Atitudes em Ciência(s) - Contributos para o estudo da sua estrutura e relevância no rendimento escolar de alunos do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vília, Paulo Nuno Ribeiro de Carvalho Valério
Data de Publicação: 2023
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/36561
Resumo: A educação em ciências desempenha um papel social fundamental não só ao dotar os alunos dos conhecimentos e competências necessários para participarem como cidadãos conscientes e informados nas decisões de cariz científico-tecnológico cada vez mais importantes na sociedade atual, como motivando-os para continuarem a estudar ciências e a seguir carreiras científicas e tecnológicas indispensáveis para o desenvolvimento da sociedade. A importância das atitudes e outros construtos do domínio afetivo da educação é reconhecida desde há muito. Neste estudo partimos, destes pressupostos e da constatação da falta de estudos nesta área em Portugal estabelecemos como objetivo geral “Avaliar a capacidade preditiva de variáveis atitudinais no rendimento escolar de alunos do ensino básico nas disciplinas da área das Ciências Naturais.”. O estudo, que se encontra organizado sob a forma de artigos científicos, pretendeu assim analisar a validade de construto da escala de atitudes face à Físico-química em alunos do ensino básico, caraterizar os efeitos preditores das atitudes dos alunos no rendimento escolar e ainda avaliar a existência de diferenças de género nessas mesmas atitudes. Reconhecendo também a natureza multivariada do rendimento escolar incluímos nos estudos correlacionais e preditivos variáveis de tipo cognitivo – o raciocínio medido pela Bateria de Provas de Raciocínio (Almeida & Lemos, 2006). Os resultados obtidos permitiram estabelecer um modelo fatorial para as atitudes composto por quatro fatores: prazer na aprendizagem, ansiedade, competência e utilidade. Estes fatores demostraram, embora não de forma homogénea entre eles, estar correlacionados e apresentar capacidade preditiva para explicar de forma significativa o rendimento escolar dos alunos. Foram também encontradas diferenças de género favorecendo os rapazes nos fatores prazer na aprendizagem e competência. As possíveis explicações e implicações práticas destes resultados foram discutidas. Fazem-se ainda algumas sugestões sobre a importância de se considerarem as variáveis afetivas na educação em ciências no ensino básico; - Attitudes towards Science(s) - Contributions to the study of its structure and relevance in the school achievement of basic education students Abstract: Science education plays a fundamental social role not only by providing students with the knowledge and skills necessary to participate as conscious and informed citizens in the scientific-technological decisions increasingly critical in today's society but also by motivating them to continue studying sciences and to pursue scientific and technological careers indispensable for the development of society. The importance of attitudes and other constructs in the affective domain of education has long been recognized. In this study, we start from these assumptions and the lack of studies in this area in Portugal and establish as a general objective "Evaluate the predictive capacity of attitudinal variables in the school performance of basic education students in subjects in the area of Natural Sciences". The study, which is organized in the form of scientific articles, thus aimed to analyze the construct validity of the scale of attitudes towards Physical Chemistry in elementary school students, to characterize the predictive effects of students' attitudes on school performance and also to assess the existence of gender differences in these same attitudes. Also, recognizing the multivariate nature of school performance, we included cognitive variables– reasoning measured by the Reasoning Test Battery (Almeida & Lemos, 2006) in the correlational and predictive studies. The results allowed us to establish a factorial model for attitudes composed of four factors: pleasure in learning, anxiety, competence, and usefulness. These factors have shown, although not homogeneously between them, to be correlated and have a predictive ability to significantly explain students' academic performance. Gender differences were also found favoring boys in the factors pleasure in learning and competence. Possible explanations and practical implications of these results were discussed. Some suggestions are also made about the importance of considering affective variables in science education in middle school.
id RCAP_18973d7945cffade3cddc8321bd73637
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/36561
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Atitudes em Ciência(s) - Contributos para o estudo da sua estrutura e relevância no rendimento escolar de alunos do ensino básicoAtitudes face à ciênciaRendimento académicoCapacidades de raciocínioFísico-químicaEnsino básicoAttitudes towards scienceAcademic achievementReasoning skillsPhysics-chemistryBasic educationA educação em ciências desempenha um papel social fundamental não só ao dotar os alunos dos conhecimentos e competências necessários para participarem como cidadãos conscientes e informados nas decisões de cariz científico-tecnológico cada vez mais importantes na sociedade atual, como motivando-os para continuarem a estudar ciências e a seguir carreiras científicas e tecnológicas indispensáveis para o desenvolvimento da sociedade. A importância das atitudes e outros construtos do domínio afetivo da educação é reconhecida desde há muito. Neste estudo partimos, destes pressupostos e da constatação da falta de estudos nesta área em Portugal estabelecemos como objetivo geral “Avaliar a capacidade preditiva de variáveis atitudinais no rendimento escolar de alunos do ensino básico nas disciplinas da área das Ciências Naturais.”. O estudo, que se encontra organizado sob a forma de artigos científicos, pretendeu assim analisar a validade de construto da escala de atitudes face à Físico-química em alunos do ensino básico, caraterizar os efeitos preditores das atitudes dos alunos no rendimento escolar e ainda avaliar a existência de diferenças de género nessas mesmas atitudes. Reconhecendo também a natureza multivariada do rendimento escolar incluímos nos estudos correlacionais e preditivos variáveis de tipo cognitivo – o raciocínio medido pela Bateria de Provas de Raciocínio (Almeida & Lemos, 2006). Os resultados obtidos permitiram estabelecer um modelo fatorial para as atitudes composto por quatro fatores: prazer na aprendizagem, ansiedade, competência e utilidade. Estes fatores demostraram, embora não de forma homogénea entre eles, estar correlacionados e apresentar capacidade preditiva para explicar de forma significativa o rendimento escolar dos alunos. Foram também encontradas diferenças de género favorecendo os rapazes nos fatores prazer na aprendizagem e competência. As possíveis explicações e implicações práticas destes resultados foram discutidas. Fazem-se ainda algumas sugestões sobre a importância de se considerarem as variáveis afetivas na educação em ciências no ensino básico; - Attitudes towards Science(s) - Contributions to the study of its structure and relevance in the school achievement of basic education students Abstract: Science education plays a fundamental social role not only by providing students with the knowledge and skills necessary to participate as conscious and informed citizens in the scientific-technological decisions increasingly critical in today's society but also by motivating them to continue studying sciences and to pursue scientific and technological careers indispensable for the development of society. The importance of attitudes and other constructs in the affective domain of education has long been recognized. In this study, we start from these assumptions and the lack of studies in this area in Portugal and establish as a general objective "Evaluate the predictive capacity of attitudinal variables in the school performance of basic education students in subjects in the area of Natural Sciences". The study, which is organized in the form of scientific articles, thus aimed to analyze the construct validity of the scale of attitudes towards Physical Chemistry in elementary school students, to characterize the predictive effects of students' attitudes on school performance and also to assess the existence of gender differences in these same attitudes. Also, recognizing the multivariate nature of school performance, we included cognitive variables– reasoning measured by the Reasoning Test Battery (Almeida & Lemos, 2006) in the correlational and predictive studies. The results allowed us to establish a factorial model for attitudes composed of four factors: pleasure in learning, anxiety, competence, and usefulness. These factors have shown, although not homogeneously between them, to be correlated and have a predictive ability to significantly explain students' academic performance. Gender differences were also found favoring boys in the factors pleasure in learning and competence. Possible explanations and practical implications of these results were discussed. Some suggestions are also made about the importance of considering affective variables in science education in middle school.Universidade de Évora2024-04-04T16:08:05Z2024-04-042023-09-15T00:00:00Zdoctoral thesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttp://hdl.handle.net/10174/36561http://hdl.handle.net/10174/36561TID:101712952porDepartamento de Pedagogia e Educaçãopnrcvv@gmail.com229Vília, Paulo Nuno Ribeiro de Carvalho Valérioinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-04-09T01:47:39Zoai:dspace.uevora.pt:10174/36561Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-04-09T01:47:39Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Atitudes em Ciência(s) - Contributos para o estudo da sua estrutura e relevância no rendimento escolar de alunos do ensino básico
title Atitudes em Ciência(s) - Contributos para o estudo da sua estrutura e relevância no rendimento escolar de alunos do ensino básico
spellingShingle Atitudes em Ciência(s) - Contributos para o estudo da sua estrutura e relevância no rendimento escolar de alunos do ensino básico
Vília, Paulo Nuno Ribeiro de Carvalho Valério
Atitudes face à ciência
Rendimento académico
Capacidades de raciocínio
Físico-química
Ensino básico
Attitudes towards science
Academic achievement
Reasoning skills
Physics-chemistry
Basic education
title_short Atitudes em Ciência(s) - Contributos para o estudo da sua estrutura e relevância no rendimento escolar de alunos do ensino básico
title_full Atitudes em Ciência(s) - Contributos para o estudo da sua estrutura e relevância no rendimento escolar de alunos do ensino básico
title_fullStr Atitudes em Ciência(s) - Contributos para o estudo da sua estrutura e relevância no rendimento escolar de alunos do ensino básico
title_full_unstemmed Atitudes em Ciência(s) - Contributos para o estudo da sua estrutura e relevância no rendimento escolar de alunos do ensino básico
title_sort Atitudes em Ciência(s) - Contributos para o estudo da sua estrutura e relevância no rendimento escolar de alunos do ensino básico
author Vília, Paulo Nuno Ribeiro de Carvalho Valério
author_facet Vília, Paulo Nuno Ribeiro de Carvalho Valério
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vília, Paulo Nuno Ribeiro de Carvalho Valério
dc.subject.por.fl_str_mv Atitudes face à ciência
Rendimento académico
Capacidades de raciocínio
Físico-química
Ensino básico
Attitudes towards science
Academic achievement
Reasoning skills
Physics-chemistry
Basic education
topic Atitudes face à ciência
Rendimento académico
Capacidades de raciocínio
Físico-química
Ensino básico
Attitudes towards science
Academic achievement
Reasoning skills
Physics-chemistry
Basic education
description A educação em ciências desempenha um papel social fundamental não só ao dotar os alunos dos conhecimentos e competências necessários para participarem como cidadãos conscientes e informados nas decisões de cariz científico-tecnológico cada vez mais importantes na sociedade atual, como motivando-os para continuarem a estudar ciências e a seguir carreiras científicas e tecnológicas indispensáveis para o desenvolvimento da sociedade. A importância das atitudes e outros construtos do domínio afetivo da educação é reconhecida desde há muito. Neste estudo partimos, destes pressupostos e da constatação da falta de estudos nesta área em Portugal estabelecemos como objetivo geral “Avaliar a capacidade preditiva de variáveis atitudinais no rendimento escolar de alunos do ensino básico nas disciplinas da área das Ciências Naturais.”. O estudo, que se encontra organizado sob a forma de artigos científicos, pretendeu assim analisar a validade de construto da escala de atitudes face à Físico-química em alunos do ensino básico, caraterizar os efeitos preditores das atitudes dos alunos no rendimento escolar e ainda avaliar a existência de diferenças de género nessas mesmas atitudes. Reconhecendo também a natureza multivariada do rendimento escolar incluímos nos estudos correlacionais e preditivos variáveis de tipo cognitivo – o raciocínio medido pela Bateria de Provas de Raciocínio (Almeida & Lemos, 2006). Os resultados obtidos permitiram estabelecer um modelo fatorial para as atitudes composto por quatro fatores: prazer na aprendizagem, ansiedade, competência e utilidade. Estes fatores demostraram, embora não de forma homogénea entre eles, estar correlacionados e apresentar capacidade preditiva para explicar de forma significativa o rendimento escolar dos alunos. Foram também encontradas diferenças de género favorecendo os rapazes nos fatores prazer na aprendizagem e competência. As possíveis explicações e implicações práticas destes resultados foram discutidas. Fazem-se ainda algumas sugestões sobre a importância de se considerarem as variáveis afetivas na educação em ciências no ensino básico; - Attitudes towards Science(s) - Contributions to the study of its structure and relevance in the school achievement of basic education students Abstract: Science education plays a fundamental social role not only by providing students with the knowledge and skills necessary to participate as conscious and informed citizens in the scientific-technological decisions increasingly critical in today's society but also by motivating them to continue studying sciences and to pursue scientific and technological careers indispensable for the development of society. The importance of attitudes and other constructs in the affective domain of education has long been recognized. In this study, we start from these assumptions and the lack of studies in this area in Portugal and establish as a general objective "Evaluate the predictive capacity of attitudinal variables in the school performance of basic education students in subjects in the area of Natural Sciences". The study, which is organized in the form of scientific articles, thus aimed to analyze the construct validity of the scale of attitudes towards Physical Chemistry in elementary school students, to characterize the predictive effects of students' attitudes on school performance and also to assess the existence of gender differences in these same attitudes. Also, recognizing the multivariate nature of school performance, we included cognitive variables– reasoning measured by the Reasoning Test Battery (Almeida & Lemos, 2006) in the correlational and predictive studies. The results allowed us to establish a factorial model for attitudes composed of four factors: pleasure in learning, anxiety, competence, and usefulness. These factors have shown, although not homogeneously between them, to be correlated and have a predictive ability to significantly explain students' academic performance. Gender differences were also found favoring boys in the factors pleasure in learning and competence. Possible explanations and practical implications of these results were discussed. Some suggestions are also made about the importance of considering affective variables in science education in middle school.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-09-15T00:00:00Z
2024-04-04T16:08:05Z
2024-04-04
dc.type.driver.fl_str_mv doctoral thesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/36561
http://hdl.handle.net/10174/36561
TID:101712952
url http://hdl.handle.net/10174/36561
identifier_str_mv TID:101712952
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Pedagogia e Educação
pnrcvv@gmail.com
229
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817543248498917376