A inclusão dos alunos com problemática motora numa escola da parte leste de Angola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luanda, Graça
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.12207/4832
Resumo: O presente estudo parte de um caso específico, uma escola da parte leste de Angola, com o objetivo de - Conhecer como se processa a Inclusão dos Alunos com Problemática Motora -. A origem deste estudo está relacionada com a localização geográfica da escola onde a diversidade de alunos é maior e o facto de se questionar as condições de acessibilidade da mesma, considerando o conceito de acessibilidade de forma holística. Utilizou-se como técnicas de recolhas de dados o questionário dirigido aos (professores, alunos), a entrevista diretiva ao (Diretor da escola) e a observação das acessibilidades da escola, (momentos de recreios, salas de aula, corredores). Os dados recolhidos permitiram perceber como é feita a inclusão dos alunos com problemática motora. Embora a perceção, atitudes dos professores e alunos sejam favoráveis, encontraram-se barreiras à inclusão de alunos com problemática motora, sendo as barreiras físicas e organizacionais as principais. Para melhorar o processo de inclusão o governo, deve disponibilizar condições adequadas de infraestruturas escolares permanentes, formação e capacitação dos professores para estes desenvolverem as suas competências.
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