Um estudo de cálculo tensorial apoiado na tradução da "estrutura do espaço-tempo" de Erwin Schrödinger.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Manuel
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/531
Resumo: Nesta tese analisa-se um livro clássico da física moderna, "estrutura do espaço-tempo" de Erwin Schrödinger (Viena, 1887-Viena, 1961). O autor, conhecido pela sua contribuição para a Mecânica Quântica, interpreta neste livro a Relatividade Geral de Albert Einstein em 1915. Nesta "tradução" - a partir da versão espanholade Jesus Unturbe Sanchiz- procurou-se estudar todos os passos e acrescentou-se algumas notas e anexos que facilitem a sua compreensão. O assunto em análise é por si só ainda hoje motivo para ser considerado "o sonho último dos físicos": conseguir-se unificar, seja numa única formulação, as quatro interacções: fraca, forte, electromagnética e gravitacional. Se para as três primeiras, parece já haver boas pistas, para a união de todas não há ainda uma teoria quântica da gravitação. É por isso um tema de investigação actual. Para a resolução desta questão em termos de física experimental, parece que as energias necessárias seriam de tal ordem que só o big-bang ou os buracos negros poderiam servir de laboratório; não é senão lá que se poderão confrontar a gravitação e as teorias quânticas do momento. Muitas teorias sobre a estrutura do espaço-tempo actuais se fundamentam sobretudo no cálculo tensorial. É, pois, na matemática e na geometria, que o autor apresenta a visão de forma simples desde as noções elementares de cálculo tensorial até à obtenção das equações de campo de Einstein.
id RCAP_1832e17a00b98583aa310e48674fd82a
oai_identifier_str oai:repositorio.uportu.pt:11328/531
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Um estudo de cálculo tensorial apoiado na tradução da "estrutura do espaço-tempo" de Erwin Schrödinger.Cálculo tensorialSchrödinger, Erwin, 1887-1961Mecânica quânticaTMMATMatemáticaNesta tese analisa-se um livro clássico da física moderna, "estrutura do espaço-tempo" de Erwin Schrödinger (Viena, 1887-Viena, 1961). O autor, conhecido pela sua contribuição para a Mecânica Quântica, interpreta neste livro a Relatividade Geral de Albert Einstein em 1915. Nesta "tradução" - a partir da versão espanholade Jesus Unturbe Sanchiz- procurou-se estudar todos os passos e acrescentou-se algumas notas e anexos que facilitem a sua compreensão. O assunto em análise é por si só ainda hoje motivo para ser considerado "o sonho último dos físicos": conseguir-se unificar, seja numa única formulação, as quatro interacções: fraca, forte, electromagnética e gravitacional. Se para as três primeiras, parece já haver boas pistas, para a união de todas não há ainda uma teoria quântica da gravitação. É por isso um tema de investigação actual. Para a resolução desta questão em termos de física experimental, parece que as energias necessárias seriam de tal ordem que só o big-bang ou os buracos negros poderiam servir de laboratório; não é senão lá que se poderão confrontar a gravitação e as teorias quânticas do momento. Muitas teorias sobre a estrutura do espaço-tempo actuais se fundamentam sobretudo no cálculo tensorial. É, pois, na matemática e na geometria, que o autor apresenta a visão de forma simples desde as noções elementares de cálculo tensorial até à obtenção das equações de campo de Einstein.2013-08-16T12:28:50Z2006-01-01T00:00:00Z2006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11328/531porCota: TMMAT 78Costa, Manuelinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-15T02:08:45ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Um estudo de cálculo tensorial apoiado na tradução da "estrutura do espaço-tempo" de Erwin Schrödinger.
title Um estudo de cálculo tensorial apoiado na tradução da "estrutura do espaço-tempo" de Erwin Schrödinger.
spellingShingle Um estudo de cálculo tensorial apoiado na tradução da "estrutura do espaço-tempo" de Erwin Schrödinger.
Costa, Manuel
Cálculo tensorial
Schrödinger, Erwin, 1887-1961
Mecânica quântica
TMMAT
Matemática
title_short Um estudo de cálculo tensorial apoiado na tradução da "estrutura do espaço-tempo" de Erwin Schrödinger.
title_full Um estudo de cálculo tensorial apoiado na tradução da "estrutura do espaço-tempo" de Erwin Schrödinger.
title_fullStr Um estudo de cálculo tensorial apoiado na tradução da "estrutura do espaço-tempo" de Erwin Schrödinger.
title_full_unstemmed Um estudo de cálculo tensorial apoiado na tradução da "estrutura do espaço-tempo" de Erwin Schrödinger.
title_sort Um estudo de cálculo tensorial apoiado na tradução da "estrutura do espaço-tempo" de Erwin Schrödinger.
author Costa, Manuel
author_facet Costa, Manuel
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Manuel
dc.subject.por.fl_str_mv Cálculo tensorial
Schrödinger, Erwin, 1887-1961
Mecânica quântica
TMMAT
Matemática
topic Cálculo tensorial
Schrödinger, Erwin, 1887-1961
Mecânica quântica
TMMAT
Matemática
description Nesta tese analisa-se um livro clássico da física moderna, "estrutura do espaço-tempo" de Erwin Schrödinger (Viena, 1887-Viena, 1961). O autor, conhecido pela sua contribuição para a Mecânica Quântica, interpreta neste livro a Relatividade Geral de Albert Einstein em 1915. Nesta "tradução" - a partir da versão espanholade Jesus Unturbe Sanchiz- procurou-se estudar todos os passos e acrescentou-se algumas notas e anexos que facilitem a sua compreensão. O assunto em análise é por si só ainda hoje motivo para ser considerado "o sonho último dos físicos": conseguir-se unificar, seja numa única formulação, as quatro interacções: fraca, forte, electromagnética e gravitacional. Se para as três primeiras, parece já haver boas pistas, para a união de todas não há ainda uma teoria quântica da gravitação. É por isso um tema de investigação actual. Para a resolução desta questão em termos de física experimental, parece que as energias necessárias seriam de tal ordem que só o big-bang ou os buracos negros poderiam servir de laboratório; não é senão lá que se poderão confrontar a gravitação e as teorias quânticas do momento. Muitas teorias sobre a estrutura do espaço-tempo actuais se fundamentam sobretudo no cálculo tensorial. É, pois, na matemática e na geometria, que o autor apresenta a visão de forma simples desde as noções elementares de cálculo tensorial até à obtenção das equações de campo de Einstein.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-01-01T00:00:00Z
2006
2013-08-16T12:28:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11328/531
url http://hdl.handle.net/11328/531
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Cota: TMMAT 78
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777302546986041344