Atitudes em Ciência(s) - Contributos para o estudo da sua estrutura e relevância no rendimento escolar de alunos do ensino básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/36561 |
Resumo: | A educação em ciências desempenha um papel social fundamental não só ao dotar os alunos dos conhecimentos e competências necessários para participarem como cidadãos conscientes e informados nas decisões de cariz científico-tecnológico cada vez mais importantes na sociedade atual, como motivando-os para continuarem a estudar ciências e a seguir carreiras científicas e tecnológicas indispensáveis para o desenvolvimento da sociedade. A importância das atitudes e outros construtos do domínio afetivo da educação é reconhecida desde há muito. Neste estudo partimos, destes pressupostos e da constatação da falta de estudos nesta área em Portugal estabelecemos como objetivo geral “Avaliar a capacidade preditiva de variáveis atitudinais no rendimento escolar de alunos do ensino básico nas disciplinas da área das Ciências Naturais.”. O estudo, que se encontra organizado sob a forma de artigos científicos, pretendeu assim analisar a validade de construto da escala de atitudes face à Físico-química em alunos do ensino básico, caraterizar os efeitos preditores das atitudes dos alunos no rendimento escolar e ainda avaliar a existência de diferenças de género nessas mesmas atitudes. Reconhecendo também a natureza multivariada do rendimento escolar incluímos nos estudos correlacionais e preditivos variáveis de tipo cognitivo – o raciocínio medido pela Bateria de Provas de Raciocínio (Almeida & Lemos, 2006). Os resultados obtidos permitiram estabelecer um modelo fatorial para as atitudes composto por quatro fatores: prazer na aprendizagem, ansiedade, competência e utilidade. Estes fatores demostraram, embora não de forma homogénea entre eles, estar correlacionados e apresentar capacidade preditiva para explicar de forma significativa o rendimento escolar dos alunos. Foram também encontradas diferenças de género favorecendo os rapazes nos fatores prazer na aprendizagem e competência. As possíveis explicações e implicações práticas destes resultados foram discutidas. Fazem-se ainda algumas sugestões sobre a importância de se considerarem as variáveis afetivas na educação em ciências no ensino básico; - Attitudes towards Science(s) - Contributions to the study of its structure and relevance in the school achievement of basic education students Abstract: Science education plays a fundamental social role not only by providing students with the knowledge and skills necessary to participate as conscious and informed citizens in the scientific-technological decisions increasingly critical in today's society but also by motivating them to continue studying sciences and to pursue scientific and technological careers indispensable for the development of society. The importance of attitudes and other constructs in the affective domain of education has long been recognized. In this study, we start from these assumptions and the lack of studies in this area in Portugal and establish as a general objective "Evaluate the predictive capacity of attitudinal variables in the school performance of basic education students in subjects in the area of Natural Sciences". The study, which is organized in the form of scientific articles, thus aimed to analyze the construct validity of the scale of attitudes towards Physical Chemistry in elementary school students, to characterize the predictive effects of students' attitudes on school performance and also to assess the existence of gender differences in these same attitudes. Also, recognizing the multivariate nature of school performance, we included cognitive variables– reasoning measured by the Reasoning Test Battery (Almeida & Lemos, 2006) in the correlational and predictive studies. The results allowed us to establish a factorial model for attitudes composed of four factors: pleasure in learning, anxiety, competence, and usefulness. These factors have shown, although not homogeneously between them, to be correlated and have a predictive ability to significantly explain students' academic performance. Gender differences were also found favoring boys in the factors pleasure in learning and competence. Possible explanations and practical implications of these results were discussed. Some suggestions are also made about the importance of considering affective variables in science education in middle school. |
id |
RCAP_18973d7945cffade3cddc8321bd73637 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/36561 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Atitudes em Ciência(s) - Contributos para o estudo da sua estrutura e relevância no rendimento escolar de alunos do ensino básicoAtitudes face à ciênciaRendimento académicoCapacidades de raciocínioFísico-químicaEnsino básicoAttitudes towards scienceAcademic achievementReasoning skillsPhysics-chemistryBasic educationA educação em ciências desempenha um papel social fundamental não só ao dotar os alunos dos conhecimentos e competências necessários para participarem como cidadãos conscientes e informados nas decisões de cariz científico-tecnológico cada vez mais importantes na sociedade atual, como motivando-os para continuarem a estudar ciências e a seguir carreiras científicas e tecnológicas indispensáveis para o desenvolvimento da sociedade. A importância das atitudes e outros construtos do domínio afetivo da educação é reconhecida desde há muito. Neste estudo partimos, destes pressupostos e da constatação da falta de estudos nesta área em Portugal estabelecemos como objetivo geral “Avaliar a capacidade preditiva de variáveis atitudinais no rendimento escolar de alunos do ensino básico nas disciplinas da área das Ciências Naturais.”. O estudo, que se encontra organizado sob a forma de artigos científicos, pretendeu assim analisar a validade de construto da escala de atitudes face à Físico-química em alunos do ensino básico, caraterizar os efeitos preditores das atitudes dos alunos no rendimento escolar e ainda avaliar a existência de diferenças de género nessas mesmas atitudes. Reconhecendo também a natureza multivariada do rendimento escolar incluímos nos estudos correlacionais e preditivos variáveis de tipo cognitivo – o raciocínio medido pela Bateria de Provas de Raciocínio (Almeida & Lemos, 2006). Os resultados obtidos permitiram estabelecer um modelo fatorial para as atitudes composto por quatro fatores: prazer na aprendizagem, ansiedade, competência e utilidade. Estes fatores demostraram, embora não de forma homogénea entre eles, estar correlacionados e apresentar capacidade preditiva para explicar de forma significativa o rendimento escolar dos alunos. Foram também encontradas diferenças de género favorecendo os rapazes nos fatores prazer na aprendizagem e competência. As possíveis explicações e implicações práticas destes resultados foram discutidas. Fazem-se ainda algumas sugestões sobre a importância de se considerarem as variáveis afetivas na educação em ciências no ensino básico; - Attitudes towards Science(s) - Contributions to the study of its structure and relevance in the school achievement of basic education students Abstract: Science education plays a fundamental social role not only by providing students with the knowledge and skills necessary to participate as conscious and informed citizens in the scientific-technological decisions increasingly critical in today's society but also by motivating them to continue studying sciences and to pursue scientific and technological careers indispensable for the development of society. The importance of attitudes and other constructs in the affective domain of education has long been recognized. In this study, we start from these assumptions and the lack of studies in this area in Portugal and establish as a general objective "Evaluate the predictive capacity of attitudinal variables in the school performance of basic education students in subjects in the area of Natural Sciences". The study, which is organized in the form of scientific articles, thus aimed to analyze the construct validity of the scale of attitudes towards Physical Chemistry in elementary school students, to characterize the predictive effects of students' attitudes on school performance and also to assess the existence of gender differences in these same attitudes. Also, recognizing the multivariate nature of school performance, we included cognitive variables– reasoning measured by the Reasoning Test Battery (Almeida & Lemos, 2006) in the correlational and predictive studies. The results allowed us to establish a factorial model for attitudes composed of four factors: pleasure in learning, anxiety, competence, and usefulness. These factors have shown, although not homogeneously between them, to be correlated and have a predictive ability to significantly explain students' academic performance. Gender differences were also found favoring boys in the factors pleasure in learning and competence. Possible explanations and practical implications of these results were discussed. Some suggestions are also made about the importance of considering affective variables in science education in middle school.Universidade de Évora2024-04-04T16:08:05Z2024-04-042023-09-15T00:00:00Zdoctoral thesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttp://hdl.handle.net/10174/36561http://hdl.handle.net/10174/36561TID:101712952porDepartamento de Pedagogia e Educaçãopnrcvv@gmail.com229Vília, Paulo Nuno Ribeiro de Carvalho Valérioinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-04-09T01:47:39Zoai:dspace.uevora.pt:10174/36561Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-04-09T01:47:39Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Atitudes em Ciência(s) - Contributos para o estudo da sua estrutura e relevância no rendimento escolar de alunos do ensino básico |
title |
Atitudes em Ciência(s) - Contributos para o estudo da sua estrutura e relevância no rendimento escolar de alunos do ensino básico |
spellingShingle |
Atitudes em Ciência(s) - Contributos para o estudo da sua estrutura e relevância no rendimento escolar de alunos do ensino básico Vília, Paulo Nuno Ribeiro de Carvalho Valério Atitudes face à ciência Rendimento académico Capacidades de raciocínio Físico-química Ensino básico Attitudes towards science Academic achievement Reasoning skills Physics-chemistry Basic education |
title_short |
Atitudes em Ciência(s) - Contributos para o estudo da sua estrutura e relevância no rendimento escolar de alunos do ensino básico |
title_full |
Atitudes em Ciência(s) - Contributos para o estudo da sua estrutura e relevância no rendimento escolar de alunos do ensino básico |
title_fullStr |
Atitudes em Ciência(s) - Contributos para o estudo da sua estrutura e relevância no rendimento escolar de alunos do ensino básico |
title_full_unstemmed |
Atitudes em Ciência(s) - Contributos para o estudo da sua estrutura e relevância no rendimento escolar de alunos do ensino básico |
title_sort |
Atitudes em Ciência(s) - Contributos para o estudo da sua estrutura e relevância no rendimento escolar de alunos do ensino básico |
author |
Vília, Paulo Nuno Ribeiro de Carvalho Valério |
author_facet |
Vília, Paulo Nuno Ribeiro de Carvalho Valério |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vília, Paulo Nuno Ribeiro de Carvalho Valério |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Atitudes face à ciência Rendimento académico Capacidades de raciocínio Físico-química Ensino básico Attitudes towards science Academic achievement Reasoning skills Physics-chemistry Basic education |
topic |
Atitudes face à ciência Rendimento académico Capacidades de raciocínio Físico-química Ensino básico Attitudes towards science Academic achievement Reasoning skills Physics-chemistry Basic education |
description |
A educação em ciências desempenha um papel social fundamental não só ao dotar os alunos dos conhecimentos e competências necessários para participarem como cidadãos conscientes e informados nas decisões de cariz científico-tecnológico cada vez mais importantes na sociedade atual, como motivando-os para continuarem a estudar ciências e a seguir carreiras científicas e tecnológicas indispensáveis para o desenvolvimento da sociedade. A importância das atitudes e outros construtos do domínio afetivo da educação é reconhecida desde há muito. Neste estudo partimos, destes pressupostos e da constatação da falta de estudos nesta área em Portugal estabelecemos como objetivo geral “Avaliar a capacidade preditiva de variáveis atitudinais no rendimento escolar de alunos do ensino básico nas disciplinas da área das Ciências Naturais.”. O estudo, que se encontra organizado sob a forma de artigos científicos, pretendeu assim analisar a validade de construto da escala de atitudes face à Físico-química em alunos do ensino básico, caraterizar os efeitos preditores das atitudes dos alunos no rendimento escolar e ainda avaliar a existência de diferenças de género nessas mesmas atitudes. Reconhecendo também a natureza multivariada do rendimento escolar incluímos nos estudos correlacionais e preditivos variáveis de tipo cognitivo – o raciocínio medido pela Bateria de Provas de Raciocínio (Almeida & Lemos, 2006). Os resultados obtidos permitiram estabelecer um modelo fatorial para as atitudes composto por quatro fatores: prazer na aprendizagem, ansiedade, competência e utilidade. Estes fatores demostraram, embora não de forma homogénea entre eles, estar correlacionados e apresentar capacidade preditiva para explicar de forma significativa o rendimento escolar dos alunos. Foram também encontradas diferenças de género favorecendo os rapazes nos fatores prazer na aprendizagem e competência. As possíveis explicações e implicações práticas destes resultados foram discutidas. Fazem-se ainda algumas sugestões sobre a importância de se considerarem as variáveis afetivas na educação em ciências no ensino básico; - Attitudes towards Science(s) - Contributions to the study of its structure and relevance in the school achievement of basic education students Abstract: Science education plays a fundamental social role not only by providing students with the knowledge and skills necessary to participate as conscious and informed citizens in the scientific-technological decisions increasingly critical in today's society but also by motivating them to continue studying sciences and to pursue scientific and technological careers indispensable for the development of society. The importance of attitudes and other constructs in the affective domain of education has long been recognized. In this study, we start from these assumptions and the lack of studies in this area in Portugal and establish as a general objective "Evaluate the predictive capacity of attitudinal variables in the school performance of basic education students in subjects in the area of Natural Sciences". The study, which is organized in the form of scientific articles, thus aimed to analyze the construct validity of the scale of attitudes towards Physical Chemistry in elementary school students, to characterize the predictive effects of students' attitudes on school performance and also to assess the existence of gender differences in these same attitudes. Also, recognizing the multivariate nature of school performance, we included cognitive variables– reasoning measured by the Reasoning Test Battery (Almeida & Lemos, 2006) in the correlational and predictive studies. The results allowed us to establish a factorial model for attitudes composed of four factors: pleasure in learning, anxiety, competence, and usefulness. These factors have shown, although not homogeneously between them, to be correlated and have a predictive ability to significantly explain students' academic performance. Gender differences were also found favoring boys in the factors pleasure in learning and competence. Possible explanations and practical implications of these results were discussed. Some suggestions are also made about the importance of considering affective variables in science education in middle school. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-09-15T00:00:00Z 2024-04-04T16:08:05Z 2024-04-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
doctoral thesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/36561 http://hdl.handle.net/10174/36561 TID:101712952 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/36561 |
identifier_str_mv |
TID:101712952 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Departamento de Pedagogia e Educação pnrcvv@gmail.com 229 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817543248498917376 |