O mobiliário civil setecentista da “Cela de Santo Ambrósio” do Museu de Arouca
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.34632/revistaartesdecorativas.2012.2066 |
Resumo: | The so-called “St. Ambrose Cell”, in the Museum of Arouca (Portugal), is a show-case revealing the interaction of religious apparatus and vernacular domestic furniture. Many stylistic references crossed Portuguese late eighteenth-century Decorative Arts. This miniature reveals a semi-private space of a religious scholar, where he could pray, write and socialize. It’s studded with a multitude of pieces representative of the Portuguese civil fashion of the eighteenth century. Several chairs, a settee, a table, a cabinet as well books in two shelves of English influence are decorated with crimson silk fabric. Two cages hang from the ceiling. A monkey and a parrot on their perches are signs of colonial exoticism of the time. |
id |
RCAP_173c7bad38387da5b491563d900cb206 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/2066 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O mobiliário civil setecentista da “Cela de Santo Ambrósio” do Museu de AroucaThe so-called “St. Ambrose Cell”, in the Museum of Arouca (Portugal), is a show-case revealing the interaction of religious apparatus and vernacular domestic furniture. Many stylistic references crossed Portuguese late eighteenth-century Decorative Arts. This miniature reveals a semi-private space of a religious scholar, where he could pray, write and socialize. It’s studded with a multitude of pieces representative of the Portuguese civil fashion of the eighteenth century. Several chairs, a settee, a table, a cabinet as well books in two shelves of English influence are decorated with crimson silk fabric. Two cages hang from the ceiling. A monkey and a parrot on their perches are signs of colonial exoticism of the time.La representación, en miniatura, de la “ célula de San Ambrosio “, en el Museo de Arouca (Portugal), revela la interacción de mobiliario religioso con piezas domesticas en un ambiente privado de finales del siglo XVIII, una época en que muchas referencias estilísticas a cruzaron. Elementos arquitectónicos barrocos son el escenario en el que bustos, platos, espejos y accesorios de plata se muestran en una profusión que revela el cosmopolitismo de entornos portugueses coetáneos. Este artefacto fue diseñado y ejecutado para marcar el espacio de un monje erudito, y está salpicada con una multitud de piezas representativas de la moda civil portuguesa del siglo XVIII. Varias sillas y un canapé, una mesa, un buró, así como dos estantes con influencia inglesa se disponen en un entorno marcado por la tela de seda carmesí. Dos jaulas cuelgan del techo. Un mono y un loro en sus perchas son signos del exotismo colonial de la época.A representação, em miniatura, da chamada “Cela de Santo Ambrósio”, do Museu de Arouca (Portugal), revela-nos a interacção do mobiliário religioso com peças do quotidiano doméstico num ambiente privado de finais do século XVIII, uma época em que múltiplas referências estilísticas se cruzaram. Os elementos arquitectónicos barrocos que envolvem o ambiente constituem o cenário em que bustos, louça, espelhos e luminárias de prata são apresentados, numa profusão que revela o cosmopolitismo dos ambientes portugueses coevos. Esta maquineta foi concebida, e executada, para assinalar o espaço de um monge letrado, e está guarnecida com uma multiplicidade de peças representativas da moda civil portuguesa do século XVIII. Diversas cadeiras e um canapé, uma mesa, uma cómoda-papeleira bem como duas estantes de influência inglesa estão dispostos em ambiente marcado por tecido carmesim de seda. Duas gaiolas pendem do tecto. Um macaco e um papagaio em seus poleiros constituem sinais do exotismo colonial da época.Universidade Católica Portuguesa2012-01-01T00:00:00Zjournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://doi.org/10.34632/revistaartesdecorativas.2012.2066oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/2066Revista de Artes Decorativas; n. 6 (2012); 177-1961646-875910.34632/revistaartesdecorativas.2012.n6reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://revistas.ucp.pt/index.php/revistaartesdecorativas/article/view/2066https://doi.org/10.34632/revistaartesdecorativas.2012.2066https://revistas.ucp.pt/index.php/revistaartesdecorativas/article/view/2066/1987Direitos de Autor (c) 2012 Adelina Valentehttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessValente, Adelina2022-09-20T15:59:08Zoai:ojs.revistas.ucp.pt:article/2066Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:53:24.588998Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O mobiliário civil setecentista da “Cela de Santo Ambrósio” do Museu de Arouca |
title |
O mobiliário civil setecentista da “Cela de Santo Ambrósio” do Museu de Arouca |
spellingShingle |
O mobiliário civil setecentista da “Cela de Santo Ambrósio” do Museu de Arouca Valente, Adelina |
title_short |
O mobiliário civil setecentista da “Cela de Santo Ambrósio” do Museu de Arouca |
title_full |
O mobiliário civil setecentista da “Cela de Santo Ambrósio” do Museu de Arouca |
title_fullStr |
O mobiliário civil setecentista da “Cela de Santo Ambrósio” do Museu de Arouca |
title_full_unstemmed |
O mobiliário civil setecentista da “Cela de Santo Ambrósio” do Museu de Arouca |
title_sort |
O mobiliário civil setecentista da “Cela de Santo Ambrósio” do Museu de Arouca |
author |
Valente, Adelina |
author_facet |
Valente, Adelina |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Valente, Adelina |
description |
The so-called “St. Ambrose Cell”, in the Museum of Arouca (Portugal), is a show-case revealing the interaction of religious apparatus and vernacular domestic furniture. Many stylistic references crossed Portuguese late eighteenth-century Decorative Arts. This miniature reveals a semi-private space of a religious scholar, where he could pray, write and socialize. It’s studded with a multitude of pieces representative of the Portuguese civil fashion of the eighteenth century. Several chairs, a settee, a table, a cabinet as well books in two shelves of English influence are decorated with crimson silk fabric. Two cages hang from the ceiling. A monkey and a parrot on their perches are signs of colonial exoticism of the time. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-01-01T00:00:00Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
journal article info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.34632/revistaartesdecorativas.2012.2066 oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/2066 |
url |
https://doi.org/10.34632/revistaartesdecorativas.2012.2066 |
identifier_str_mv |
oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/2066 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ucp.pt/index.php/revistaartesdecorativas/article/view/2066 https://doi.org/10.34632/revistaartesdecorativas.2012.2066 https://revistas.ucp.pt/index.php/revistaartesdecorativas/article/view/2066/1987 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2012 Adelina Valente http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2012 Adelina Valente http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica Portuguesa |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica Portuguesa |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Artes Decorativas; n. 6 (2012); 177-196 1646-8759 10.34632/revistaartesdecorativas.2012.n6 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130401374994432 |