Relação entre satisfação de clientes e rendibilidade de uma instituição bancária: aplicação de um modelo de equações estruturais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Anabela Pinto
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/21038
Resumo: A presente investigação tem como objetivo principal identificar a relação existente entre a satisfação dos clientes de uma instituição bancária e a rendibilidade de cada uma das agências dessa mesma instituição, aplicando-se para o efeito um inquérito por questionário aos clientes da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo do Alto Douro (CCAMAD) e analisando a Margem Financeira Líquida (MFL) das agências da instituição. O inquérito utilizado corresponde ao melhoramento de outro pré-existente, utilizado num estudo semelhante, com a intenção de enriquecer e aperfeiçoar o mesmo e obter resultados que se consideram mais robustos à luz da literatura atual sobre a satisfação dos clientes, baseando-se na aplicação de um Modelo de Equações Estruturais (MEE). Ao todo foram recolhidos 447 questionários de uma amostra de clientes da CCAMAD. Através das estatísticas descritivas, conclui-se que existem diferenças no grau de concordância dos clientes relativamente às variáveis imagem, expetativas, qualidade percebida, valor percebido, reclamações e lealdade. Com o MEE foi possível verificarque a satisfação vem influenciada de forma direta e positiva pelas variáveis imagem, expetativas, valor percebido e qualidade percebida. A imagem exerce um efeito direto e positivo nas expetativas do cliente e um efeito negativo na sua lealdade. O valor percebidovem influenciado de forma direta pelas expetativas do cliente e qualidade percebida pelo mesmo, ao passo que a satisfação exerce um impacto direto e positivo na ausência de reclamações e na lealdade. As reclamações afetam negativamente a lealdade do cliente bancário. Verificou-se ainda que a MFL influencia positivamente a satisfação do cliente. Relativamente às relações entre as variáveis latentes do modelo em estudo, foi possível verificar a existência de relações estatisticamente significativas.
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O inquérito utilizado corresponde ao melhoramento de outro pré-existente, utilizado num estudo semelhante, com a intenção de enriquecer e aperfeiçoar o mesmo e obter resultados que se consideram mais robustos à luz da literatura atual sobre a satisfação dos clientes, baseando-se na aplicação de um Modelo de Equações Estruturais (MEE). Ao todo foram recolhidos 447 questionários de uma amostra de clientes da CCAMAD. Através das estatísticas descritivas, conclui-se que existem diferenças no grau de concordância dos clientes relativamente às variáveis imagem, expetativas, qualidade percebida, valor percebido, reclamações e lealdade. Com o MEE foi possível verificarque a satisfação vem influenciada de forma direta e positiva pelas variáveis imagem, expetativas, valor percebido e qualidade percebida. A imagem exerce um efeito direto e positivo nas expetativas do cliente e um efeito negativo na sua lealdade. O valor percebidovem influenciado de forma direta pelas expetativas do cliente e qualidade percebida pelo mesmo, ao passo que a satisfação exerce um impacto direto e positivo na ausência de reclamações e na lealdade. As reclamações afetam negativamente a lealdade do cliente bancário. Verificou-se ainda que a MFL influencia positivamente a satisfação do cliente. Relativamente às relações entre as variáveis latentes do modelo em estudo, foi possível verificar a existência de relações estatisticamente significativas.The main objective of this research is to identify the relationship between customer satisfaction of a banking institution and the profitability of each of its branches, applying a questionnaire survey to clients of Caixa de Crédito Agrícola Mútuo do Alto Douro (CCAMAD) and analyzing the institution's Net Interest Margin (NIM). The survey used corresponds to the improvement of another pre-existing one, used in a similar study, with the intention of enriching and improving it and obtaining results that are considered more robust in the light of current literature on customer satisfaction based on the application of a Structural Equation Model (SEM). In all, 447 questionnaires were collected from a sample of CCAMAD clients. From the descriptive statistics, it is concluded that there are differences in the degree of agreement of the clients regarding the variables image, expectations, perceived quality, perceived value, complaints and loyalty. With the SEM it was possible to verify that satisfaction is directly and positively influenced by the variables image, expectations, perceived value and perceived quality. Image has a direct and positive effect on customer expectations and a negative effect on customer loyalty. Perceived value is directly influenced by customer expectations and perceived quality, while satisfaction has a direct and positive impact on the absence of complaints and loyalty. Complaints negatively affect bank customer loyalty. It was also found that MFL positively influences customer satisfaction. Regarding the relationships between the latent variables of the model under study, it was possible to verify the existence of statistically significant relationships.El objetivo principal de esta investigación es identificar la relación entre la satisfacción del cliente de una institución bancaria y la rentabilidad de cada una de sus sucursales, aplicando una encuesta por cuestionario a los clientes de la Caixa de Crédito Agrícola Mútuo do Alto Douro (CCAMAD) y analizando el Margen Financiero Neto (MFN) de la institución. La encuesta utilizada corresponde a la mejora de otra preexistente, utilizada en un estudio similar, con la intención de enriquecerla y mejorarla y obtener resultados que se consideran más sólidos a la luz de la literatura actual sobre satisfacción del cliente basada en la aplicación de un Modelo de ecuación estructural (MEE). En total, se recogieron 447 cuestionarios de una muestra de clientes de CCAMAD. A partir de las estadísticas descriptivas, se concluye que existen diferencias en el grado de acuerdo de los clientes con respecto a las variables imagen, expectativas, calidad percibida, valor percibido, quejas y lealtad. Con el MEE fue posible verificar que la satisfacción está influenciada directa y positivamente por las variables imagen, expectativas, valor percibido y calidad percibida. La imagen tiene un efecto directo y positivo en las expectativas del cliente y un efecto negativo en la lealtad del cliente. El valor percibido está directamente influenciado por las expectativas del cliente y la calidad percibida, mientras que la satisfacción tiene un impacto directo y positivo en la ausencia de quejas y lealtad. Las quejas afectan negativamente la lealtad del cliente bancario. También se descubrió que MFL influye positivamente en la satisfacción del cliente. En cuanto a las relaciones entre las variables latentes del modelo en estudio, fue posible verificar la existencia de relaciones estadísticamente significativas.Alves, JorgeFernandes, Paula O.Biblioteca Digital do IPBFernandes, Anabela Pinto2020-03-18T09:38:06Z202020182020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/21038TID:202459977porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:47:41Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/21038Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:12:10.569461Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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