Sales force management na indústria farmacêutica : um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Fábio André Sobral
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/10465
Resumo: Mestrado em Marketing
id RCAP_1827a94ac6e4ba7463097d1c8ad2b28c
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/10465
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Sales force management na indústria farmacêutica : um estudo de casoforça de vendasempresas farmacêuticasindústria farmacêutica em Portugalsales forcepharmaceutical businessespharmaceutical industry in PortugalMestrado em MarketingA indústria Farmacêutica é um setor altamente regulamentado que nos últimos anos tem vindo a sofrer grandes alterações que se refletem na situação atual das empresas farmacêuticas. Neste sentido, na presente dissertação, as seguintes questões de investigação são formuladas: 1. Quais as características de Sales Force Management na Indústria Farmacêutica?; 2. Qual a importância das equipas de vendas na IF?; 3. Quais as tendências na organização das equipas de vendas na IF? e 4. Como são motivadas e compensadas as equipas de vendas na IF?. A investigação foi realizada adotando uma abordagem qualitativa, com uma estratégia de Case Study, a uma empresa multinacional do setor farmacêutico que representa um caso ilustrativo. A recolha de dados foi realizada, através da aplicação de um guião de entrevista com 28 perguntas, numa entrevista conjunta com os responsáveis de vendas e marketing da empresa farmacêutica. Após a análise dos dados conclui-se que: 1. As equipas de vendas são uma parte integrante e importante das empresas farmacêuticas porque são a principal forma de contacto entre empresas do setor e a classe médica; 2. A organização da força de vendas é definida, fundamentalmente, por estrutura geográfica. A adoção de Key Account Management (KAM) não está completamente implementado e 3. A motivação e compensação são implementadas através de sistemas de incentivo mistos, salário base e prémios de desempenho quando os objetivos de vendas são superados.The highly regulated pharmaceutical Industry has been suffering great changes in these last years. These alterations have affected the present situation of the pharmaceutical businesses. Considering the aforementioned situation, in the present dissertation the following research questions are formulated: 1. Which are the Sales Force Management characteristics in the Pharmaceutical Industry? ; 2. What is the importance of the sales teams in the PI? ; 3. Which are the organisational tendencies in the sales teams in PI? ; 4. How are the sales teams motivated and rewarded in the PI? The multinational pharmaceutical company chosen for de research, represents an illustrative case. The research conducted adopted a qualitative approach, using the same strategy as in a Case Study. The collection of data was obtained by using a questionnaire, consisting of 28 questions, which was administered simultaneously in an interview setting, held with respective heads of both sales and marketing departments of a pharmaceutical company. Upon analysis of the data, it was concluded that: 1. The sales teams are an important and essential part of the pharmaceutical companies because they are the main source of contact among industry companies and the medical community; 2. The sales force is fundamentally organized according geographical structure. The implementation of the Key Account Management (KAM) is not fully complete; 3. A combination of incentives are used for motivational and compensation purposes. When sales objectives are met, the payment structures are applied through a base salary plus performance bonuses.Instituto Superior de Economia e GestãoBaptista, Maria Crisitna PintoRepositório da Universidade de LisboaFerreira, Fábio André Sobral2016-05-01T00:30:09Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/10465porFerreira, Fábio André Sobral (2015). "Sales force management na indústria farmacêutica : um estudo de caso". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:40:47Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/10465Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:56:55.582532Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Sales force management na indústria farmacêutica : um estudo de caso
title Sales force management na indústria farmacêutica : um estudo de caso
spellingShingle Sales force management na indústria farmacêutica : um estudo de caso
Ferreira, Fábio André Sobral
força de vendas
empresas farmacêuticas
indústria farmacêutica em Portugal
sales force
pharmaceutical businesses
pharmaceutical industry in Portugal
title_short Sales force management na indústria farmacêutica : um estudo de caso
title_full Sales force management na indústria farmacêutica : um estudo de caso
title_fullStr Sales force management na indústria farmacêutica : um estudo de caso
title_full_unstemmed Sales force management na indústria farmacêutica : um estudo de caso
title_sort Sales force management na indústria farmacêutica : um estudo de caso
author Ferreira, Fábio André Sobral
author_facet Ferreira, Fábio André Sobral
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Baptista, Maria Crisitna Pinto
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Fábio André Sobral
dc.subject.por.fl_str_mv força de vendas
empresas farmacêuticas
indústria farmacêutica em Portugal
sales force
pharmaceutical businesses
pharmaceutical industry in Portugal
topic força de vendas
empresas farmacêuticas
indústria farmacêutica em Portugal
sales force
pharmaceutical businesses
pharmaceutical industry in Portugal
description Mestrado em Marketing
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2015-01-01T00:00:00Z
2016-05-01T00:30:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/10465
url http://hdl.handle.net/10400.5/10465
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Ferreira, Fábio André Sobral (2015). "Sales force management na indústria farmacêutica : um estudo de caso". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131051782569984