A presença em Cabo Verde de objectos adquiridos no exterior pela diáspora – Visão dos emigrantes residentes em Portugal
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/7557 |
Resumo: | Dissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Antropologia – Cultura Material e Consumos |
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A presença em Cabo Verde de objectos adquiridos no exterior pela diáspora – Visão dos emigrantes residentes em PortugalCultura de ConsumoObjectosEmigraçãoIdentidadeCultura MaterialDiásporaDissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Antropologia – Cultura Material e ConsumosTrata-se aqui de abordar os impactos da presença em Cabo Verde de objectos adquiridos no exterior pela diáspora, na modificação, criação, assim como na difusão da cultura de consumo, procurando evidenciar algumas características que demonstram tratar de assuntos relevantes no campo dos estudos antropológicos. Para tal, escolhi como objecto de estudo a comunidade cabo-verdiana residente na cidade de Lisboa, reconhecendo-a como uma das comunidades de emigrantes com uma permanência mais prolongada em Portugal, mas que mantém ainda contactos com os seus familiares e traços culturais de origem muito acentuados. Este trabalho nasce da necessidade de aperfeiçoar os estudos ligados à cultura material e consumo na nova forma de produção acelerada, ligada a uma sociedade cada vez mais consumista. A partir delas, os indivíduos comunicam e sentem-se incluídos no colectivo. O acto de possuir ou desejar bens torna-os distintos ou iguais aos demais membros de seu grupo sociocultural. Pretende-se compreender a existência de uma relação de interdependência complexa entre contextos culturais e práticas de consumo. O porquê da valorização dos produtos levados do estrangeiro através da diáspora constitui um tema complexo e que traz um número elevado de questões em torno de consumo na nova conjuntura industrial, que torna-se cada vez mais globalizada, criando diferenças entre classes, grupos e a sociedade em geral. Este estudo procura também explicar até que ponto a cultura de consumo é significativa para definir a identidade de cada indivíduo, ligando a questão do “ter” à questão do “ser”. Estas interrogações, e muitas outras, estiveram na base de uma primeira reflexão sobre o objecto da investigação que está na base desta dissertação.Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de LisboaRUNLopes, Helder Ulisses Mendes2012-07-23T13:42:29Z2012-032012-03-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/7557porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:39:32Zoai:run.unl.pt:10362/7557Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:17:33.896928Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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