O ensino dos jogos desportivos coletivos na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, João Manuel Moreira Gonçalves da
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/6452
Resumo: O ensino dos jogos desportivos coletivos constitui uma parte importante da atividade profissional dos professores de educação física, mas os resultados alcançados ficam, frequentemente, aquém dos desejados. O potencial formativo destes jogos dá sinais de estar a ser subaproveitado. Assim, foi objetivo do presente estudo promover uma reflexão sobre a natureza dos jogos desportivos coletivos, dos modelos de ensino, bem como de alguns contornos da relação pedagógica, na escola, onde o jogo é ensinado e praticado. Participaram no estudo vinte e quatro professores de educação física, do género feminino e masculino, em que doze professores tinham mais de dez anos de experiência e doze eram estagiários. A metodologia de estudo recaiu numa abordagem de natureza qualitativa com recurso à entrevista semiestruturada, criando uma maior liberdade na abordagem do tema. Procurou-se que os professores inquiridos se manifestassem acerca da temática dos jogos desportivos coletivos, para que, através do cruzamento de informação proveniente da revisão bibliográfica, pudéssemos tecer conclusões que de alguma forma se constituam um acrescento qualitativo nesta área. Os principais resultados revelaram que: é imperativo prolongar o ensino dos jogos desportivos coletivos permitindo o aprofundamento dos conteúdos técnico-táticos, habitualmente inacessíveis nas unidades de ensino mais reduzidas; é imprescindível optar por um modelo de ensino alternativo, que se oriente pelo desenvolvimento da compreensão tática do jogo, fomentando tarefas que evoquem a resolução de problemas e impliquem verdadeiramente os alunos no seu processo de aprendizagem.
id RCAP_18841fd29d9c86901686f1cbbcf279df
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/6452
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O ensino dos jogos desportivos coletivos na escolaEducação físicaJogos desportivos coletivosModelos de ensinoO ensino dos jogos desportivos coletivos constitui uma parte importante da atividade profissional dos professores de educação física, mas os resultados alcançados ficam, frequentemente, aquém dos desejados. O potencial formativo destes jogos dá sinais de estar a ser subaproveitado. Assim, foi objetivo do presente estudo promover uma reflexão sobre a natureza dos jogos desportivos coletivos, dos modelos de ensino, bem como de alguns contornos da relação pedagógica, na escola, onde o jogo é ensinado e praticado. Participaram no estudo vinte e quatro professores de educação física, do género feminino e masculino, em que doze professores tinham mais de dez anos de experiência e doze eram estagiários. A metodologia de estudo recaiu numa abordagem de natureza qualitativa com recurso à entrevista semiestruturada, criando uma maior liberdade na abordagem do tema. Procurou-se que os professores inquiridos se manifestassem acerca da temática dos jogos desportivos coletivos, para que, através do cruzamento de informação proveniente da revisão bibliográfica, pudéssemos tecer conclusões que de alguma forma se constituam um acrescento qualitativo nesta área. Os principais resultados revelaram que: é imperativo prolongar o ensino dos jogos desportivos coletivos permitindo o aprofundamento dos conteúdos técnico-táticos, habitualmente inacessíveis nas unidades de ensino mais reduzidas; é imprescindível optar por um modelo de ensino alternativo, que se oriente pelo desenvolvimento da compreensão tática do jogo, fomentando tarefas que evoquem a resolução de problemas e impliquem verdadeiramente os alunos no seu processo de aprendizagem.The teaching of collective sports games is an important part of the professional activity of teachers of physical education, but the achieved results often fall short of the desired. The learning potential of these games gives signs of being under-utilized. Thus, the aim of this study was to promote reflection about the nature of collective sports games, the models of teaching and the outlines of some of the pedagogical relationship at school, where the game is taught and practiced. Participated in the study twenty-four teachers of physical education, females and males, in which twelve teachers had more than ten years of experience and twelve were trainees. The methodology of the study relapsed into a qualitative approach based on semi structured interviews, creating greater freedom in approaching to the subject. The intention was that the teachers surveyed manifested themselves about collective sports games; so that, by crossing information from the literature review, we could weave conclusions that somehow constitute a qualitative add in this area. The main results show that: it is imperative to extend the teaching of collective sports games, allowing the deepening of tactical and technical contents, usually inaccessible in lower education’s units; it is essential to opt for an alternative model of education that is driven by the development of tactical understanding of the game, fostering tasks that evoke solving problems and truly involve students in their learning process.2016-09-22T14:23:52Z2016-09-22T00:00:00Z2016-09-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/6452porCruz, João Manuel Moreira Gonçalves dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:57:04Zoai:repositorio.utad.pt:10348/6452Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:06:34.495781Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O ensino dos jogos desportivos coletivos na escola
title O ensino dos jogos desportivos coletivos na escola
spellingShingle O ensino dos jogos desportivos coletivos na escola
Cruz, João Manuel Moreira Gonçalves da
Educação física
Jogos desportivos coletivos
Modelos de ensino
title_short O ensino dos jogos desportivos coletivos na escola
title_full O ensino dos jogos desportivos coletivos na escola
title_fullStr O ensino dos jogos desportivos coletivos na escola
title_full_unstemmed O ensino dos jogos desportivos coletivos na escola
title_sort O ensino dos jogos desportivos coletivos na escola
author Cruz, João Manuel Moreira Gonçalves da
author_facet Cruz, João Manuel Moreira Gonçalves da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cruz, João Manuel Moreira Gonçalves da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física
Jogos desportivos coletivos
Modelos de ensino
topic Educação física
Jogos desportivos coletivos
Modelos de ensino
description O ensino dos jogos desportivos coletivos constitui uma parte importante da atividade profissional dos professores de educação física, mas os resultados alcançados ficam, frequentemente, aquém dos desejados. O potencial formativo destes jogos dá sinais de estar a ser subaproveitado. Assim, foi objetivo do presente estudo promover uma reflexão sobre a natureza dos jogos desportivos coletivos, dos modelos de ensino, bem como de alguns contornos da relação pedagógica, na escola, onde o jogo é ensinado e praticado. Participaram no estudo vinte e quatro professores de educação física, do género feminino e masculino, em que doze professores tinham mais de dez anos de experiência e doze eram estagiários. A metodologia de estudo recaiu numa abordagem de natureza qualitativa com recurso à entrevista semiestruturada, criando uma maior liberdade na abordagem do tema. Procurou-se que os professores inquiridos se manifestassem acerca da temática dos jogos desportivos coletivos, para que, através do cruzamento de informação proveniente da revisão bibliográfica, pudéssemos tecer conclusões que de alguma forma se constituam um acrescento qualitativo nesta área. Os principais resultados revelaram que: é imperativo prolongar o ensino dos jogos desportivos coletivos permitindo o aprofundamento dos conteúdos técnico-táticos, habitualmente inacessíveis nas unidades de ensino mais reduzidas; é imprescindível optar por um modelo de ensino alternativo, que se oriente pelo desenvolvimento da compreensão tática do jogo, fomentando tarefas que evoquem a resolução de problemas e impliquem verdadeiramente os alunos no seu processo de aprendizagem.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-22T14:23:52Z
2016-09-22T00:00:00Z
2016-09-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/6452
url http://hdl.handle.net/10348/6452
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137154058682368