A cultura na disciplina de espanhol língua-cultura estrangeira : um estudo de caso didactológico no 3.º ciclo do ensino básico em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abreu, Ana Paula de Sousa
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/23007
Resumo: Posicionando-se no ponto de confluência da Didactologia das Línguas-Culturas, da Didática do Espanhol e da Supervisão Pedagógico-didática correspondente, o presente Relatório de Estágio, que emerge no âmbito do Mestrado em Ensino de Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais do Centro Regional de Braga da Universidade Católica Portuguesa, tem por propósito essencial – enquanto texto de índole dissertativa – proceder à reportação do estudo e da investigação respetiva sobre a abordagem educacional de carácter didactológico da problemática da (inter-)relação das componentes língua e cultura na disciplina de Espanhol Língua-Cultura Estrangeira, no âmbito do 3.º Ciclo do Ensino Básico português. Tendo em consideração os referenciais científicos da Educação em e pelas Línguas-Culturas, o estudo constata que o princípio didactológico de consubstancialidade da língua e da cultura não é objeto de consideração nos registos didactográficos de suporte das práticas de ensino-aprendizagem do Espanhol Língua-Cultura Estrangeira no contexto escolar português. Em resultado dessa constatação, o estudo, cuja execução tem por referência o quadro da prática de ensino supervisionada da componente disciplinar de Espanhol do Estágio da autora do presente documento dissertativo, prática de ensino essa que se verificou no ano escolar de 2013/2014, assenta, em termos de prioridade educacional, uma abordagem didactológica da problemática correspondente. A investigação objeto de reportação no presente Relatório de Estágio apresenta um projeto de conceção, construção e produção prototípicas de registos didactográficos de suporte de ensino-aprendizagem suscetíveis de proporcionar e evidenciar a relevância tanto declarativa como procedural do princípio didactológico de consubstancialidade das componentes do objeto língua-cultura na disciplina de Espanhol Língua-Cultura Estrangeira no âmbito do 3.º Ciclo do Ensino Básico português. Os resultados globais do estudo em geral e da investigação respetiva em particular permitem avançar que a adoção dos referenciais didactológicos de consubstancialidade da língua e da cultura podem ser considerados em termos essenciais e operatórios no plano didactográfico do Espanhol Língua-Cultura Estrangeira no quadro da disciplina escolar correspondente no âmbito do 3.º Ciclo do Ensino Básico português contemporâneo.
id RCAP_185c41a4e3d3f3ef0a8bcf328f78653e
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/23007
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A cultura na disciplina de espanhol língua-cultura estrangeira : um estudo de caso didactológico no 3.º ciclo do ensino básico em PortugalDidactologia das línguas-culturasDidática do espanholEspanhol língua estrangeiraCulturaLíngua-culturaDidactology of language-cultureDidactics of spanishSpanish foreign languageCultureLanguage-cultureDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoPosicionando-se no ponto de confluência da Didactologia das Línguas-Culturas, da Didática do Espanhol e da Supervisão Pedagógico-didática correspondente, o presente Relatório de Estágio, que emerge no âmbito do Mestrado em Ensino de Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais do Centro Regional de Braga da Universidade Católica Portuguesa, tem por propósito essencial – enquanto texto de índole dissertativa – proceder à reportação do estudo e da investigação respetiva sobre a abordagem educacional de carácter didactológico da problemática da (inter-)relação das componentes língua e cultura na disciplina de Espanhol Língua-Cultura Estrangeira, no âmbito do 3.º Ciclo do Ensino Básico português. Tendo em consideração os referenciais científicos da Educação em e pelas Línguas-Culturas, o estudo constata que o princípio didactológico de consubstancialidade da língua e da cultura não é objeto de consideração nos registos didactográficos de suporte das práticas de ensino-aprendizagem do Espanhol Língua-Cultura Estrangeira no contexto escolar português. Em resultado dessa constatação, o estudo, cuja execução tem por referência o quadro da prática de ensino supervisionada da componente disciplinar de Espanhol do Estágio da autora do presente documento dissertativo, prática de ensino essa que se verificou no ano escolar de 2013/2014, assenta, em termos de prioridade educacional, uma abordagem didactológica da problemática correspondente. A investigação objeto de reportação no presente Relatório de Estágio apresenta um projeto de conceção, construção e produção prototípicas de registos didactográficos de suporte de ensino-aprendizagem suscetíveis de proporcionar e evidenciar a relevância tanto declarativa como procedural do princípio didactológico de consubstancialidade das componentes do objeto língua-cultura na disciplina de Espanhol Língua-Cultura Estrangeira no âmbito do 3.º Ciclo do Ensino Básico português. Os resultados globais do estudo em geral e da investigação respetiva em particular permitem avançar que a adoção dos referenciais didactológicos de consubstancialidade da língua e da cultura podem ser considerados em termos essenciais e operatórios no plano didactográfico do Espanhol Língua-Cultura Estrangeira no quadro da disciplina escolar correspondente no âmbito do 3.º Ciclo do Ensino Básico português contemporâneo.The present Training Report is positioned at the point of confluence of Didactology of Languages-Cultures, of the Spanish Teaching and the corresponding Pedagogical-didactic supervision, which emerges under the Master in Teaching of Portuguese at the 3rd cycle of Basic Education and at the Secondary Education, and Spanish at the Basic and Secondary Education of the Faculty of Philosophy and Social Sciences of the Regional Centre of Braga of the Portuguese Catholic University. Its essential purpose, while an essay, is to report the study and respective research of the educational approach under a didactological point of view of the problem of (inter)relationship of language and culture components in the discipline of Spanish Foreign Language-Culture at the Portuguese 3rd Cycle of Basic Education. Taking into account the scientific referential systems on and by Languages-Cultures, this study finds that the didactological consubstantiality of the language and culture is not considered within the didactographic records that support the teaching-learning practices of Spanish Foreign Language-Culture in the Portuguese school context. As a result of this finding, this study, whose implementation has by framework the supervised teaching practice of Spanish as the disciplinary component of the training of the author of the present document, a teaching practice that took place in the school year 2013/2014, is based in terms of educational priority, a didactolgical approach of the corresponding problematic. The research whose results are described in this Training Report presents a project of conception, construction and production that is prototypical of dictatographical records supporting teaching-learning, which are capable to supply and show the relevance as much declarative as procedural of the didactological consubstantiality principle of the components of the object language-culture in the discipline Spanish Foreign Language-Culture under the Portuguese 3rd Cycle of Basic Education. The overall results of this study, in general, and the respective research results, in particular, allow to conclude that the adoption of the didactological referential system of consubstantiality of the language and culture can be considered in essential and operative terms in the didactographical plan of Spanish Language-Culture Foreign within the corresponding school discipline at the contemporary Portuguese 3rd Cycle of Basic Education.Silva, Jacques Fernandes daVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaAbreu, Ana Paula de Sousa2017-10-12T10:34:04Z2017-07-0320172017-07-03T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/23007TID:201710749porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:29:13Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/23007Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:19:06.053951Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A cultura na disciplina de espanhol língua-cultura estrangeira : um estudo de caso didactológico no 3.º ciclo do ensino básico em Portugal
title A cultura na disciplina de espanhol língua-cultura estrangeira : um estudo de caso didactológico no 3.º ciclo do ensino básico em Portugal
spellingShingle A cultura na disciplina de espanhol língua-cultura estrangeira : um estudo de caso didactológico no 3.º ciclo do ensino básico em Portugal
Abreu, Ana Paula de Sousa
Didactologia das línguas-culturas
Didática do espanhol
Espanhol língua estrangeira
Cultura
Língua-cultura
Didactology of language-culture
Didactics of spanish
Spanish foreign language
Culture
Language-culture
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short A cultura na disciplina de espanhol língua-cultura estrangeira : um estudo de caso didactológico no 3.º ciclo do ensino básico em Portugal
title_full A cultura na disciplina de espanhol língua-cultura estrangeira : um estudo de caso didactológico no 3.º ciclo do ensino básico em Portugal
title_fullStr A cultura na disciplina de espanhol língua-cultura estrangeira : um estudo de caso didactológico no 3.º ciclo do ensino básico em Portugal
title_full_unstemmed A cultura na disciplina de espanhol língua-cultura estrangeira : um estudo de caso didactológico no 3.º ciclo do ensino básico em Portugal
title_sort A cultura na disciplina de espanhol língua-cultura estrangeira : um estudo de caso didactológico no 3.º ciclo do ensino básico em Portugal
author Abreu, Ana Paula de Sousa
author_facet Abreu, Ana Paula de Sousa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Jacques Fernandes da
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Abreu, Ana Paula de Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Didactologia das línguas-culturas
Didática do espanhol
Espanhol língua estrangeira
Cultura
Língua-cultura
Didactology of language-culture
Didactics of spanish
Spanish foreign language
Culture
Language-culture
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Didactologia das línguas-culturas
Didática do espanhol
Espanhol língua estrangeira
Cultura
Língua-cultura
Didactology of language-culture
Didactics of spanish
Spanish foreign language
Culture
Language-culture
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Posicionando-se no ponto de confluência da Didactologia das Línguas-Culturas, da Didática do Espanhol e da Supervisão Pedagógico-didática correspondente, o presente Relatório de Estágio, que emerge no âmbito do Mestrado em Ensino de Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais do Centro Regional de Braga da Universidade Católica Portuguesa, tem por propósito essencial – enquanto texto de índole dissertativa – proceder à reportação do estudo e da investigação respetiva sobre a abordagem educacional de carácter didactológico da problemática da (inter-)relação das componentes língua e cultura na disciplina de Espanhol Língua-Cultura Estrangeira, no âmbito do 3.º Ciclo do Ensino Básico português. Tendo em consideração os referenciais científicos da Educação em e pelas Línguas-Culturas, o estudo constata que o princípio didactológico de consubstancialidade da língua e da cultura não é objeto de consideração nos registos didactográficos de suporte das práticas de ensino-aprendizagem do Espanhol Língua-Cultura Estrangeira no contexto escolar português. Em resultado dessa constatação, o estudo, cuja execução tem por referência o quadro da prática de ensino supervisionada da componente disciplinar de Espanhol do Estágio da autora do presente documento dissertativo, prática de ensino essa que se verificou no ano escolar de 2013/2014, assenta, em termos de prioridade educacional, uma abordagem didactológica da problemática correspondente. A investigação objeto de reportação no presente Relatório de Estágio apresenta um projeto de conceção, construção e produção prototípicas de registos didactográficos de suporte de ensino-aprendizagem suscetíveis de proporcionar e evidenciar a relevância tanto declarativa como procedural do princípio didactológico de consubstancialidade das componentes do objeto língua-cultura na disciplina de Espanhol Língua-Cultura Estrangeira no âmbito do 3.º Ciclo do Ensino Básico português. Os resultados globais do estudo em geral e da investigação respetiva em particular permitem avançar que a adoção dos referenciais didactológicos de consubstancialidade da língua e da cultura podem ser considerados em termos essenciais e operatórios no plano didactográfico do Espanhol Língua-Cultura Estrangeira no quadro da disciplina escolar correspondente no âmbito do 3.º Ciclo do Ensino Básico português contemporâneo.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-12T10:34:04Z
2017-07-03
2017
2017-07-03T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/23007
TID:201710749
url http://hdl.handle.net/10400.14/23007
identifier_str_mv TID:201710749
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131884368691200