Manual de avaliação morfofuncional de equinos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vicente, António
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Faria, R.A.S.
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/4586
Resumo: São necessárias informações para uma correta seleção e melhoramento de cavalos, sendo a morfologia preponderante, incidindo sobre o modelo/padrão de determinada raça e influenciando a biomecânica de cada animal. Existe uma lacuna de medidas morfológicas em cavalos, sendo reduzidas as informações quantitativas de várias regiões do corpo dos equinos. Os objetivos na criação de uma grande base de dados são, propor um total de 67 variáveis morfológicas a registar medidas em centímetros (cm) e obtenção de registo visual de cada equino por meio de fotografia com orientação na obtenção das medidas morfológicas, fita métrica e aplicação (App). As medidas (variáveis) morfológicas servem para obter a medida de cada animal e encontra o padrão morfológico de determinado grupo/coudelaria/proprietário de cavalos. Sendo possível no futuro com uma grande base de dados, determinar quais as medidas que apresentam uma correlação, e determinar um número menor de variáveis morfológica a registar. O registo de imagens (fotos) morfológicas de equinos através de tecnologia, irá permitir gravar o modelo de cada animal para uso posterior.
id RCAP_17af93a3f5cd452f946351bc4b2d9bff
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/4586
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Manual de avaliação morfofuncional de equinoscavaloraça autóctonemorfologia animalconformação do animalgenómica funcionalSão necessárias informações para uma correta seleção e melhoramento de cavalos, sendo a morfologia preponderante, incidindo sobre o modelo/padrão de determinada raça e influenciando a biomecânica de cada animal. Existe uma lacuna de medidas morfológicas em cavalos, sendo reduzidas as informações quantitativas de várias regiões do corpo dos equinos. Os objetivos na criação de uma grande base de dados são, propor um total de 67 variáveis morfológicas a registar medidas em centímetros (cm) e obtenção de registo visual de cada equino por meio de fotografia com orientação na obtenção das medidas morfológicas, fita métrica e aplicação (App). As medidas (variáveis) morfológicas servem para obter a medida de cada animal e encontra o padrão morfológico de determinado grupo/coudelaria/proprietário de cavalos. Sendo possível no futuro com uma grande base de dados, determinar quais as medidas que apresentam uma correlação, e determinar um número menor de variáveis morfológica a registar. O registo de imagens (fotos) morfológicas de equinos através de tecnologia, irá permitir gravar o modelo de cada animal para uso posterior.FEDER; Alentejo 2020Instituto Politécnico de PortalegreRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémVicente, AntónioFaria, R.A.S.2023-11-28T14:15:42Z2023-082023-08-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/4586porVicente, A.A. & Faria, R.S. (2023). Manual de avaliação morfofuncional de equinos. Instituto Politécnico de Portalegre.978-989-8806-64-2info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:38:15Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/4586Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:56:10.432800Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Manual de avaliação morfofuncional de equinos
title Manual de avaliação morfofuncional de equinos
spellingShingle Manual de avaliação morfofuncional de equinos
Vicente, António
cavalo
raça autóctone
morfologia animal
conformação do animal
genómica funcional
title_short Manual de avaliação morfofuncional de equinos
title_full Manual de avaliação morfofuncional de equinos
title_fullStr Manual de avaliação morfofuncional de equinos
title_full_unstemmed Manual de avaliação morfofuncional de equinos
title_sort Manual de avaliação morfofuncional de equinos
author Vicente, António
author_facet Vicente, António
Faria, R.A.S.
author_role author
author2 Faria, R.A.S.
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Vicente, António
Faria, R.A.S.
dc.subject.por.fl_str_mv cavalo
raça autóctone
morfologia animal
conformação do animal
genómica funcional
topic cavalo
raça autóctone
morfologia animal
conformação do animal
genómica funcional
description São necessárias informações para uma correta seleção e melhoramento de cavalos, sendo a morfologia preponderante, incidindo sobre o modelo/padrão de determinada raça e influenciando a biomecânica de cada animal. Existe uma lacuna de medidas morfológicas em cavalos, sendo reduzidas as informações quantitativas de várias regiões do corpo dos equinos. Os objetivos na criação de uma grande base de dados são, propor um total de 67 variáveis morfológicas a registar medidas em centímetros (cm) e obtenção de registo visual de cada equino por meio de fotografia com orientação na obtenção das medidas morfológicas, fita métrica e aplicação (App). As medidas (variáveis) morfológicas servem para obter a medida de cada animal e encontra o padrão morfológico de determinado grupo/coudelaria/proprietário de cavalos. Sendo possível no futuro com uma grande base de dados, determinar quais as medidas que apresentam uma correlação, e determinar um número menor de variáveis morfológica a registar. O registo de imagens (fotos) morfológicas de equinos através de tecnologia, irá permitir gravar o modelo de cada animal para uso posterior.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-28T14:15:42Z
2023-08
2023-08-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/4586
url http://hdl.handle.net/10400.15/4586
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Vicente, A.A. & Faria, R.S. (2023). Manual de avaliação morfofuncional de equinos. Instituto Politécnico de Portalegre.
978-989-8806-64-2
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Portalegre
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Portalegre
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137050439450624