Estado da Arte e Contributos da teoria Literária para o estudo dos vasos gregos de figuras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Figueira, Ana
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/33509
Resumo: O vaso grego de figuras constitui um testemunho de existência humana e do seu imaginário, vinculando-se à História mediante as histórias que reinventa. O estudo das imagens relacionáveis com o teatro constitui uma área hoje dominante, com duas abordagens distintas, nomeadamente a iconocêntrica, que compreende o vaso como sistema semiótico e a filodramática, que comenta a imagem da perspectiva do observador, procurando nexos com o texto dramático. Este artigo revê aquela bibliografia crítica em traços gerais e menciona problemas fundamentais. Notam-se realidades diferenciadas manifestadas pelos vasos de figuras de produção ateniense, durante os séculos VI e V a. C., por oposição à pintura italiota do século IV a.C., com a finalidade de apontar a pluralidade de modos de questionar a imagem e a espécie de teatro que potencialmente evoca. Esta presença, que não é completamente consciente, é, por isso mesmo, um observatório da liberdade expressiva do artista. Noções da teoria literária, por exemplo, ‘autoria’ e ‘narrativa’, mostram-se relevantes para uma melhor definição desta problemática, que resulta mais bem definida quando o vaso é questionado como objeto de consumo inserido na sociedade, o que o revela como canal portátil de comunicação.
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