O ensino dos jogos desportivos coletivos na escola
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/6452 |
Resumo: | O ensino dos jogos desportivos coletivos constitui uma parte importante da atividade profissional dos professores de educação física, mas os resultados alcançados ficam, frequentemente, aquém dos desejados. O potencial formativo destes jogos dá sinais de estar a ser subaproveitado. Assim, foi objetivo do presente estudo promover uma reflexão sobre a natureza dos jogos desportivos coletivos, dos modelos de ensino, bem como de alguns contornos da relação pedagógica, na escola, onde o jogo é ensinado e praticado. Participaram no estudo vinte e quatro professores de educação física, do género feminino e masculino, em que doze professores tinham mais de dez anos de experiência e doze eram estagiários. A metodologia de estudo recaiu numa abordagem de natureza qualitativa com recurso à entrevista semiestruturada, criando uma maior liberdade na abordagem do tema. Procurou-se que os professores inquiridos se manifestassem acerca da temática dos jogos desportivos coletivos, para que, através do cruzamento de informação proveniente da revisão bibliográfica, pudéssemos tecer conclusões que de alguma forma se constituam um acrescento qualitativo nesta área. Os principais resultados revelaram que: é imperativo prolongar o ensino dos jogos desportivos coletivos permitindo o aprofundamento dos conteúdos técnico-táticos, habitualmente inacessíveis nas unidades de ensino mais reduzidas; é imprescindível optar por um modelo de ensino alternativo, que se oriente pelo desenvolvimento da compreensão tática do jogo, fomentando tarefas que evoquem a resolução de problemas e impliquem verdadeiramente os alunos no seu processo de aprendizagem. |
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