Influência das Tunas na vida dos estudantes do ensino superior: um estudo de caso na RaussTuna – Tuna Mista de Bragança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Miguel de Lacerda
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Sousa, Silvana Freitas, Gonçalves, Bruno F.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/19967
Resumo: Embora seja uma área que, infelizmente, careça de uma investigação mais aprofundada, compreender a influência das Tunas na vida dos estudantes do ensino superior parece ser uma questão que merece atenção por parte da comunidade cientifica não só pelo significado que este género de grupos parece ter no ambiente académico e na dinamização cultural das localidades, particularmente, no que se refere àquelas que se situam no interior do país, mas, também, pela importância que os mesmos parecem ter na vida dos membros que os constituem. Assim, no presente estudo, recorremos à metodologia de estudo de caso para determinar qual a influência das Tunas na vida dos estudantes do ensino superior. De um modo geral, os resultados obtidos, provenientes de uma análise de conteúdo realizada com rigor e clareza, sugerem que a influência deste género de grupos académicos é passível de ser categorizada em três grandes componentes: pessoal, académica e profissional. Através dos resultados, tal como no artigo anteriormente publicado Fatores que determinam a participação dos estudantes numa Tuna Universitária: um estudo de caso, pretendemos sensibilizar a comunidade tunae e científica para o debate destes temas e, claro, contribuir para o enriquecimento e expansão da literatura na área.
id RCAP_1851266ec2acf0dacf95e587703e324e
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/19967
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Influência das Tunas na vida dos estudantes do ensino superior: um estudo de caso na RaussTuna – Tuna Mista de BragançaInfluence of Tunas on the lives of higher education students: a case study in the RaussTuna – Tuna Mista de BragançaDinamização culturalEnsino superiorEstudantesInfluência das tunasEmbora seja uma área que, infelizmente, careça de uma investigação mais aprofundada, compreender a influência das Tunas na vida dos estudantes do ensino superior parece ser uma questão que merece atenção por parte da comunidade cientifica não só pelo significado que este género de grupos parece ter no ambiente académico e na dinamização cultural das localidades, particularmente, no que se refere àquelas que se situam no interior do país, mas, também, pela importância que os mesmos parecem ter na vida dos membros que os constituem. Assim, no presente estudo, recorremos à metodologia de estudo de caso para determinar qual a influência das Tunas na vida dos estudantes do ensino superior. De um modo geral, os resultados obtidos, provenientes de uma análise de conteúdo realizada com rigor e clareza, sugerem que a influência deste género de grupos académicos é passível de ser categorizada em três grandes componentes: pessoal, académica e profissional. Através dos resultados, tal como no artigo anteriormente publicado Fatores que determinam a participação dos estudantes numa Tuna Universitária: um estudo de caso, pretendemos sensibilizar a comunidade tunae e científica para o debate destes temas e, claro, contribuir para o enriquecimento e expansão da literatura na área.Although being a field that, unfortunately, needs further research, the understanding of the Tunas's influence on the lives of higher education students seems to be a subject that deserves attention from the scientific community, not only because of the significance that this type of group can have in the academic environment and the cultural dynamism of the communities, particularly in relation to those located within inland, but also because of the importance that these groups seem to have in the lives of its members. Therefore, in the present study, the case study methodology is used to determine the influence of the Tunas on the lives of higher education students. In general, the results obtained from a rigorous and clear content analysis suggest that the influence of this type of academic group can be categorized into three main components: personal, academic and professional. Within the results, as in the article previously published “Factors that determine the participation of students in a University Tuna: a case study”, we aim to raise the awareness of the “Tunae” and scientific community to the debate of these subjects and, of course, contribute to the enrichment and expansion of literature in the field.Instituto Politécnica de BragançaBiblioteca Digital do IPBPereira, Miguel de LacerdaSousa, Silvana FreitasGonçalves, Bruno F.2020-01-02T11:46:22Z20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/19967porPereira, Miguel de Lacerda; Sousa, Silvana Freitas; Gonçalves, Bruno Miguel Ferreira (2019). Influência das Tunas na vida dos estudantes do ensino superior: um estudo de caso na RaussTuna – Tuna Mista de Bragança. AdolesCiência: Revista Júnior de Investigação. ISSN 2182-6277. 6:1, p. 81-942182-6277info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:45:44Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/19967Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:10:45.030511Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Influência das Tunas na vida dos estudantes do ensino superior: um estudo de caso na RaussTuna – Tuna Mista de Bragança
Influence of Tunas on the lives of higher education students: a case study in the RaussTuna – Tuna Mista de Bragança
title Influência das Tunas na vida dos estudantes do ensino superior: um estudo de caso na RaussTuna – Tuna Mista de Bragança
spellingShingle Influência das Tunas na vida dos estudantes do ensino superior: um estudo de caso na RaussTuna – Tuna Mista de Bragança
Pereira, Miguel de Lacerda
Dinamização cultural
Ensino superior
Estudantes
Influência das tunas
title_short Influência das Tunas na vida dos estudantes do ensino superior: um estudo de caso na RaussTuna – Tuna Mista de Bragança
title_full Influência das Tunas na vida dos estudantes do ensino superior: um estudo de caso na RaussTuna – Tuna Mista de Bragança
title_fullStr Influência das Tunas na vida dos estudantes do ensino superior: um estudo de caso na RaussTuna – Tuna Mista de Bragança
title_full_unstemmed Influência das Tunas na vida dos estudantes do ensino superior: um estudo de caso na RaussTuna – Tuna Mista de Bragança
title_sort Influência das Tunas na vida dos estudantes do ensino superior: um estudo de caso na RaussTuna – Tuna Mista de Bragança
author Pereira, Miguel de Lacerda
author_facet Pereira, Miguel de Lacerda
Sousa, Silvana Freitas
Gonçalves, Bruno F.
author_role author
author2 Sousa, Silvana Freitas
Gonçalves, Bruno F.
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Miguel de Lacerda
Sousa, Silvana Freitas
Gonçalves, Bruno F.
dc.subject.por.fl_str_mv Dinamização cultural
Ensino superior
Estudantes
Influência das tunas
topic Dinamização cultural
Ensino superior
Estudantes
Influência das tunas
description Embora seja uma área que, infelizmente, careça de uma investigação mais aprofundada, compreender a influência das Tunas na vida dos estudantes do ensino superior parece ser uma questão que merece atenção por parte da comunidade cientifica não só pelo significado que este género de grupos parece ter no ambiente académico e na dinamização cultural das localidades, particularmente, no que se refere àquelas que se situam no interior do país, mas, também, pela importância que os mesmos parecem ter na vida dos membros que os constituem. Assim, no presente estudo, recorremos à metodologia de estudo de caso para determinar qual a influência das Tunas na vida dos estudantes do ensino superior. De um modo geral, os resultados obtidos, provenientes de uma análise de conteúdo realizada com rigor e clareza, sugerem que a influência deste género de grupos académicos é passível de ser categorizada em três grandes componentes: pessoal, académica e profissional. Através dos resultados, tal como no artigo anteriormente publicado Fatores que determinam a participação dos estudantes numa Tuna Universitária: um estudo de caso, pretendemos sensibilizar a comunidade tunae e científica para o debate destes temas e, claro, contribuir para o enriquecimento e expansão da literatura na área.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2019-01-01T00:00:00Z
2020-01-02T11:46:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/19967
url http://hdl.handle.net/10198/19967
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Pereira, Miguel de Lacerda; Sousa, Silvana Freitas; Gonçalves, Bruno Miguel Ferreira (2019). Influência das Tunas na vida dos estudantes do ensino superior: um estudo de caso na RaussTuna – Tuna Mista de Bragança. AdolesCiência: Revista Júnior de Investigação. ISSN 2182-6277. 6:1, p. 81-94
2182-6277
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnica de Bragança
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnica de Bragança
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135374737408000