Juízo moral e psicogênese: Um estudovcom escolares de diferentes idades e classes sociais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1997 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.12/5722 |
Resumo: | Esta pesquisa pretendeu verificar semelhanças e diferenças entre as respostas dadas as questões sobre regras de jogos e a quatro situações de dilema moral, de forma a classificá-las nos estágios de desenvolvimento moral propostos por Piaget (1932) - anomia, heteronomia e autonomia - em 40 crianças, distribuídas em oito grupos: 6-7 e 1 0- 1 1 anos, NSE superior e inferior, separados igualitariamente entre os sexos. Em aplicação individual e gravada, foi realizado: (a) um ((interrogatório)) sobre as regras de jogos e (b) a leitura de quatro histórias clássicas (punição, responsabilidade subjetiva, justiça e autoridade) propostas por Piaget (1932), adaptadas i realidade local e ao sexo dos sujeitos, cada uma seguida de questões sobre a decisão tomada e sua justificativa, totalizando 14 questões. A análise dos dados mostrou que, independente da classe social e do sexo, as crianças responderam de acordo com o esperado teoricamente: na faixa etária menor, as respostas foram típicas da heteronomia (seguem regras coletivas, vistas como imutáveis e sagradas); enquanto as crianças mais velhas responderam de maneira mais autônoma (regras decorrentes do mútuo acordo). A ausência de diferenças entre classes sociais e sexos vêm corroborar a hipótese de ser a idade a variável mais relevante no desenvolvimento moral, em correlação direta com as fases do desenvolvimento cognitivo postuladas pela teoria Piagetiana. |
id |
RCAP_1832b752a35957936d2d2e9d7c067ed8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/5722 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Juízo moral e psicogênese: Um estudovcom escolares de diferentes idades e classes sociaisPiagetJuízo moralPsicogêneseDilemas moraisNível sócio-econômicoMoral judgementPsychogenesisRulesSocio-economic statusEsta pesquisa pretendeu verificar semelhanças e diferenças entre as respostas dadas as questões sobre regras de jogos e a quatro situações de dilema moral, de forma a classificá-las nos estágios de desenvolvimento moral propostos por Piaget (1932) - anomia, heteronomia e autonomia - em 40 crianças, distribuídas em oito grupos: 6-7 e 1 0- 1 1 anos, NSE superior e inferior, separados igualitariamente entre os sexos. Em aplicação individual e gravada, foi realizado: (a) um ((interrogatório)) sobre as regras de jogos e (b) a leitura de quatro histórias clássicas (punição, responsabilidade subjetiva, justiça e autoridade) propostas por Piaget (1932), adaptadas i realidade local e ao sexo dos sujeitos, cada uma seguida de questões sobre a decisão tomada e sua justificativa, totalizando 14 questões. A análise dos dados mostrou que, independente da classe social e do sexo, as crianças responderam de acordo com o esperado teoricamente: na faixa etária menor, as respostas foram típicas da heteronomia (seguem regras coletivas, vistas como imutáveis e sagradas); enquanto as crianças mais velhas responderam de maneira mais autônoma (regras decorrentes do mútuo acordo). A ausência de diferenças entre classes sociais e sexos vêm corroborar a hipótese de ser a idade a variável mais relevante no desenvolvimento moral, em correlação direta com as fases do desenvolvimento cognitivo postuladas pela teoria Piagetiana.This reserch intended to verify the uniformity and diferences between answers given to questions about rules of games and to four situations of moral dilemma, in form of classify then into degrees of moral development proposed by Jean Piaget (1932) - ANOMY, HETERONOMY AND AUTONOMY, in forty children delivered into eight groups: 6-7 years and 10-1 1 years, high and low social classes, separeted likewise between genders. In individual and recorded aplication was realized: a) questions about rules of garnes; b) the reading of four classics histories (steal, punishment, justice and authority), adapted to the local reality and each gender, each one foloweed by questions about the decision token and yours justifications, totalizing 14 questions. The preliminar analisys of data shown that, independentment of social class and gender, the children answered in agreement with the teoricaly expected: into the younger group, the ansewers were tipically HETERONOMIES, (following coletives rules seem like unmutable and sacrate); while the olders children answered in more AUTONOMIES matter (rules resulting from mutual according). The absent between social classes and genders comes to confirm the hypotesis of be the age the more relevant variable in the moral development process, in direct correlation with the levels of cognitive development postuleted by Jean Piaget theory.ISPA - Instituto Superior de Psicologia AplicadaRepositório do ISPAAndrade Júnior, Adaleir Alves deRossetti, Cláudia BroettoSantos, Cláudia Cypreste dosAlves, Rosimar Macedo2017-07-24T11:31:51Z1997-01-01T00:00:00Z1997-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/5722porAnálise Psicológica, 15 (2), 331-3350870-8231info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:41:26Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/5722Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:23:34.155454Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Juízo moral e psicogênese: Um estudovcom escolares de diferentes idades e classes sociais |
title |
Juízo moral e psicogênese: Um estudovcom escolares de diferentes idades e classes sociais |
spellingShingle |
Juízo moral e psicogênese: Um estudovcom escolares de diferentes idades e classes sociais Andrade Júnior, Adaleir Alves de Piaget Juízo moral Psicogênese Dilemas morais Nível sócio-econômico Moral judgement Psychogenesis Rules Socio-economic status |
title_short |
Juízo moral e psicogênese: Um estudovcom escolares de diferentes idades e classes sociais |
title_full |
Juízo moral e psicogênese: Um estudovcom escolares de diferentes idades e classes sociais |
title_fullStr |
Juízo moral e psicogênese: Um estudovcom escolares de diferentes idades e classes sociais |
title_full_unstemmed |
Juízo moral e psicogênese: Um estudovcom escolares de diferentes idades e classes sociais |
title_sort |
Juízo moral e psicogênese: Um estudovcom escolares de diferentes idades e classes sociais |
author |
Andrade Júnior, Adaleir Alves de |
author_facet |
Andrade Júnior, Adaleir Alves de Rossetti, Cláudia Broetto Santos, Cláudia Cypreste dos Alves, Rosimar Macedo |
author_role |
author |
author2 |
Rossetti, Cláudia Broetto Santos, Cláudia Cypreste dos Alves, Rosimar Macedo |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório do ISPA |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Andrade Júnior, Adaleir Alves de Rossetti, Cláudia Broetto Santos, Cláudia Cypreste dos Alves, Rosimar Macedo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Piaget Juízo moral Psicogênese Dilemas morais Nível sócio-econômico Moral judgement Psychogenesis Rules Socio-economic status |
topic |
Piaget Juízo moral Psicogênese Dilemas morais Nível sócio-econômico Moral judgement Psychogenesis Rules Socio-economic status |
description |
Esta pesquisa pretendeu verificar semelhanças e diferenças entre as respostas dadas as questões sobre regras de jogos e a quatro situações de dilema moral, de forma a classificá-las nos estágios de desenvolvimento moral propostos por Piaget (1932) - anomia, heteronomia e autonomia - em 40 crianças, distribuídas em oito grupos: 6-7 e 1 0- 1 1 anos, NSE superior e inferior, separados igualitariamente entre os sexos. Em aplicação individual e gravada, foi realizado: (a) um ((interrogatório)) sobre as regras de jogos e (b) a leitura de quatro histórias clássicas (punição, responsabilidade subjetiva, justiça e autoridade) propostas por Piaget (1932), adaptadas i realidade local e ao sexo dos sujeitos, cada uma seguida de questões sobre a decisão tomada e sua justificativa, totalizando 14 questões. A análise dos dados mostrou que, independente da classe social e do sexo, as crianças responderam de acordo com o esperado teoricamente: na faixa etária menor, as respostas foram típicas da heteronomia (seguem regras coletivas, vistas como imutáveis e sagradas); enquanto as crianças mais velhas responderam de maneira mais autônoma (regras decorrentes do mútuo acordo). A ausência de diferenças entre classes sociais e sexos vêm corroborar a hipótese de ser a idade a variável mais relevante no desenvolvimento moral, em correlação direta com as fases do desenvolvimento cognitivo postuladas pela teoria Piagetiana. |
publishDate |
1997 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1997-01-01T00:00:00Z 1997-01-01T00:00:00Z 2017-07-24T11:31:51Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.12/5722 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.12/5722 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Análise Psicológica, 15 (2), 331-335 0870-8231 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ISPA - Instituto Superior de Psicologia Aplicada |
publisher.none.fl_str_mv |
ISPA - Instituto Superior de Psicologia Aplicada |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130096836018176 |