Sensibilidade precoce às combinações ortográficas entre crianças falantes do português europeu
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/13989 |
Resumo: | O objetivo deste estudo é contribuir para o conhecimento do desenvolvimento da sensibilidade das crianças portuguesas para as sequências grafémicas na fase inicial de aprendizagem da leitura e da escrita. Trata-se de uma competência sublexical de particular importância na aprendizagem da leitura e da escrita (Apel, Thomas-Tate, Wilson-Fowler e Brimo, 2012), constituindo-se como um forte aliado na escrita, já que permite uma alternativa muito menos custosa para a memória do que a memorização da forma inteira da representação ortográfica da palavra (Deacon et al., 2012). A investigação sugere que esta sensibilidade surge tão precocemente quanto o 1º ano de escolaridade (Danjon e Pacton, 2009). Apresentamos os resultados de um estudo longitudinal com quatro momentos de avaliação ao longo do 1º ano de escolaridade, realizado com 23 crianças falantes nativas do português europeu. |
id |
RCAP_17f13191aceb16350fb27b14bfc98039 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/13989 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Sensibilidade precoce às combinações ortográficas entre crianças falantes do português europeuSequências grafémicasAprendizagem da escritaAprendizagem da leituraO objetivo deste estudo é contribuir para o conhecimento do desenvolvimento da sensibilidade das crianças portuguesas para as sequências grafémicas na fase inicial de aprendizagem da leitura e da escrita. Trata-se de uma competência sublexical de particular importância na aprendizagem da leitura e da escrita (Apel, Thomas-Tate, Wilson-Fowler e Brimo, 2012), constituindo-se como um forte aliado na escrita, já que permite uma alternativa muito menos custosa para a memória do que a memorização da forma inteira da representação ortográfica da palavra (Deacon et al., 2012). A investigação sugere que esta sensibilidade surge tão precocemente quanto o 1º ano de escolaridade (Danjon e Pacton, 2009). Apresentamos os resultados de um estudo longitudinal com quatro momentos de avaliação ao longo do 1º ano de escolaridade, realizado com 23 crianças falantes nativas do português europeu.Escola Superior de Educação de Lisboa Centro Interdisciplinar de Estudos EducacionaisRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoSucena, Ana2019-06-13T14:24:33Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/13989porSucena, A. (2017). Sensibilidade precoce às combinações ortográficas entre crianças falantes do português europeu. Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional, 7(3), Artigo 3. https://doi.org/10.25757/invep.v7i3.1402182-137210.25757/invep.v7i3.140info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T01:47:31Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/13989Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:33:50.275027Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sensibilidade precoce às combinações ortográficas entre crianças falantes do português europeu |
title |
Sensibilidade precoce às combinações ortográficas entre crianças falantes do português europeu |
spellingShingle |
Sensibilidade precoce às combinações ortográficas entre crianças falantes do português europeu Sucena, Ana Sequências grafémicas Aprendizagem da escrita Aprendizagem da leitura |
title_short |
Sensibilidade precoce às combinações ortográficas entre crianças falantes do português europeu |
title_full |
Sensibilidade precoce às combinações ortográficas entre crianças falantes do português europeu |
title_fullStr |
Sensibilidade precoce às combinações ortográficas entre crianças falantes do português europeu |
title_full_unstemmed |
Sensibilidade precoce às combinações ortográficas entre crianças falantes do português europeu |
title_sort |
Sensibilidade precoce às combinações ortográficas entre crianças falantes do português europeu |
author |
Sucena, Ana |
author_facet |
Sucena, Ana |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sucena, Ana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sequências grafémicas Aprendizagem da escrita Aprendizagem da leitura |
topic |
Sequências grafémicas Aprendizagem da escrita Aprendizagem da leitura |
description |
O objetivo deste estudo é contribuir para o conhecimento do desenvolvimento da sensibilidade das crianças portuguesas para as sequências grafémicas na fase inicial de aprendizagem da leitura e da escrita. Trata-se de uma competência sublexical de particular importância na aprendizagem da leitura e da escrita (Apel, Thomas-Tate, Wilson-Fowler e Brimo, 2012), constituindo-se como um forte aliado na escrita, já que permite uma alternativa muito menos custosa para a memória do que a memorização da forma inteira da representação ortográfica da palavra (Deacon et al., 2012). A investigação sugere que esta sensibilidade surge tão precocemente quanto o 1º ano de escolaridade (Danjon e Pacton, 2009). Apresentamos os resultados de um estudo longitudinal com quatro momentos de avaliação ao longo do 1º ano de escolaridade, realizado com 23 crianças falantes nativas do português europeu. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2017-01-01T00:00:00Z 2019-06-13T14:24:33Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/13989 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/13989 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Sucena, A. (2017). Sensibilidade precoce às combinações ortográficas entre crianças falantes do português europeu. Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional, 7(3), Artigo 3. https://doi.org/10.25757/invep.v7i3.140 2182-1372 10.25757/invep.v7i3.140 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação de Lisboa Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação de Lisboa Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131430420217856 |