Promoção do papel do professor como gestor de comportamentos sociais
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.25755/int.11809 |
Resumo: | O comportamento social que é praticado em contexto escolar pode ter efeitos diversos no bem-estar intra e interpessoal de professores e alunos. Concomitantemente, os professores são cada vez mais chamados a assumir um papel ativo na prevenção de comportamentos inapropriados e na promoção de comportamentos apropriados. Este trabalho apresenta uma formação que foi desenhada para ajudar os professores a desenvolver as competências necessárias para responder a este desafio. Esta formação inclui um total de cinco temas apresentados ao longo de um ano letivo, recorrendo sempre a exposição teórica e a exposição e experimentação ativa por parte dos formandos. Os conteúdos da formação incluem a definição, compreensão e promoção de comportamentos assertivos, em detrimento de passivos ou agressivos, e enfatizam o papel do professor como gestor e modelo de comportamentos assertivos em contextos escolares. Dezasseis professores receberam esta formação e avaliaram-na como muito positiva, em relação à clareza e adequação dos objetivos, à forma como o tempo foi gerido ao longo da formação, e à utilidade e pertinência dos conteúdos abordados; alternativamente, sugeriram aumentar a duração da formação e, ao fazê-lo, disponibilizar mais tempo a conteúdos quer teóricos quer práticos. Este feedback indica que os formandos identificam uma necessidade real ao nível das competências versadas nesta formação. Assim, é necessário providenciar apoio consistente, generalizado e continuado para que o professor possa contribuir, pela forma como se relaciona, responde e gere comportamentos sociais em contexto escolar, para o desenvolvimento académico, social e cívico dos seus alunos. |
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