Gestor escolar inovador : educação da contemporaneidade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/8196 |
Resumo: | Este artigo tem como problemática de análise a questão da gestão escolar, a situação atual e a perspectiva de inovação da gestão da escola básica brasileira. Tem como objetivo fazer uma reflexão em torno do perfil do atual gestor educacional, destacando o sexo, a idade, a formação, o trabalho e a remuneração por sua atuação e desempenho junto às milhares de escolas espalhadas por todo o território nacional. Em seguida, fazemos uma análise dos enfoques da administração, da gestão e da inovação dos processos gestores, definindo o papel do gestor em cada desses enfoques. Utilizamos a abordagem qualitativa de pesquisa, tendo o levantamento bibliográfico como parte instrumental do estudo. Isto porque a pesquisa bibliográfica tem como vantagem a permissão ao investigador de ter uma maior cobertura dos dados e das informações em questão, criando as facilidades para a comparação. Concluímos o trabalho reflexivo apontando as condições necessárias para que seja efetivado um perfil educacional do gestor inovador, aquele profissional que deve atuar na escola e garantir uma nova organização do ambiente pedagógico, das relações humanas, da efetivação de uma educação de qualidade, sendo bem remunerado e capacitado para o exercício de seu trabalho cotidiano. |
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Gestor escolar inovador : educação da contemporaneidadeEDUCAÇÃOGESTÃO ESCOLARINOVAÇÃOADMINISTRAÇÃO ESCOLAREDUCATIONEDUCATIONAL MANAGEMENTINNOVATIONSCHOOL ADMINISTRATIONEste artigo tem como problemática de análise a questão da gestão escolar, a situação atual e a perspectiva de inovação da gestão da escola básica brasileira. Tem como objetivo fazer uma reflexão em torno do perfil do atual gestor educacional, destacando o sexo, a idade, a formação, o trabalho e a remuneração por sua atuação e desempenho junto às milhares de escolas espalhadas por todo o território nacional. Em seguida, fazemos uma análise dos enfoques da administração, da gestão e da inovação dos processos gestores, definindo o papel do gestor em cada desses enfoques. Utilizamos a abordagem qualitativa de pesquisa, tendo o levantamento bibliográfico como parte instrumental do estudo. Isto porque a pesquisa bibliográfica tem como vantagem a permissão ao investigador de ter uma maior cobertura dos dados e das informações em questão, criando as facilidades para a comparação. Concluímos o trabalho reflexivo apontando as condições necessárias para que seja efetivado um perfil educacional do gestor inovador, aquele profissional que deve atuar na escola e garantir uma nova organização do ambiente pedagógico, das relações humanas, da efetivação de uma educação de qualidade, sendo bem remunerado e capacitado para o exercício de seu trabalho cotidiano.Cet article analyse la problématique de la gestion à l`école, sa situation actuelle, ainsi que la perspective d`innovation de la gestion à l`école élémentairebrésilienne. Il soulève une réflexion sur le profil de l`actuel gestionnaire éducationnel, selon lesexe, l`âge, sa formation, son travail etsa rémunération par rapport à son rôle et à sa performance auprès des milliers d`écoles éparpillées sur le territoire national. L`article examine les approches de l`administration, de la gestion et de l`innovation de ces processus,tout en définissant le rôle du gestionnaire dans chacune de ces approches. Nous avons choisi l` approche qualitative de recherche, dont le relevé bibliographique s`inscrit dans le cadre de l`étude instrumentale. Ce relevé bibliographique a l`avantage de permettre au chercheur d`avoir un accès plus large aux données et auxinformations en question. Il crée aussi des conditions plus favorablesà leur comparaison. Pour conclure, cet article met en relief les conditions indispensables à établirle profil pédagogique d`un gestionnaire innovateur, un professionnel qui doit assurerà l`école, une nouvelle organisation de l`environnement pédagogique et des relations humaines, la mise en place d`une éducation de qualité – un professionnel bien qualifié et bien rémunéré pour bien exercer son métier.Este artículo tiene como problemático el tema Análisis de gestión escolar, la situación actual y la perspectiva de la innovación de la gestión de la escuela brasileña. Pretende hacer una reflexión alrededor del perfil actual, Gerente de educación, destacando el género, edad, educación, trabajo y remuneración por su papel y su actuación junto a miles de escuelas en todo el territorio nacional. Luego hacemos un análisis de los enfoques de la administración, gestión e innovación de procesos de gestión, definiendo el papel del administrador en cada uno de estos enfoques. Utilizamos el enfoque de investigación cualitativa, teniendo el estudio bibliográfico como parte del estudio instrumental. Esto es porque la investigación bibliográfica tiene la ventaja de permitir al investigador a tener una mayor cobertura de datos y la información en cuestión, crear instalaciones para la comparación de. Concluimos que el reflexivo trabaja las condiciones para señalar que es efectivamente el perfil educativo de un Manager innovadora, que profesional que debe actuar en la escuela y asegurar un nuevo ambiente pedagógico, organización de las relaciones humanas, el establecimiento de una educación de calidad, siendo calificados y bien remunerados para el ejercicio de su trabajo diario.This article has as problematic the issue analysis of school management, the current situation and the prospect of innovation of management of Brazilian elementary school. Aims to make a reflection around the current profile, educational Manager, highlighting the gender, age, education, work and remuneration for his role and performance along with thousands of schools throughout the national territory. Then we make an analysis of the approaches of administration, management and innovation of management processes, defining the role of the Manager in each of these approaches. We use qualitative research approach, having the bibliographic survey as part of the instrumental study. This is because the bibliographical research has the advantage of allowing the investigator to have greater coverage of data and information in question, creating facilities for the comparison. We conclude the reflective work the conditions for pointing that is effectively an innovative Manager’s educational profile, that professional who must act in the school and ensure a new pedagogical environment, organization of human relationships, the establishment of a quality education, being skilled and well-paid for the exercise of their daily work.Edições Universitárias Lusófonas2017-08-23T13:04:59Z2017-01-01T00:00:00Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/8196por1646-401XAmorim, Antónioinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T01:34:20Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/8196Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:59:34.939273Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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