Fotografia concreta: tensões e limites

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leitão, Alberto Achega
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/27810
Resumo: Vivemos numa época onde a fotografia é utilizada em massa e com pouco critério, levando assim à sua banalização. Depois de vários anos a estudar fotografia, sentiu-se a necessidade de pensar a fotografia como objeto independente e auto-referencial. “Fotografia Concreta: tensões e limites” é um projeto experimental fotográfico que, através de técnicas laboratoriais, analógicas e digitais, procura explorar a Fotografia Concreta. Distinguindo os conceitos de Abstrato e Concreto, exploram-se as possibilidades de uma fotografia auto-referencial e as técnicas com as quais é possível realizá-la. Ao longo deste projeto, vai-se pôr em causa a utilização da lente fotográfica, o sistema digital e o corpo da imagem. Procurando imagens que apenas apresentam o registo da luz, este projeto interroga a capacidade que a fotografia tem para criar imagens sem qualquer tipo de iconicidade. Procurando a imagem fotográfica pura, este projeto cria imagens que tentam encontrar o extremo da Fotografia Concreta.
id RCAP_189d95ff338c5db3bb2f8214ae96895b
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/27810
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Fotografia concreta: tensões e limitesFotografiaFotografia concretaFotografia abstrataArte concretaProjeto de mestradoVivemos numa época onde a fotografia é utilizada em massa e com pouco critério, levando assim à sua banalização. Depois de vários anos a estudar fotografia, sentiu-se a necessidade de pensar a fotografia como objeto independente e auto-referencial. “Fotografia Concreta: tensões e limites” é um projeto experimental fotográfico que, através de técnicas laboratoriais, analógicas e digitais, procura explorar a Fotografia Concreta. Distinguindo os conceitos de Abstrato e Concreto, exploram-se as possibilidades de uma fotografia auto-referencial e as técnicas com as quais é possível realizá-la. Ao longo deste projeto, vai-se pôr em causa a utilização da lente fotográfica, o sistema digital e o corpo da imagem. Procurando imagens que apenas apresentam o registo da luz, este projeto interroga a capacidade que a fotografia tem para criar imagens sem qualquer tipo de iconicidade. Procurando a imagem fotográfica pura, este projeto cria imagens que tentam encontrar o extremo da Fotografia Concreta.We live in an age were photography is trivialized due to intense use and lack of criterion. After several years studying photography, the need was felt to think of photography as an independent and self-referential object. “Concrete Photography: tensions and limits” is an experimental photographic project that, through laboratory, analog and digital techinques, seeks to explore Concrete Photography. Distinguishing the concepts of Abstract and Concrete, this project explores the possibility of a selfreferential photograph and the techniques with which it can be created. Throughout this project, the use of the photographic lens, the digital and the body of the image will be questioned. Trying to create a photograph that only represents light, this poject questions the ability that photography has to create images without any kind of iconicity. Looking for the pure photographic image, this project creates images to try and get to the extreme of Concrete Photography.Figueiredo, FilipeRepositório ComumLeitão, Alberto Achega2019-02-13T12:22:59Z2019-01-01T00:00:00Z2019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/27810202168824porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T14:39:25Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/27810Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:13:20.776556Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Fotografia concreta: tensões e limites
title Fotografia concreta: tensões e limites
spellingShingle Fotografia concreta: tensões e limites
Leitão, Alberto Achega
Fotografia
Fotografia concreta
Fotografia abstrata
Arte concreta
Projeto de mestrado
title_short Fotografia concreta: tensões e limites
title_full Fotografia concreta: tensões e limites
title_fullStr Fotografia concreta: tensões e limites
title_full_unstemmed Fotografia concreta: tensões e limites
title_sort Fotografia concreta: tensões e limites
author Leitão, Alberto Achega
author_facet Leitão, Alberto Achega
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Figueiredo, Filipe
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Leitão, Alberto Achega
dc.subject.por.fl_str_mv Fotografia
Fotografia concreta
Fotografia abstrata
Arte concreta
Projeto de mestrado
topic Fotografia
Fotografia concreta
Fotografia abstrata
Arte concreta
Projeto de mestrado
description Vivemos numa época onde a fotografia é utilizada em massa e com pouco critério, levando assim à sua banalização. Depois de vários anos a estudar fotografia, sentiu-se a necessidade de pensar a fotografia como objeto independente e auto-referencial. “Fotografia Concreta: tensões e limites” é um projeto experimental fotográfico que, através de técnicas laboratoriais, analógicas e digitais, procura explorar a Fotografia Concreta. Distinguindo os conceitos de Abstrato e Concreto, exploram-se as possibilidades de uma fotografia auto-referencial e as técnicas com as quais é possível realizá-la. Ao longo deste projeto, vai-se pôr em causa a utilização da lente fotográfica, o sistema digital e o corpo da imagem. Procurando imagens que apenas apresentam o registo da luz, este projeto interroga a capacidade que a fotografia tem para criar imagens sem qualquer tipo de iconicidade. Procurando a imagem fotográfica pura, este projeto cria imagens que tentam encontrar o extremo da Fotografia Concreta.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-02-13T12:22:59Z
2019-01-01T00:00:00Z
2019-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/27810
202168824
url http://hdl.handle.net/10400.26/27810
identifier_str_mv 202168824
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130000666918912