Preferências visuais em auto-estradas. Caso de Estudo A1, troço Torres Novas-Leiria
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/12883 |
Resumo: | Mestrado em Arquitectura Paisagista - Instituto Superior de Agronomia - UL |
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Preferências visuais em auto-estradas. Caso de Estudo A1, troço Torres Novas-Leiriaestéticaqualidade visual da paisagempreferências visuaisauto-estradalagoa de macrófitasMestrado em Arquitectura Paisagista - Instituto Superior de Agronomia - ULAs auto-estradas tornaram-se um dos elementos importantes da paisagem contemporânea, sendo uma das principais formas pelas quais se experiencia a paisagem, tanto pela frequência como pela duração das deslocações (Wolf, 2006; Qin et al., 2008; Garré et al., 2009). Em 2008, Portugal tinha cerca de 2.860 quilómetros de auto-estradas, sendo um dos países europeus com maior extensão de autoestrada por habitante e por área (Suspiro, 2008). Atravessar Portugal por auto-estrada pode ser uma viagem riquíssima pela qualidade e diversidade de paisagens que o país oferece. No entanto, não tem sido dispensada a devida atenção ao aspecto visual destas infra-estruturas e à relação visual com a sua envolvência. O presente estudo foi desenvolvido no âmbito do protocolo Brisa – UTL para Investigação e Desenvolvimento sobre “Controlo da Poluição de Escorrências Pluviais Rodoviárias e Impacto Visual das Lagoas de Macrófitas” do qual resultaram, três relatórios técnicos elaborados em colaboração entre o ISA-CEABN e IST e, também, esta dissertação de mestrado. Escolheu-se para caso de estudo o troço Torres Novas – Leiria da auto-estrada Lisboa-Porto (A1). De entre os vários sistemas utilizados no tratamento de efluentes, a Brisa (o maior concessionário de auto-estradas Português) mostrou interesse em estudar as lagoas de macrófitas. Estas lagoas, embora aparentem ser uma alternativa de baixos custos energéticos, eficaz e esteticamente agradável, são quase inexistentes em Portugal. Contudo, pelo seu elevado potencial, poderiam vir a constituir uma solução mais frequente sendo, portanto, relevante avaliar o valor visual deste tipo de sistemas em autoestradas. O objectivo deste trabalho é, assim, o estudo dos aspectos visuais das auto-estradas e, nesse âmbito analisar quais as preferências visuais do ponto de vista dos seus utilizadores/condutores, no sentido de melhorar as suas experiências. Paralelamente, pretende-se avaliar o valor visual das lagoas de macrófitas enquanto massas de água vistas da auto-estradaISA-ULCastel-Branco, CristinaRepositório da Universidade de LisboaDoria, Carolina Tudela Reimão de Castro2017-12-01T01:30:08Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/12883TID:201845725porDoria, C.T.R.C. - Preferências visuais em auto-estradas. Caso de Estudo A1, troço Torres Novas-Leiria. Lisboa: ISA, 2016, 109 p.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:43:01Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/12883Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:58:57.231164Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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