Juízo moral e psicogênese: Um estudovcom escolares de diferentes idades e classes sociais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade Júnior, Adaleir Alves de
Data de Publicação: 1997
Outros Autores: Rossetti, Cláudia Broetto, Santos, Cláudia Cypreste dos, Alves, Rosimar Macedo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/5722
Resumo: Esta pesquisa pretendeu verificar semelhanças e diferenças entre as respostas dadas as questões sobre regras de jogos e a quatro situações de dilema moral, de forma a classificá-las nos estágios de desenvolvimento moral propostos por Piaget (1932) - anomia, heteronomia e autonomia - em 40 crianças, distribuídas em oito grupos: 6-7 e 1 0- 1 1 anos, NSE superior e inferior, separados igualitariamente entre os sexos. Em aplicação individual e gravada, foi realizado: (a) um ((interrogatório)) sobre as regras de jogos e (b) a leitura de quatro histórias clássicas (punição, responsabilidade subjetiva, justiça e autoridade) propostas por Piaget (1932), adaptadas i realidade local e ao sexo dos sujeitos, cada uma seguida de questões sobre a decisão tomada e sua justificativa, totalizando 14 questões. A análise dos dados mostrou que, independente da classe social e do sexo, as crianças responderam de acordo com o esperado teoricamente: na faixa etária menor, as respostas foram típicas da heteronomia (seguem regras coletivas, vistas como imutáveis e sagradas); enquanto as crianças mais velhas responderam de maneira mais autônoma (regras decorrentes do mútuo acordo). A ausência de diferenças entre classes sociais e sexos vêm corroborar a hipótese de ser a idade a variável mais relevante no desenvolvimento moral, em correlação direta com as fases do desenvolvimento cognitivo postuladas pela teoria Piagetiana.
id RCAP_1832b752a35957936d2d2e9d7c067ed8
oai_identifier_str oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/5722
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Juízo moral e psicogênese: Um estudovcom escolares de diferentes idades e classes sociaisPiagetJuízo moralPsicogêneseDilemas moraisNível sócio-econômicoMoral judgementPsychogenesisRulesSocio-economic statusEsta pesquisa pretendeu verificar semelhanças e diferenças entre as respostas dadas as questões sobre regras de jogos e a quatro situações de dilema moral, de forma a classificá-las nos estágios de desenvolvimento moral propostos por Piaget (1932) - anomia, heteronomia e autonomia - em 40 crianças, distribuídas em oito grupos: 6-7 e 1 0- 1 1 anos, NSE superior e inferior, separados igualitariamente entre os sexos. Em aplicação individual e gravada, foi realizado: (a) um ((interrogatório)) sobre as regras de jogos e (b) a leitura de quatro histórias clássicas (punição, responsabilidade subjetiva, justiça e autoridade) propostas por Piaget (1932), adaptadas i realidade local e ao sexo dos sujeitos, cada uma seguida de questões sobre a decisão tomada e sua justificativa, totalizando 14 questões. A análise dos dados mostrou que, independente da classe social e do sexo, as crianças responderam de acordo com o esperado teoricamente: na faixa etária menor, as respostas foram típicas da heteronomia (seguem regras coletivas, vistas como imutáveis e sagradas); enquanto as crianças mais velhas responderam de maneira mais autônoma (regras decorrentes do mútuo acordo). A ausência de diferenças entre classes sociais e sexos vêm corroborar a hipótese de ser a idade a variável mais relevante no desenvolvimento moral, em correlação direta com as fases do desenvolvimento cognitivo postuladas pela teoria Piagetiana.This reserch intended to verify the uniformity and diferences between answers given to questions about rules of games and to four situations of moral dilemma, in form of classify then into degrees of moral development proposed by Jean Piaget (1932) - ANOMY, HETERONOMY AND AUTONOMY, in forty children delivered into eight groups: 6-7 years and 10-1 1 years, high and low social classes, separeted likewise between genders. In individual and recorded aplication was realized: a) questions about rules of garnes; b) the reading of four classics histories (steal, punishment, justice and authority), adapted to the local reality and each gender, each one foloweed by questions about the decision token and yours justifications, totalizing 14 questions. The preliminar analisys of data shown that, independentment of social class and gender, the children answered in agreement with the teoricaly expected: into the younger group, the ansewers were tipically HETERONOMIES, (following coletives rules seem like unmutable and sacrate); while the olders children answered in more AUTONOMIES matter (rules resulting from mutual according). The absent between social classes and genders comes to confirm the hypotesis of be the age the more relevant variable in the moral development process, in direct correlation with the levels of cognitive development postuleted by Jean Piaget theory.ISPA - Instituto Superior de Psicologia AplicadaRepositório do ISPAAndrade Júnior, Adaleir Alves deRossetti, Cláudia BroettoSantos, Cláudia Cypreste dosAlves, Rosimar Macedo2017-07-24T11:31:51Z1997-01-01T00:00:00Z1997-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/5722porAnálise Psicológica, 15 (2), 331-3350870-8231info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:41:26Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/5722Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:23:34.155454Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Juízo moral e psicogênese: Um estudovcom escolares de diferentes idades e classes sociais
title Juízo moral e psicogênese: Um estudovcom escolares de diferentes idades e classes sociais
spellingShingle Juízo moral e psicogênese: Um estudovcom escolares de diferentes idades e classes sociais
Andrade Júnior, Adaleir Alves de
Piaget
Juízo moral
Psicogênese
Dilemas morais
Nível sócio-econômico
Moral judgement
Psychogenesis
Rules
Socio-economic status
title_short Juízo moral e psicogênese: Um estudovcom escolares de diferentes idades e classes sociais
title_full Juízo moral e psicogênese: Um estudovcom escolares de diferentes idades e classes sociais
title_fullStr Juízo moral e psicogênese: Um estudovcom escolares de diferentes idades e classes sociais
title_full_unstemmed Juízo moral e psicogênese: Um estudovcom escolares de diferentes idades e classes sociais
title_sort Juízo moral e psicogênese: Um estudovcom escolares de diferentes idades e classes sociais
author Andrade Júnior, Adaleir Alves de
author_facet Andrade Júnior, Adaleir Alves de
Rossetti, Cláudia Broetto
Santos, Cláudia Cypreste dos
Alves, Rosimar Macedo
author_role author
author2 Rossetti, Cláudia Broetto
Santos, Cláudia Cypreste dos
Alves, Rosimar Macedo
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório do ISPA
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade Júnior, Adaleir Alves de
Rossetti, Cláudia Broetto
Santos, Cláudia Cypreste dos
Alves, Rosimar Macedo
dc.subject.por.fl_str_mv Piaget
Juízo moral
Psicogênese
Dilemas morais
Nível sócio-econômico
Moral judgement
Psychogenesis
Rules
Socio-economic status
topic Piaget
Juízo moral
Psicogênese
Dilemas morais
Nível sócio-econômico
Moral judgement
Psychogenesis
Rules
Socio-economic status
description Esta pesquisa pretendeu verificar semelhanças e diferenças entre as respostas dadas as questões sobre regras de jogos e a quatro situações de dilema moral, de forma a classificá-las nos estágios de desenvolvimento moral propostos por Piaget (1932) - anomia, heteronomia e autonomia - em 40 crianças, distribuídas em oito grupos: 6-7 e 1 0- 1 1 anos, NSE superior e inferior, separados igualitariamente entre os sexos. Em aplicação individual e gravada, foi realizado: (a) um ((interrogatório)) sobre as regras de jogos e (b) a leitura de quatro histórias clássicas (punição, responsabilidade subjetiva, justiça e autoridade) propostas por Piaget (1932), adaptadas i realidade local e ao sexo dos sujeitos, cada uma seguida de questões sobre a decisão tomada e sua justificativa, totalizando 14 questões. A análise dos dados mostrou que, independente da classe social e do sexo, as crianças responderam de acordo com o esperado teoricamente: na faixa etária menor, as respostas foram típicas da heteronomia (seguem regras coletivas, vistas como imutáveis e sagradas); enquanto as crianças mais velhas responderam de maneira mais autônoma (regras decorrentes do mútuo acordo). A ausência de diferenças entre classes sociais e sexos vêm corroborar a hipótese de ser a idade a variável mais relevante no desenvolvimento moral, em correlação direta com as fases do desenvolvimento cognitivo postuladas pela teoria Piagetiana.
publishDate 1997
dc.date.none.fl_str_mv 1997-01-01T00:00:00Z
1997-01-01T00:00:00Z
2017-07-24T11:31:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.12/5722
url http://hdl.handle.net/10400.12/5722
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Análise Psicológica, 15 (2), 331-335
0870-8231
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ISPA - Instituto Superior de Psicologia Aplicada
publisher.none.fl_str_mv ISPA - Instituto Superior de Psicologia Aplicada
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130096836018176