Relatório final de estágio na Equipa de Sub.19 do Rio Ave Futebol Clube : modelação metodológica no treino dos guarda-redes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/12721 |
Resumo: | Acrescenteprofissionalizaçãododesportoeaprocuradeummaiorrendimentodesportivo exigem que se procure intervir ao pormenor nas várias áreas que englobamo Futebol.Assim, a funçãodetreinadorexigeumaintervençãoemváriosdomíniosinerentes à modalidade. Para dar resposta a esta necessidade torna-se fundamental que o treinador tenha um amplo conhecimento da modalidade eque tenha,também, competências aonívelda liderança edagestão, não esquecendo também a experiência como atleta e como treinador. Este relatório de estágio profissionalizante foi realizado na equipa de Sub.19 do Rio Ave FutebolClube.Este relatório tem como objetivo descrever as minhas experiências neste contexto profissional, refletir criticamente sobre conhecimentos adquiridos durante a épocadesportiva (atípica) ede que forma estesmoldaramaminha identidade enquanto treinador. Neste relatório descreve-se as funções desempenhadas como treinador-estagiário, elaborando as reflexões da respetiva intervenção.Paratal,foramabordadostemasnoâmbitodaintervenção no Futebol, como a liderança do treinador e gestão do plantel, o modelo de jogo, o processo de treino (em particular nos guarda-redes) e a análise de jogo. A liderança torna-se fundamental na construçãodeumaequipa,nomeadamentenaunião e gestão de grupo e na criação de um ambiente favorável para treino e para jogo, tendo sido um dos principais aspetos que possibilitou o sucesso desta equipa. A definição clara de um modelo de jogo desempenhaumpapel essencial na criação de uma linguagemprópria dentro da equipa, permitindoqueosjogadoresseidentifiquem com o mesmo. Este modelo foi construído de acordo com a conceção de jogo do treinador, com a identidade do clube e com as características dosjogadores.Oprocessodetreinodeveserconduzidoemconformidadecomasideiaspromovidas nomodelodejogo, procurando potenciar comportamentos específicos emtreino e emjogo.Este processo deve ser constantemente adaptado, consoante as debilidades observadas durante os momentos competitivos e as dificuldades que os adversários nos causaram. A análise de jogo permitiunãosóidentificarasdebilidadesdoadversário,facilitandoa criaçãodeumaestratégiaem conformidade comas características do mesmo, mastambém controlou o processo de treino, permitindoidentificar debilidades quer emtreino, quer emjogo. Por último, e devido às minhas experiências técnicas e desportivas enquanto treinador de guarda-redes e ex-guarda-redes, respetivamente, apresenta-se uma proposta orientadora da metodologia do treino nos guarda-redes, possibilitando a toda a comunidade técnica um “novo olhar” na modelação do treino nos guarda-redes. |
id |
RCAP_17d146e39718b4706e9a9377bd68ff83 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/12721 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório final de estágio na Equipa de Sub.19 do Rio Ave Futebol Clube : modelação metodológica no treino dos guarda-redesMESTRADO EM FUTEBOL-DA FORMAÇÃO À ALTA COMPETIÇÃOEDUCAÇÃO FÍSICAESTÁGIOSMETODOLOGIAS DO TREINO DESPORTIVOFUTEBOLGUARDA-REDESPHYSICAL EDUCATIONTRAINEESHIPSSPORTS COACHING METHODOLOGIESFOOTBALLGOALKEEPERAcrescenteprofissionalizaçãododesportoeaprocuradeummaiorrendimentodesportivo exigem que se procure intervir ao pormenor nas várias áreas que englobamo Futebol.Assim, a funçãodetreinadorexigeumaintervençãoemváriosdomíniosinerentes à modalidade. Para dar resposta a esta necessidade torna-se fundamental que o treinador tenha um amplo conhecimento da modalidade eque tenha,também, competências aonívelda liderança edagestão, não esquecendo também a experiência como atleta e como treinador. Este relatório de estágio profissionalizante foi realizado na equipa de Sub.19 do Rio Ave FutebolClube.Este relatório tem como objetivo descrever as minhas experiências neste contexto profissional, refletir criticamente sobre conhecimentos adquiridos durante a épocadesportiva (atípica) ede que forma estesmoldaramaminha identidade enquanto treinador. Neste relatório descreve-se as funções desempenhadas como treinador-estagiário, elaborando as reflexões da respetiva intervenção.Paratal,foramabordadostemasnoâmbitodaintervenção no Futebol, como a liderança do treinador e gestão do plantel, o modelo de jogo, o processo de treino (em particular nos guarda-redes) e a análise de jogo. A liderança torna-se fundamental na construçãodeumaequipa,nomeadamentenaunião e gestão de grupo e na criação de um ambiente favorável para treino e para jogo, tendo sido um dos principais aspetos que possibilitou o sucesso desta equipa. A definição clara de um modelo de jogo desempenhaumpapel essencial na criação de uma linguagemprópria dentro da equipa, permitindoqueosjogadoresseidentifiquem com o mesmo. Este modelo foi construído de acordo com a conceção de jogo do treinador, com a identidade do clube e com as características dosjogadores.Oprocessodetreinodeveserconduzidoemconformidadecomasideiaspromovidas nomodelodejogo, procurando potenciar comportamentos específicos emtreino e emjogo.Este processo deve ser constantemente adaptado, consoante as debilidades observadas durante os momentos competitivos e as dificuldades que os adversários nos causaram. A análise de jogo permitiunãosóidentificarasdebilidadesdoadversário,facilitandoa criaçãodeumaestratégiaem conformidade comas características do mesmo, mastambém controlou o processo de treino, permitindoidentificar debilidades quer emtreino, quer emjogo. Por último, e devido às minhas experiências técnicas e desportivas enquanto treinador de guarda-redes e ex-guarda-redes, respetivamente, apresenta-se uma proposta orientadora da metodologia do treino nos guarda-redes, possibilitando a toda a comunidade técnica um “novo olhar” na modelação do treino nos guarda-redes.The growing professionalization of sport and the search for greater sporting performance demand that we seek to intervene in detail in the various areas that encompass Football. Thus, the role of coach requires intervention in several domains inherent to the sport. To respond to this need, it is essential that the coach has a broad knowledge of the sport and that he also has leadership and management skills, not forgetting his experience as an athlete and as a coach. This professional internship report was carried out in the Sub.19 team of Rio Ave Futebol Clube. This aims to describe my experiences in this professional context, to critically reflect on knowledge acquired during the atypical sporting season and how these shaped my identity as a coach. This report described the functions as a trainee-trainer and elaborated on the reflections about the intervention, respectively. To this end, topics were addressed within the scope of intervention in Football, such as the coach's leadership and management, the game model, the training process (particularly in goalkeeper’s training) and game analysis. Leadership is been fundamental in building a team, namely in the group union and management, and in creating a favorable environment for training and for the game, having been one of the main aspects that made the success of this team possible. The clear definition of a game model plays an essential role in creating a unique language within the team, allowing players to identify with it. This model was built according to the coach's game concept, the club's identity and the players' characteristics. The training process must be conducted in accordance with the ideas promoted in the game model, seeking to enhance specific behaviors in training and in game. This process must be constantly adapted, depending on the weaknesses observed during competitive moments and the difficulties that opponents caused to us. The game analysis allowed not only to identify the opponent's weaknesses, facilitating the creation of a strategy in accordance with his characteristics, but also to control the training process, allowing to identify weaknesses both in training and in game. Finally, and due to my technical and sporting experiences as a goalkeeper’s coach and ex-goalkeeper, respectively, a proposal is presented to guide the methodology of training in goalkeepers, enabling the entire technical community to take a “new look” at modeling of training in goalkeepers.2022-02-22T16:54:58Z2021-01-01T00:00:00Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/12721TID:202919390porMarques, Rui Miguel Duarteinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-24T01:31:46Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/12721Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:11:35.523125Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório final de estágio na Equipa de Sub.19 do Rio Ave Futebol Clube : modelação metodológica no treino dos guarda-redes |
title |
Relatório final de estágio na Equipa de Sub.19 do Rio Ave Futebol Clube : modelação metodológica no treino dos guarda-redes |
spellingShingle |
Relatório final de estágio na Equipa de Sub.19 do Rio Ave Futebol Clube : modelação metodológica no treino dos guarda-redes Marques, Rui Miguel Duarte MESTRADO EM FUTEBOL-DA FORMAÇÃO À ALTA COMPETIÇÃO EDUCAÇÃO FÍSICA ESTÁGIOS METODOLOGIAS DO TREINO DESPORTIVO FUTEBOL GUARDA-REDES PHYSICAL EDUCATION TRAINEESHIPS SPORTS COACHING METHODOLOGIES FOOTBALL GOALKEEPER |
title_short |
Relatório final de estágio na Equipa de Sub.19 do Rio Ave Futebol Clube : modelação metodológica no treino dos guarda-redes |
title_full |
Relatório final de estágio na Equipa de Sub.19 do Rio Ave Futebol Clube : modelação metodológica no treino dos guarda-redes |
title_fullStr |
Relatório final de estágio na Equipa de Sub.19 do Rio Ave Futebol Clube : modelação metodológica no treino dos guarda-redes |
title_full_unstemmed |
Relatório final de estágio na Equipa de Sub.19 do Rio Ave Futebol Clube : modelação metodológica no treino dos guarda-redes |
title_sort |
Relatório final de estágio na Equipa de Sub.19 do Rio Ave Futebol Clube : modelação metodológica no treino dos guarda-redes |
author |
Marques, Rui Miguel Duarte |
author_facet |
Marques, Rui Miguel Duarte |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marques, Rui Miguel Duarte |
dc.subject.por.fl_str_mv |
MESTRADO EM FUTEBOL-DA FORMAÇÃO À ALTA COMPETIÇÃO EDUCAÇÃO FÍSICA ESTÁGIOS METODOLOGIAS DO TREINO DESPORTIVO FUTEBOL GUARDA-REDES PHYSICAL EDUCATION TRAINEESHIPS SPORTS COACHING METHODOLOGIES FOOTBALL GOALKEEPER |
topic |
MESTRADO EM FUTEBOL-DA FORMAÇÃO À ALTA COMPETIÇÃO EDUCAÇÃO FÍSICA ESTÁGIOS METODOLOGIAS DO TREINO DESPORTIVO FUTEBOL GUARDA-REDES PHYSICAL EDUCATION TRAINEESHIPS SPORTS COACHING METHODOLOGIES FOOTBALL GOALKEEPER |
description |
Acrescenteprofissionalizaçãododesportoeaprocuradeummaiorrendimentodesportivo exigem que se procure intervir ao pormenor nas várias áreas que englobamo Futebol.Assim, a funçãodetreinadorexigeumaintervençãoemváriosdomíniosinerentes à modalidade. Para dar resposta a esta necessidade torna-se fundamental que o treinador tenha um amplo conhecimento da modalidade eque tenha,também, competências aonívelda liderança edagestão, não esquecendo também a experiência como atleta e como treinador. Este relatório de estágio profissionalizante foi realizado na equipa de Sub.19 do Rio Ave FutebolClube.Este relatório tem como objetivo descrever as minhas experiências neste contexto profissional, refletir criticamente sobre conhecimentos adquiridos durante a épocadesportiva (atípica) ede que forma estesmoldaramaminha identidade enquanto treinador. Neste relatório descreve-se as funções desempenhadas como treinador-estagiário, elaborando as reflexões da respetiva intervenção.Paratal,foramabordadostemasnoâmbitodaintervenção no Futebol, como a liderança do treinador e gestão do plantel, o modelo de jogo, o processo de treino (em particular nos guarda-redes) e a análise de jogo. A liderança torna-se fundamental na construçãodeumaequipa,nomeadamentenaunião e gestão de grupo e na criação de um ambiente favorável para treino e para jogo, tendo sido um dos principais aspetos que possibilitou o sucesso desta equipa. A definição clara de um modelo de jogo desempenhaumpapel essencial na criação de uma linguagemprópria dentro da equipa, permitindoqueosjogadoresseidentifiquem com o mesmo. Este modelo foi construído de acordo com a conceção de jogo do treinador, com a identidade do clube e com as características dosjogadores.Oprocessodetreinodeveserconduzidoemconformidadecomasideiaspromovidas nomodelodejogo, procurando potenciar comportamentos específicos emtreino e emjogo.Este processo deve ser constantemente adaptado, consoante as debilidades observadas durante os momentos competitivos e as dificuldades que os adversários nos causaram. A análise de jogo permitiunãosóidentificarasdebilidadesdoadversário,facilitandoa criaçãodeumaestratégiaem conformidade comas características do mesmo, mastambém controlou o processo de treino, permitindoidentificar debilidades quer emtreino, quer emjogo. Por último, e devido às minhas experiências técnicas e desportivas enquanto treinador de guarda-redes e ex-guarda-redes, respetivamente, apresenta-se uma proposta orientadora da metodologia do treino nos guarda-redes, possibilitando a toda a comunidade técnica um “novo olhar” na modelação do treino nos guarda-redes. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-01-01T00:00:00Z 2021 2022-02-22T16:54:58Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10437/12721 TID:202919390 |
url |
http://hdl.handle.net/10437/12721 |
identifier_str_mv |
TID:202919390 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131213053558784 |