Formação de Professores para a Prática de Educação Sexual nas Escolas
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.25749/sis.17824 |
Resumo: | As discussões sobre educação sexual em contexto escolar têm sido contempladas nas políticas públicas educacionais de muitos países da cultura ocidental. Entretanto, estudos relatam deficiências no processo formativo dos professores para abordar esse tema no espaço da escola, causando aos docentes sentimentos de insegurança e preocupação. O trabalho pretende discutir as necessidades formativas dos professores para as aulas de Educação Sexual a partir do discurso de 15 professores e uma coordenadora pedagógica que atuam no ensino fundamental (2° e 3° ciclos) e no ensino médio (secundário) de uma escola pública brasileira. Os dados foram coletados a partir de grupos focais e os resultados analisados sob uma perspectiva hermenêutica- dialética. Entre as sugestões citadas pelos professores apontamos mudanças nas formações iniciais e continuadas que preconizem dinâmicas, discussões sobre o tema e trocas de experiências entre os pares. As reflexões encontradas neste estudo visam apoiar professores que atuem como formadores de educadores sexuais. |
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Formação de Professores para a Prática de Educação Sexual nas EscolasFormación de Profesores para la Práctica de la Educación Sexual en las EscuelasFormação de Professores para a Prática de Educação Sexual nas EscolasOther articlesAs discussões sobre educação sexual em contexto escolar têm sido contempladas nas políticas públicas educacionais de muitos países da cultura ocidental. Entretanto, estudos relatam deficiências no processo formativo dos professores para abordar esse tema no espaço da escola, causando aos docentes sentimentos de insegurança e preocupação. O trabalho pretende discutir as necessidades formativas dos professores para as aulas de Educação Sexual a partir do discurso de 15 professores e uma coordenadora pedagógica que atuam no ensino fundamental (2° e 3° ciclos) e no ensino médio (secundário) de uma escola pública brasileira. Os dados foram coletados a partir de grupos focais e os resultados analisados sob uma perspectiva hermenêutica- dialética. Entre as sugestões citadas pelos professores apontamos mudanças nas formações iniciais e continuadas que preconizem dinâmicas, discussões sobre o tema e trocas de experiências entre os pares. As reflexões encontradas neste estudo visam apoiar professores que atuem como formadores de educadores sexuais.The discussions about Sex Education have been included in the educational public policies in many countries of western culture. However, researches have demonstrated that the training of teachers has not been preparing them to address the sexuality matters in the school environment, thus increasing their feelings of insecurity and concern. This research aims to discuss teachers’ formation needs in regards to sexuality education based on interviews of 15 teachers and 1 educational coordinator from elementary school (2° e 3° cycles) and high school (secondary) in a Brazilian public school. The results were obtained from the data acquired by focus group and analysed from a hermeneutic-dialectic approach. Among many suggestions from the teachers, we emphasize changes in the teachers’ initial and continued training courses, advocating group dynamics, discussions about the theme and exchange of experiences between teachers. The reflections in this paper can support the educators preparing those teachers responsible for sex education’s training.Las discusiones sobre educación sexual se han incluido en las políticas públicas educativas en muchos países de la cultura occidental. Sin embargo, las investigaciones han demostrado que la formación de los docentes no los ha estado preparando para abordar las cuestiones de sexualidad en el entorno escolar, lo que aumenta sus sentimientos de inseguridad y preocupación. Esta investigación tiene como objetivo discutir las necesidades de formación de los docentes con respecto a la educación sexual basada en entrevistas de 15 docentes y 1 coordinador educativo de la escuela primaria (2 ° y 3 ° ciclos) y la escuela secundaria (secundaria) en una escuela pública brasileña. Los resultados se obtuvieron de los datos adquiridos por grupo focal y se analizaron desde un enfoque hermenéutico-dialéctico. Entre muchas sugerencias de los docentes, enfatizamos los cambios en los cursos de capacitación inicial y continua de los docentes, abogando por la dinámica de grupo, discusiones sobre el tema e intercambio de experiencias entre docentes (...)Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)2019-10-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25749/sis.17824por2182-96402182-8474Bartasevicius, Daniela Maria MannaMiranda, Meiri Aparecida Gurgel de Camposinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-29T08:17:02Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/17824Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-03-29T08:17:02Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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