Veículo ZEV (sem emissões)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Emanuel Pinto
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/4692
Resumo: A crescente dependência energética do Petr óleo e o impacto ambiental daí resultante, tanto como as excessivas autonomias e desempenho dos veículos perante as nossas necessidades, leva a que Portugal, a Europa, o Mundo, necessitem de apostar em inovar e alterar costumes, de forma a que o nosso planeta se mantenha sustentável e de maneira a aumentar a qualidade de vida de todos nós. As emissões proveniente dos veículos representam uma excessiva parcela na poluição atmosférica causada pela queima dos derivados do petróleo. Uma das soluções mais viáveis para a redução de emissões, passaria pela implementação de leis que fomentassem a compra dos veículos ZEV. Este trabalho pretende provar a inviabilidade do uso contínuo de combustíveis fósseis, destaca as principais características dos veículos eléctricos e os benefícios destes quando comparados com os veículos convencionais, descreve as características dos veículos eléctricos comercializados em Portugal e apresenta a sugestão, com base no estudo elaborado, de um veículo ZEV que se adapte às necessidades do cidadão europeu.
id RCAP_177bef50320cb36e4c7fb0836b28a8d2
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/4692
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Veículo ZEV (sem emissões)AmbienteEmissõesPetróleoSustentabilidadeZEVEmissionsEnvironmentOilSustainabilityEmissionsEnvironnementPétroleSoutenabilitéVZÉA crescente dependência energética do Petr óleo e o impacto ambiental daí resultante, tanto como as excessivas autonomias e desempenho dos veículos perante as nossas necessidades, leva a que Portugal, a Europa, o Mundo, necessitem de apostar em inovar e alterar costumes, de forma a que o nosso planeta se mantenha sustentável e de maneira a aumentar a qualidade de vida de todos nós. As emissões proveniente dos veículos representam uma excessiva parcela na poluição atmosférica causada pela queima dos derivados do petróleo. Uma das soluções mais viáveis para a redução de emissões, passaria pela implementação de leis que fomentassem a compra dos veículos ZEV. Este trabalho pretende provar a inviabilidade do uso contínuo de combustíveis fósseis, destaca as principais características dos veículos eléctricos e os benefícios destes quando comparados com os veículos convencionais, descreve as características dos veículos eléctricos comercializados em Portugal e apresenta a sugestão, com base no estudo elaborado, de um veículo ZEV que se adapte às necessidades do cidadão europeu.The growing energy dependence on oil and the resulting environmental impact as well as the excessive autonomy and performance of vehicles compared to our needs, compel Portugal, Europe, the World to invest in innovation and changing habits, so that our planet remains sustainable and quality of life is emphasized. Vehicle emissions represent an excessive share in air pollution caused by the combustion of petroleum derivatives. One of the most viable solutions for reducing these emissions would require the implementation of laws and regulations promoting the acquisition ZEV vehicles. This work aims to demonstrate the unsustainability of continuous use of fossil fuels, highlights the main characteristics of electric vehicles and their bene ts in comparison with conventional vehicles, describes the characteristics of electric vehicles commercialized in Portugal and suggests, based on an elaborate study, the use of a ZEV vehicle suited to the needs of European citizens.La dépendance énergétique croissante par rapport au pétrole et l'impact sur l'environnement qui en résulte, ainsi que les autonomies excessives et performance des véhicules face à nos nécessites amplifient le besoin de la part de Portugal, de l'Europe et du Monde d'investir dans l'innovation et le changement d'habitudes, pour permettre la durabilité de notre planète et augmenter notre qualité de vie. Les émissions des véhicules représentent une part excessive de la pollution atmosphérique causée par la combustion des dérives de pétrole. Une des solutions viables pour réduire les émissions serait l'implémentation de lois promouvant l'acquisition de véhicules VZÉ. Ce travail a pour but de prouver l'insoutenabilité de l'usage continu de combustibles fossiles, met en évidence les principales caractéristiques des véhicules électriques ainsi que leurs bénéfices en comparaison avec les véhicules conventionnels, décrit les caractéristiques des véhicules électriques commercialisés au Portugal et suggère l'utilisation d'un véhicule VZ_E qui s'adapte aux besoins du citoyen européen en se basant sur une étude élaborée.Instituto Politécnico do Porto. Instituto Superior de Engenharia do PortoRibeiro, LeonardoRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoMelo, Emanuel Pinto2014-07-03T14:02:03Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/4692TID:201813475porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:44:48Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/4692Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:25:33.257332Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Veículo ZEV (sem emissões)
title Veículo ZEV (sem emissões)
spellingShingle Veículo ZEV (sem emissões)
Melo, Emanuel Pinto
Ambiente
Emissões
Petróleo
Sustentabilidade
ZEV
Emissions
Environment
Oil
Sustainability
Emissions
Environnement
Pétrole
Soutenabilité
VZÉ
title_short Veículo ZEV (sem emissões)
title_full Veículo ZEV (sem emissões)
title_fullStr Veículo ZEV (sem emissões)
title_full_unstemmed Veículo ZEV (sem emissões)
title_sort Veículo ZEV (sem emissões)
author Melo, Emanuel Pinto
author_facet Melo, Emanuel Pinto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ribeiro, Leonardo
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo, Emanuel Pinto
dc.subject.por.fl_str_mv Ambiente
Emissões
Petróleo
Sustentabilidade
ZEV
Emissions
Environment
Oil
Sustainability
Emissions
Environnement
Pétrole
Soutenabilité
VZÉ
topic Ambiente
Emissões
Petróleo
Sustentabilidade
ZEV
Emissions
Environment
Oil
Sustainability
Emissions
Environnement
Pétrole
Soutenabilité
VZÉ
description A crescente dependência energética do Petr óleo e o impacto ambiental daí resultante, tanto como as excessivas autonomias e desempenho dos veículos perante as nossas necessidades, leva a que Portugal, a Europa, o Mundo, necessitem de apostar em inovar e alterar costumes, de forma a que o nosso planeta se mantenha sustentável e de maneira a aumentar a qualidade de vida de todos nós. As emissões proveniente dos veículos representam uma excessiva parcela na poluição atmosférica causada pela queima dos derivados do petróleo. Uma das soluções mais viáveis para a redução de emissões, passaria pela implementação de leis que fomentassem a compra dos veículos ZEV. Este trabalho pretende provar a inviabilidade do uso contínuo de combustíveis fósseis, destaca as principais características dos veículos eléctricos e os benefícios destes quando comparados com os veículos convencionais, descreve as características dos veículos eléctricos comercializados em Portugal e apresenta a sugestão, com base no estudo elaborado, de um veículo ZEV que se adapte às necessidades do cidadão europeu.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2013-01-01T00:00:00Z
2014-07-03T14:02:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/4692
TID:201813475
url http://hdl.handle.net/10400.22/4692
identifier_str_mv TID:201813475
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Instituto Superior de Engenharia do Porto
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Instituto Superior de Engenharia do Porto
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131348727758848