavioral problems in the child (maternal perspective); (3) to analyze the relationship of parenting stress with socio-demographic variables referring to the mothers (age, number of children, educational level, marital status, family type and professional situation) and the child (gender, age and schooling) in both groups. 60 mothers divided into two groups participated in the study: Group 1 (African; N = 30) and Group 2 (Lusitanian; N = 30). Parenting stress was assessed by the Parenting Stress Index (Abidin & Santos, 2003). A Form was also constructed for collecting socio-demographic, family and target children information. The results showed that mothers of African ethnicity, compared with those of Lusitanian ethnicity, display higher levels of parenting stress associated with the child’s characteristics (Child’s Domain and subscales Distraction/Hyperactivity, Reinforcing Parent and Acceptance), and differ in the Life Stress Scale. In Group 2 there was a significant relationship between the presence of behavioral problems in the child and parenting stress (Child’s Domain), the latter furthermore associated with the mother’s educational level. In Group 1 mothers belonging to families of a non-nuclear type (e.g., single parent, stepfamily) reported higher levels of stress associated with their own characteristics (Parents’ Domain). In this group significant and negative relations between the age and schooling of the child with the Parents’ Domain and related specific subscales were also obtained.Santos, Salomé Vieira, 1959-Repositório da Universidade de LisboaDinis, Quintinha João2012-09-17T12:30:08Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/6895porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:49:40Zoai:repositorio.ul.pt:10451/6895Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:31:51.202760Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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