Desenho e Avaliação de Programas de Desenvolvimento de Competências Parentais para Pais Negligentes: Uma revisão e reflexão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.14417/ap.697 |
Resumo: | A negligência parental tem surgido associada à falta de competência dos pais para educar, supervisionar e responder às necessidades dos filhos menores, colocando em risco o seu bem-estar. O presente artigo apresenta um breve enquadramento do fenómeno da negligência parental, sua prevalência e relevância social no contexto nacional. São ainda apresentadas algumas definições de negligência, referidos alguns dos seus modelos teóricos de enquadramento e os principais fatores de proteção e de risco associados. Em seguida descrevemos brevemente um conjunto de programas de intervenção com famílias negligentes desenvolvidos e aplicados em contexto nacional. Esta análise indica que são ainda escassos os programas que apresentam um quadro teórico de referência específico, metodologias e estratégicas bem definidas e ainda mais raros os que utilizam desenhos de avaliação que permitem aferir adequadamente a sua eficácia. No final do artigo, e com base na literatura e nos programas analisados, procuramos sistematizar um modelo geral de intervenção neste contexto e apresentar algumas propostas relativas à estrutura e conteúdo dos programas de formação parental bem como às metodologias e procedimentos de desenho e de avaliação dos seus resultados. |
id |
RCAP_1865fa5ba62f20e8dd80b9fdc7d2b4f1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.localhost:article/697 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Desenho e Avaliação de Programas de Desenvolvimento de Competências Parentais para Pais Negligentes: Uma revisão e reflexãonegligência parental; competências parentais; metodologias de intervenção e de avaliaçãoA negligência parental tem surgido associada à falta de competência dos pais para educar, supervisionar e responder às necessidades dos filhos menores, colocando em risco o seu bem-estar. O presente artigo apresenta um breve enquadramento do fenómeno da negligência parental, sua prevalência e relevância social no contexto nacional. São ainda apresentadas algumas definições de negligência, referidos alguns dos seus modelos teóricos de enquadramento e os principais fatores de proteção e de risco associados. Em seguida descrevemos brevemente um conjunto de programas de intervenção com famílias negligentes desenvolvidos e aplicados em contexto nacional. Esta análise indica que são ainda escassos os programas que apresentam um quadro teórico de referência específico, metodologias e estratégicas bem definidas e ainda mais raros os que utilizam desenhos de avaliação que permitem aferir adequadamente a sua eficácia. No final do artigo, e com base na literatura e nos programas analisados, procuramos sistematizar um modelo geral de intervenção neste contexto e apresentar algumas propostas relativas à estrutura e conteúdo dos programas de formação parental bem como às metodologias e procedimentos de desenho e de avaliação dos seus resultados.ISPA - Instituto Universitário2013-06-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.14417/ap.697https://doi.org/10.14417/ap.697Análise Psicológica; Vol 31, No 3 (2013); 245-268Análise Psicológica; Vol 31, No 3 (2013); 245-2681646-60200870-8231reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/697http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/697/pdfhttp://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/downloadSuppFile/697/16Camilo, CláudiaGarrido, Margarida Vazinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-05-11T10:20:29Zoai:ojs.localhost:article/697Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:51:23.450419Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desenho e Avaliação de Programas de Desenvolvimento de Competências Parentais para Pais Negligentes: Uma revisão e reflexão |
title |
Desenho e Avaliação de Programas de Desenvolvimento de Competências Parentais para Pais Negligentes: Uma revisão e reflexão |
spellingShingle |
Desenho e Avaliação de Programas de Desenvolvimento de Competências Parentais para Pais Negligentes: Uma revisão e reflexão Camilo, Cláudia negligência parental; competências parentais; metodologias de intervenção e de avaliação |
title_short |
Desenho e Avaliação de Programas de Desenvolvimento de Competências Parentais para Pais Negligentes: Uma revisão e reflexão |
title_full |
Desenho e Avaliação de Programas de Desenvolvimento de Competências Parentais para Pais Negligentes: Uma revisão e reflexão |
title_fullStr |
Desenho e Avaliação de Programas de Desenvolvimento de Competências Parentais para Pais Negligentes: Uma revisão e reflexão |
title_full_unstemmed |
Desenho e Avaliação de Programas de Desenvolvimento de Competências Parentais para Pais Negligentes: Uma revisão e reflexão |
title_sort |
Desenho e Avaliação de Programas de Desenvolvimento de Competências Parentais para Pais Negligentes: Uma revisão e reflexão |
author |
Camilo, Cláudia |
author_facet |
Camilo, Cláudia Garrido, Margarida Vaz |
author_role |
author |
author2 |
Garrido, Margarida Vaz |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Camilo, Cláudia Garrido, Margarida Vaz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
negligência parental; competências parentais; metodologias de intervenção e de avaliação |
topic |
negligência parental; competências parentais; metodologias de intervenção e de avaliação |
description |
A negligência parental tem surgido associada à falta de competência dos pais para educar, supervisionar e responder às necessidades dos filhos menores, colocando em risco o seu bem-estar. O presente artigo apresenta um breve enquadramento do fenómeno da negligência parental, sua prevalência e relevância social no contexto nacional. São ainda apresentadas algumas definições de negligência, referidos alguns dos seus modelos teóricos de enquadramento e os principais fatores de proteção e de risco associados. Em seguida descrevemos brevemente um conjunto de programas de intervenção com famílias negligentes desenvolvidos e aplicados em contexto nacional. Esta análise indica que são ainda escassos os programas que apresentam um quadro teórico de referência específico, metodologias e estratégicas bem definidas e ainda mais raros os que utilizam desenhos de avaliação que permitem aferir adequadamente a sua eficácia. No final do artigo, e com base na literatura e nos programas analisados, procuramos sistematizar um modelo geral de intervenção neste contexto e apresentar algumas propostas relativas à estrutura e conteúdo dos programas de formação parental bem como às metodologias e procedimentos de desenho e de avaliação dos seus resultados. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-06-23 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.14417/ap.697 https://doi.org/10.14417/ap.697 |
url |
https://doi.org/10.14417/ap.697 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/697 http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/697/pdf http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/downloadSuppFile/697/16 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ISPA - Instituto Universitário |
publisher.none.fl_str_mv |
ISPA - Instituto Universitário |
dc.source.none.fl_str_mv |
Análise Psicológica; Vol 31, No 3 (2013); 245-268 Análise Psicológica; Vol 31, No 3 (2013); 245-268 1646-6020 0870-8231 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131591836958720 |