Medicalização na educação : os dilemas da prática educativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Maria Isabel da Torre
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/20928
Resumo: Este relatório tem como propósito traçar o nosso percurso profissional e assenta num princípio que sempre abraçamos, o da reflexão, ação e partilha, nem sempre exercidos por esta ordem, mas tendo sempre como ponto central a reflexão. Conscientes que complexo é o terreno em que se desenvolve a ação educativa, apresentamo-nos despojados de pretensões mas ambiciosos em questionamentos e em procuras de melhores e mais adequadas respostas educativas para os alunos com necessidades educativas especiais. Assim, com base no nosso Curriculum Vitae, diversificado, e que se pauta pela modesta procura da construção de conhecimento pela reflexão da prática, independentemente do nível de ensino em que nos encontrávamos, mas como uma forma de estar em educação, tentamos dar especial enfase aos últimos anos, nos quais desempenhamos funções docentes em educação especial e na sua coordenação. Abordamos, sem grandes pretensões, mas com consciência e rigor, algumas questões relativas ao tema aglutinador do nosso trabalho, como hiperatividade e défice de atenção, dificuldades de aprendizagem, medicalização, patologização e inclusão. E, como seria impensável não referir uma experiência significativa, abordamos um caso de um aluno com diagnóstico de hiperatividade e défice de atenção, dando conta da nossa intervenção educativa num processo de profunda articulação com outros profissionais. Finalmente, apresentamos a experiência de uma reflexão em grupo, fruto do caminho por onde nos levaram as nossas inquietações e no qual permanecemos em estado de permanente descoberta.
id RCAP_177b460749f0e02ba22729809377f0d2
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/20928
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Medicalização na educação : os dilemas da prática educativaHiperatividade e défice de atençãoDificuldades de aprendizagemmedicalização e patologização e inclusãoHyperactivity and attention deficitLearning disabilitiesMedicalizationPathologization and inclusionDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDomínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da SaúdeEste relatório tem como propósito traçar o nosso percurso profissional e assenta num princípio que sempre abraçamos, o da reflexão, ação e partilha, nem sempre exercidos por esta ordem, mas tendo sempre como ponto central a reflexão. Conscientes que complexo é o terreno em que se desenvolve a ação educativa, apresentamo-nos despojados de pretensões mas ambiciosos em questionamentos e em procuras de melhores e mais adequadas respostas educativas para os alunos com necessidades educativas especiais. Assim, com base no nosso Curriculum Vitae, diversificado, e que se pauta pela modesta procura da construção de conhecimento pela reflexão da prática, independentemente do nível de ensino em que nos encontrávamos, mas como uma forma de estar em educação, tentamos dar especial enfase aos últimos anos, nos quais desempenhamos funções docentes em educação especial e na sua coordenação. Abordamos, sem grandes pretensões, mas com consciência e rigor, algumas questões relativas ao tema aglutinador do nosso trabalho, como hiperatividade e défice de atenção, dificuldades de aprendizagem, medicalização, patologização e inclusão. E, como seria impensável não referir uma experiência significativa, abordamos um caso de um aluno com diagnóstico de hiperatividade e défice de atenção, dando conta da nossa intervenção educativa num processo de profunda articulação com outros profissionais. Finalmente, apresentamos a experiência de uma reflexão em grupo, fruto do caminho por onde nos levaram as nossas inquietações e no qual permanecemos em estado de permanente descoberta.This report aims to trace our career path and is based on a principle that we always embraced: the reflection, action and sharing, not always carried out in this order, but always with reflection as main point. Aware that the ground on which educational activities develops is complex, we present ourselves stripped of pretensions but ambitious in questions and searching for better and more appropriate educational responses for students with special educational needs. Thus, based on our Curriculum Vitae, diverse, and guided by modest demand of knowledge construction through the reflection of the practice, regardless of the level of education we were in, but as a way of being in education, we try to give special emphasis to the last years, in which we perform teaching duties in special education and in its coordination. We approach, without great pretensions, but with awareness and accuracy, some questions concerning the unifying theme of our work, such as hyperactivity and attention deficit, learning disabilities, medicalization, pathologization and inclusion. As it would be unthinkable not to mention significant experience, we report a case of a student diagnosed with hyperactivity and attention deficit, giving an account of our educational intervention in a process of deep integration with other professionals. Finally, we present the experience of a group reflection, the result of the path our concerns have led us to and in which we remain in a state of permanent discovery.Ponte, Filomena Ermida Figueiredo Branco daVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaCarvalho, Maria Isabel da Torre2016-11-02T10:57:30Z2016-05-1220162016-05-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/20928TID:201678160porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:26:51Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/20928Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:17:20.032881Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Medicalização na educação : os dilemas da prática educativa
title Medicalização na educação : os dilemas da prática educativa
spellingShingle Medicalização na educação : os dilemas da prática educativa
Carvalho, Maria Isabel da Torre
Hiperatividade e défice de atenção
Dificuldades de aprendizagem
medicalização e patologização e inclusão
Hyperactivity and attention deficit
Learning disabilities
Medicalization
Pathologization and inclusion
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da Saúde
title_short Medicalização na educação : os dilemas da prática educativa
title_full Medicalização na educação : os dilemas da prática educativa
title_fullStr Medicalização na educação : os dilemas da prática educativa
title_full_unstemmed Medicalização na educação : os dilemas da prática educativa
title_sort Medicalização na educação : os dilemas da prática educativa
author Carvalho, Maria Isabel da Torre
author_facet Carvalho, Maria Isabel da Torre
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ponte, Filomena Ermida Figueiredo Branco da
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Maria Isabel da Torre
dc.subject.por.fl_str_mv Hiperatividade e défice de atenção
Dificuldades de aprendizagem
medicalização e patologização e inclusão
Hyperactivity and attention deficit
Learning disabilities
Medicalization
Pathologization and inclusion
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da Saúde
topic Hiperatividade e défice de atenção
Dificuldades de aprendizagem
medicalização e patologização e inclusão
Hyperactivity and attention deficit
Learning disabilities
Medicalization
Pathologization and inclusion
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da Saúde
description Este relatório tem como propósito traçar o nosso percurso profissional e assenta num princípio que sempre abraçamos, o da reflexão, ação e partilha, nem sempre exercidos por esta ordem, mas tendo sempre como ponto central a reflexão. Conscientes que complexo é o terreno em que se desenvolve a ação educativa, apresentamo-nos despojados de pretensões mas ambiciosos em questionamentos e em procuras de melhores e mais adequadas respostas educativas para os alunos com necessidades educativas especiais. Assim, com base no nosso Curriculum Vitae, diversificado, e que se pauta pela modesta procura da construção de conhecimento pela reflexão da prática, independentemente do nível de ensino em que nos encontrávamos, mas como uma forma de estar em educação, tentamos dar especial enfase aos últimos anos, nos quais desempenhamos funções docentes em educação especial e na sua coordenação. Abordamos, sem grandes pretensões, mas com consciência e rigor, algumas questões relativas ao tema aglutinador do nosso trabalho, como hiperatividade e défice de atenção, dificuldades de aprendizagem, medicalização, patologização e inclusão. E, como seria impensável não referir uma experiência significativa, abordamos um caso de um aluno com diagnóstico de hiperatividade e défice de atenção, dando conta da nossa intervenção educativa num processo de profunda articulação com outros profissionais. Finalmente, apresentamos a experiência de uma reflexão em grupo, fruto do caminho por onde nos levaram as nossas inquietações e no qual permanecemos em estado de permanente descoberta.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-02T10:57:30Z
2016-05-12
2016
2016-05-12T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/20928
TID:201678160
url http://hdl.handle.net/10400.14/20928
identifier_str_mv TID:201678160
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131859040337920