Relatório Final [arte-terapia]

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Manuela José Pinela da
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/3315
Resumo: O potencial das artes como veículo de expressão pessoal, tem desde sempre suscitado interesse. Surgem por isso, apelos à utilização da arte-terapia, como forma de facilitar o equilíbrio interior, permitindo a cada um adoptar uma nova forma de ser e agir. A terapia pela arte é um processo terapêutico que utiliza técnicas de expressão e criação artística com a finalidade de ajudar a aliviar o sofrimento e a recuperar o indivíduo. Sem exigências técnicas ou estéticas, potencia a comunicação, a expressão e o processo criativo. A arte-terapia constitui uma problemática actual e pertinente e poderá ser uma mais-valia nos estabelecimentos de ensino, no combate à inadaptação ao meio, aos comportamentos desviantes, ao insucesso e abandono escolar. Motivados por esta temática tentámos conhecer as percepções que os docentes têm relativamente à arte-terapia. A investigação realizada procura perceber o grau de conhecimento sobre a arte-terapia e a importância atribuída a esta área pelos docentes do Ensino Básico do Agrupamento de Escolas de Vimioso e verificar até que ponto as variáveis independentes os influenciam. É uma investigação organizada em torno de hipóteses de trabalho que derivam dos objectivos da investigação. Os dados resultam de um processo de recolha de informação por questionário passado a uma amostra da população. O nosso estudo levou-nos a concluir que os docentes do Ensino Básico inquiridos conhecem bem o vocábulo e o conceito da arte-terapia, consideram vantajosa a implementação de um espaço terapêutico no contexto escolar e têm um maior conhecimento de projectos de arte-terapia fora do contexto escolar do que nos estabelecimentos de ensino portugueses. O projecto apresentado versa esta abordagem terapêutica da arte, através da aplicação pedagógica, em contexto escolar, dos conhecimentos adquiridos no âmbito da investigação realizada.The potential of the arts as a vehicle for personal expression has always aroused interest. Therefore arise there have been demands for the use of art therapy as a way to facilitate the inner balance, allowing each person to adopt a new way of being and acting. The therapy by arts is a therapeutic process that uses the techniques of expression and artistic creation in order to help to soften suffering and restore the individual without technical or aesthetic requirements, powers communication, expression and a creative process. Art therapy is a current and relevant issue and can be an asset in schools in dealing with the problems of adapting to school environment, deviant behavior, academic failure and school dropout. Motivated by this issue, we tried to understand the perceptions that teachers have in regards to art therapy. The research seeks to understand the degree of knowledge regarding arte therapy and the importance given to this area by members of Basic Education Cluster of Schools in Vimioso and to verify the extent to which independent variables influence them. It is organized around an investigation of working hypotheses that are derived from the research objectives. The data was obtained from collecting information through the questionnaires given to a sample of the population. Our study led us to conclude that teachers of basic education are well aware with the terms and concept of art therapy, consider the implementation of a therapeutic space in the school context as advantageous and have as advantageous and have a greater knowledge of art therapy projects outside of school settings than in the schools in Portugal. The presented draft explains this therapeutic approach to art through a pedagogical application of the knowledge acquired in the investigation in the school context.
id RCAP_17786f6047965f1028143995fcc658e5
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/3315
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório Final [arte-terapia]O potencial das artes como veículo de expressão pessoal, tem desde sempre suscitado interesse. Surgem por isso, apelos à utilização da arte-terapia, como forma de facilitar o equilíbrio interior, permitindo a cada um adoptar uma nova forma de ser e agir. A terapia pela arte é um processo terapêutico que utiliza técnicas de expressão e criação artística com a finalidade de ajudar a aliviar o sofrimento e a recuperar o indivíduo. Sem exigências técnicas ou estéticas, potencia a comunicação, a expressão e o processo criativo. A arte-terapia constitui uma problemática actual e pertinente e poderá ser uma mais-valia nos estabelecimentos de ensino, no combate à inadaptação ao meio, aos comportamentos desviantes, ao insucesso e abandono escolar. Motivados por esta temática tentámos conhecer as percepções que os docentes têm relativamente à arte-terapia. A investigação realizada procura perceber o grau de conhecimento sobre a arte-terapia e a importância atribuída a esta área pelos docentes do Ensino Básico do Agrupamento de Escolas de Vimioso e verificar até que ponto as variáveis independentes os influenciam. É uma investigação organizada em torno de hipóteses de trabalho que derivam dos objectivos da investigação. Os dados resultam de um processo de recolha de informação por questionário passado a uma amostra da população. O nosso estudo levou-nos a concluir que os docentes do Ensino Básico inquiridos conhecem bem o vocábulo e o conceito da arte-terapia, consideram vantajosa a implementação de um espaço terapêutico no contexto escolar e têm um maior conhecimento de projectos de arte-terapia fora do contexto escolar do que nos estabelecimentos de ensino portugueses. O projecto apresentado versa esta abordagem terapêutica da arte, através da aplicação pedagógica, em contexto escolar, dos conhecimentos adquiridos no âmbito da investigação realizada.The potential of the arts as a vehicle for personal expression has always aroused interest. Therefore arise there have been demands for the use of art therapy as a way to facilitate the inner balance, allowing each person to adopt a new way of being and acting. The therapy by arts is a therapeutic process that uses the techniques of expression and artistic creation in order to help to soften suffering and restore the individual without technical or aesthetic requirements, powers communication, expression and a creative process. Art therapy is a current and relevant issue and can be an asset in schools in dealing with the problems of adapting to school environment, deviant behavior, academic failure and school dropout. Motivated by this issue, we tried to understand the perceptions that teachers have in regards to art therapy. The research seeks to understand the degree of knowledge regarding arte therapy and the importance given to this area by members of Basic Education Cluster of Schools in Vimioso and to verify the extent to which independent variables influence them. It is organized around an investigation of working hypotheses that are derived from the research objectives. The data was obtained from collecting information through the questionnaires given to a sample of the population. Our study led us to conclude that teachers of basic education are well aware with the terms and concept of art therapy, consider the implementation of a therapeutic space in the school context as advantageous and have as advantageous and have a greater knowledge of art therapy projects outside of school settings than in the schools in Portugal. The presented draft explains this therapeutic approach to art through a pedagogical application of the knowledge acquired in the investigation in the school context.Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de EducaçãoCanotilho, Maria Helena Pires CésarBiblioteca Digital do IPBRocha, Manuela José Pinela da2011-02-09T16:49:57Z20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/3315porRocha, Manuel José Pinela da (2010). Relatório final. Bragança: ESE. Dissertação de Mestrado em Ensino da Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básicoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:08:54Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/3315Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:56:18.614314Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório Final [arte-terapia]
title Relatório Final [arte-terapia]
spellingShingle Relatório Final [arte-terapia]
Rocha, Manuela José Pinela da
title_short Relatório Final [arte-terapia]
title_full Relatório Final [arte-terapia]
title_fullStr Relatório Final [arte-terapia]
title_full_unstemmed Relatório Final [arte-terapia]
title_sort Relatório Final [arte-terapia]
author Rocha, Manuela José Pinela da
author_facet Rocha, Manuela José Pinela da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Canotilho, Maria Helena Pires César
Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Manuela José Pinela da
description O potencial das artes como veículo de expressão pessoal, tem desde sempre suscitado interesse. Surgem por isso, apelos à utilização da arte-terapia, como forma de facilitar o equilíbrio interior, permitindo a cada um adoptar uma nova forma de ser e agir. A terapia pela arte é um processo terapêutico que utiliza técnicas de expressão e criação artística com a finalidade de ajudar a aliviar o sofrimento e a recuperar o indivíduo. Sem exigências técnicas ou estéticas, potencia a comunicação, a expressão e o processo criativo. A arte-terapia constitui uma problemática actual e pertinente e poderá ser uma mais-valia nos estabelecimentos de ensino, no combate à inadaptação ao meio, aos comportamentos desviantes, ao insucesso e abandono escolar. Motivados por esta temática tentámos conhecer as percepções que os docentes têm relativamente à arte-terapia. A investigação realizada procura perceber o grau de conhecimento sobre a arte-terapia e a importância atribuída a esta área pelos docentes do Ensino Básico do Agrupamento de Escolas de Vimioso e verificar até que ponto as variáveis independentes os influenciam. É uma investigação organizada em torno de hipóteses de trabalho que derivam dos objectivos da investigação. Os dados resultam de um processo de recolha de informação por questionário passado a uma amostra da população. O nosso estudo levou-nos a concluir que os docentes do Ensino Básico inquiridos conhecem bem o vocábulo e o conceito da arte-terapia, consideram vantajosa a implementação de um espaço terapêutico no contexto escolar e têm um maior conhecimento de projectos de arte-terapia fora do contexto escolar do que nos estabelecimentos de ensino portugueses. O projecto apresentado versa esta abordagem terapêutica da arte, através da aplicação pedagógica, em contexto escolar, dos conhecimentos adquiridos no âmbito da investigação realizada.The potential of the arts as a vehicle for personal expression has always aroused interest. Therefore arise there have been demands for the use of art therapy as a way to facilitate the inner balance, allowing each person to adopt a new way of being and acting. The therapy by arts is a therapeutic process that uses the techniques of expression and artistic creation in order to help to soften suffering and restore the individual without technical or aesthetic requirements, powers communication, expression and a creative process. Art therapy is a current and relevant issue and can be an asset in schools in dealing with the problems of adapting to school environment, deviant behavior, academic failure and school dropout. Motivated by this issue, we tried to understand the perceptions that teachers have in regards to art therapy. The research seeks to understand the degree of knowledge regarding arte therapy and the importance given to this area by members of Basic Education Cluster of Schools in Vimioso and to verify the extent to which independent variables influence them. It is organized around an investigation of working hypotheses that are derived from the research objectives. The data was obtained from collecting information through the questionnaires given to a sample of the population. Our study led us to conclude that teachers of basic education are well aware with the terms and concept of art therapy, consider the implementation of a therapeutic space in the school context as advantageous and have as advantageous and have a greater knowledge of art therapy projects outside of school settings than in the schools in Portugal. The presented draft explains this therapeutic approach to art through a pedagogical application of the knowledge acquired in the investigation in the school context.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2010-01-01T00:00:00Z
2011-02-09T16:49:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/3315
url http://hdl.handle.net/10198/3315
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Rocha, Manuel José Pinela da (2010). Relatório final. Bragança: ESE. Dissertação de Mestrado em Ensino da Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135171057811456