A exposição do mundo português e o nacionalismo católico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, Júlia Teresa Pinto De Sousa
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/16768
Resumo: Com a Europa em guerra e a ascensão dos regimes nazi-fascistas, a Exposição do Mundo Português, realizada em 1940, em Lisboa, foi o maior acontecimento de propaganda do Estado Novo. Nela se ostentavam os símbolos político-culturais e os fundamentos ideológicos do regime autoritário de Salazar, nos quais o nacionalismo, o catolicismo e o colonialismo preponderavam. Usando a arte e a cultura como instrumentos de prestígio e sedução, teve o propósito de criar um imaginário imperial e uma ideia providencial e civilizadora da nação. Sob a égide da comemoração do Duplo Centenário, apoderou-se da História e fez dela uma encenação de grandeza. A oitenta anos de distância, o olhar sobre esse grande e mobilizador dispositivo ideológico-cultural, que constituiu também um «grande álbum de imagens», não nos concede uma memória histórica neutra ou passiva. É isso que nos diz, neste «Registo», a historiadora e investigadora Júlia Leitão de Barros.
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