Estratégia de Adaptação de frentes urbanas ao risco de galgamentos e inundações costeiras – O Caso de Estudo do Furadouro (Ovar)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mesuras, Tiago Gonçalves do Carmo
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/62924
Resumo: A sustentabilidade costeira de Portugal Continental está ameaçada por pressões de origem natural e antropogénica, potenciadas pelas alterações climáticas. Nos litorais baixos arenosos da região centro verifica-se um recuo da linha de costa que coloca os aglomerados urbanos costeiros em situação de risco. O aglomerado urbano do Furadouro é alvo de galgamentos e inundações costeiras frequentes necessitando urgentemente de uma solução que mitigue estes dois fenómenos. Esta dissertação apresenta uma proposta de estratégia de adaptação, com a utilização das abordagens de defesa, acomodação e retirada planeada. Tendo como objetivo aumentar a sua resiliência aos galgamentos e inundações costeiras e, ao mesmo tempo, requalificá-la, pretende-se valorizar a frente urbana, e consequentemente o aglomerado, nas componentes ambiental, económica e social. A proposta de adaptação foi elaborada de forma a ter 4 fases e foi estimado o investimento necessário para a sua implementação e manutenção num horizonte de 50 anos. Estima-se que a situação atual de defesa seja menos sustentável do ponto de vista económico que as abordagens de retirada planeada e acomodação dentro do horizonte de 50 anos. Pretende-se que esta dissertação constitua uma base de trabalho para a elaboração de planos de adaptação de cada aglomerado urbano costeiro, sendo que cada subcélula deve ter o seu plano de adaptação onde constam os planos de todos os aglomerados presentes na subcélula numa perspetiva integrada, mas respeitando as peculiaridades de cada aglomerado, com o auxílio das comunidades locais na sua elaboração. Esta dissertação resultou de um estágio efetuado na Agência Portuguesa do Ambiente I.P.
id RCAP_17fe9704f3e5626d114b96f207a12a16
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/62924
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estratégia de Adaptação de frentes urbanas ao risco de galgamentos e inundações costeiras – O Caso de Estudo do Furadouro (Ovar)Sustentabilidade CosteiraAdaptaçãoGalgamentoInundação CosteiraAlterações ClimáticasRetirada PlaneadaDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia do AmbienteA sustentabilidade costeira de Portugal Continental está ameaçada por pressões de origem natural e antropogénica, potenciadas pelas alterações climáticas. Nos litorais baixos arenosos da região centro verifica-se um recuo da linha de costa que coloca os aglomerados urbanos costeiros em situação de risco. O aglomerado urbano do Furadouro é alvo de galgamentos e inundações costeiras frequentes necessitando urgentemente de uma solução que mitigue estes dois fenómenos. Esta dissertação apresenta uma proposta de estratégia de adaptação, com a utilização das abordagens de defesa, acomodação e retirada planeada. Tendo como objetivo aumentar a sua resiliência aos galgamentos e inundações costeiras e, ao mesmo tempo, requalificá-la, pretende-se valorizar a frente urbana, e consequentemente o aglomerado, nas componentes ambiental, económica e social. A proposta de adaptação foi elaborada de forma a ter 4 fases e foi estimado o investimento necessário para a sua implementação e manutenção num horizonte de 50 anos. Estima-se que a situação atual de defesa seja menos sustentável do ponto de vista económico que as abordagens de retirada planeada e acomodação dentro do horizonte de 50 anos. Pretende-se que esta dissertação constitua uma base de trabalho para a elaboração de planos de adaptação de cada aglomerado urbano costeiro, sendo que cada subcélula deve ter o seu plano de adaptação onde constam os planos de todos os aglomerados presentes na subcélula numa perspetiva integrada, mas respeitando as peculiaridades de cada aglomerado, com o auxílio das comunidades locais na sua elaboração. Esta dissertação resultou de um estágio efetuado na Agência Portuguesa do Ambiente I.P.Ferreira, JoséLopes, AntónioRUNMesuras, Tiago Gonçalves do Carmo2019-03-11T16:11:23Z2018-1220182018-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/62924porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:29:43Zoai:run.unl.pt:10362/62924Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:33:49.500328Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estratégia de Adaptação de frentes urbanas ao risco de galgamentos e inundações costeiras – O Caso de Estudo do Furadouro (Ovar)
title Estratégia de Adaptação de frentes urbanas ao risco de galgamentos e inundações costeiras – O Caso de Estudo do Furadouro (Ovar)
spellingShingle Estratégia de Adaptação de frentes urbanas ao risco de galgamentos e inundações costeiras – O Caso de Estudo do Furadouro (Ovar)
Mesuras, Tiago Gonçalves do Carmo
Sustentabilidade Costeira
Adaptação
Galgamento
Inundação Costeira
Alterações Climáticas
Retirada Planeada
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia do Ambiente
title_short Estratégia de Adaptação de frentes urbanas ao risco de galgamentos e inundações costeiras – O Caso de Estudo do Furadouro (Ovar)
title_full Estratégia de Adaptação de frentes urbanas ao risco de galgamentos e inundações costeiras – O Caso de Estudo do Furadouro (Ovar)
title_fullStr Estratégia de Adaptação de frentes urbanas ao risco de galgamentos e inundações costeiras – O Caso de Estudo do Furadouro (Ovar)
title_full_unstemmed Estratégia de Adaptação de frentes urbanas ao risco de galgamentos e inundações costeiras – O Caso de Estudo do Furadouro (Ovar)
title_sort Estratégia de Adaptação de frentes urbanas ao risco de galgamentos e inundações costeiras – O Caso de Estudo do Furadouro (Ovar)
author Mesuras, Tiago Gonçalves do Carmo
author_facet Mesuras, Tiago Gonçalves do Carmo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ferreira, José
Lopes, António
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Mesuras, Tiago Gonçalves do Carmo
dc.subject.por.fl_str_mv Sustentabilidade Costeira
Adaptação
Galgamento
Inundação Costeira
Alterações Climáticas
Retirada Planeada
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia do Ambiente
topic Sustentabilidade Costeira
Adaptação
Galgamento
Inundação Costeira
Alterações Climáticas
Retirada Planeada
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia do Ambiente
description A sustentabilidade costeira de Portugal Continental está ameaçada por pressões de origem natural e antropogénica, potenciadas pelas alterações climáticas. Nos litorais baixos arenosos da região centro verifica-se um recuo da linha de costa que coloca os aglomerados urbanos costeiros em situação de risco. O aglomerado urbano do Furadouro é alvo de galgamentos e inundações costeiras frequentes necessitando urgentemente de uma solução que mitigue estes dois fenómenos. Esta dissertação apresenta uma proposta de estratégia de adaptação, com a utilização das abordagens de defesa, acomodação e retirada planeada. Tendo como objetivo aumentar a sua resiliência aos galgamentos e inundações costeiras e, ao mesmo tempo, requalificá-la, pretende-se valorizar a frente urbana, e consequentemente o aglomerado, nas componentes ambiental, económica e social. A proposta de adaptação foi elaborada de forma a ter 4 fases e foi estimado o investimento necessário para a sua implementação e manutenção num horizonte de 50 anos. Estima-se que a situação atual de defesa seja menos sustentável do ponto de vista económico que as abordagens de retirada planeada e acomodação dentro do horizonte de 50 anos. Pretende-se que esta dissertação constitua uma base de trabalho para a elaboração de planos de adaptação de cada aglomerado urbano costeiro, sendo que cada subcélula deve ter o seu plano de adaptação onde constam os planos de todos os aglomerados presentes na subcélula numa perspetiva integrada, mas respeitando as peculiaridades de cada aglomerado, com o auxílio das comunidades locais na sua elaboração. Esta dissertação resultou de um estágio efetuado na Agência Portuguesa do Ambiente I.P.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12
2018
2018-12-01T00:00:00Z
2019-03-11T16:11:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/62924
url http://hdl.handle.net/10362/62924
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137960064450560