Os media e as questões ambientais na comunidade escolar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/4498 |
Resumo: | As estratégias de desenvolvimento preconizam a incorporação da componente ambiental em todas as áreas da actividade educativa, económica e social. O trabalho desenvolvido pretendeu efectuar um estudo que contribuísse para a percepção do papel dos media no incremento de conceitos sobre Educação Ambiental, através da recolha de informações sobre a comunidade educativa, em duas escolas localizadas em áreas distintas do Distrito de Aveiro, nomeadamente, o Colégio de Nossa Senhora da Apresentação (Calvão), zona próxima do litoral, e a Escola Secundária de Oliveira do Bairro, situada mais a interior do Distrito, factores que conferiram contrastes educativos e sociais particulares. O trabalho de investigação desenvolveu-se com o objectivo de: (i) caracterizar o perfil de cada grupo de participantes; (ii) conhecer as concepções de cada grupo acerca dos papel dos media na sua educação ambiental; (iii) inferir a percepção de cada grupo no que se refere à melhoria da sua educação ambiental através dos media; (iv) avaliar a contribuição dos media para o aumento da circulação da informação sobre as questões ambientais. O estudo foi baseado em diversos inquéritos semi-estruturados com alunos do 10º ano de escolaridade, pais/encarregados de educação, docentes e outros membros da comunidade educativa. Os inquéritos incluíram abordagens temáticas multidisciplinares das questões ambientais, de modo a estabelecer ligações entre os currículos escolares e as actividades económicas. Nos inquéritos escritos constavam questões de resposta fechada, aberta e ainda de escolha múltipla, envolvendo 50 alunos, 17 pais/encarregados de educação, 39 docentes, 30 auxiliares de educação e 4 vereadores. O recurso ao questionário escrito permitiu inquirir uma amostra de grandes dimensões com alguma facilidade, garantindo o seu anonimato, condição importante para os inquiridos responderem de forma autêntica às questões formuladas. Este recurso permitiu ainda, no caso dos alunos, a escolha da hora da sua aplicação, de modo a prejudicar o menos possível o decurso dos tempos lectivos nas duas turmas em causa. Duas importantes considerações foram tomadas para que se preferisse o questionário maioritariamente de questões fechadas: (i) permite conhecer a opinião dos inquiridos face às alternativas apresentadas como resposta; (ii) permite recolher um grande número de dados com relativa facilidade. As questões abertas proporcionaram por outro lado aos inquiridos a possibilidade de realizarem algumas sugestões e opiniões pessoais, minimizando algumas limitações existentes associadas às alternativas de escolha nas questões de resposta fechada. A construção deste inquérito foi baseado em três temáticas principais: o contexto social, o contexto educativo e o contexto cultural dos alunos. Esta abordagem teve como objectivo principal a recolha de informação a três níveis distintos e com objectivos diferentes. Os resultados mostraram que a Educação Ambiental deve, pela sua natureza, ser proporcionada a todas as comunidades, tendo em conta as necessidades, interesses e motivações dos vários grupos etários e categorias sócioocupacionais. Deve orientar-se para ajudar o público em geral (crianças, adolescentes e adultos) e a preocupar-se com eles. Assim, os conteúdos educacionais, métodos e material para ensino deverão ser adaptados às necessidades da aprendizagem acerca do ambiente. Como a Educação Ambiental deve ser um processo para toda a vida, disponível para todos, deve direccionar-se a todos os níveis educacionais dentro e fora da escola. Além disso, a educação assumirá assim um papel essencial na prevenção e resolução de problemas ambientais. Sendo parte integrante de processos educativos, deve centrar-se em problemas práticos e conceptuais, desenvolvendo o seu carácter interdisciplinar. Requer-se, assim, algo mais do que uma mera troca de informação e de conhecimento. A inclusão de Educação Ambiental na Educação Formal pressupõe abordagens interdisciplinares e que podem ir desde a introdução de componentes ambientais nas diferentes disciplinas tradicionais, até à integração dessas disciplinas em projectos relacionados com o ambiente. Os alunos e outras pessoas ligadas ao processo educativo poderão portanto ser ajudadas a observar, a reflectir, a investigar de modo a adquirir por meio de experiências várias, a compreensão cada vez maior do Ambiente. Já não se apelará à simples memorização de matéria, principalmente por parte dos alunos, já que estes deverão identificar “eles próprios, a que valores devem aderir, não por doutrinamento moral ou ideologização mas através do contacto vivo com o Ambiente que os rodeia”. |
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O trabalho de investigação desenvolveu-se com o objectivo de: (i) caracterizar o perfil de cada grupo de participantes; (ii) conhecer as concepções de cada grupo acerca dos papel dos media na sua educação ambiental; (iii) inferir a percepção de cada grupo no que se refere à melhoria da sua educação ambiental através dos media; (iv) avaliar a contribuição dos media para o aumento da circulação da informação sobre as questões ambientais. O estudo foi baseado em diversos inquéritos semi-estruturados com alunos do 10º ano de escolaridade, pais/encarregados de educação, docentes e outros membros da comunidade educativa. Os inquéritos incluíram abordagens temáticas multidisciplinares das questões ambientais, de modo a estabelecer ligações entre os currículos escolares e as actividades económicas. Nos inquéritos escritos constavam questões de resposta fechada, aberta e ainda de escolha múltipla, envolvendo 50 alunos, 17 pais/encarregados de educação, 39 docentes, 30 auxiliares de educação e 4 vereadores. O recurso ao questionário escrito permitiu inquirir uma amostra de grandes dimensões com alguma facilidade, garantindo o seu anonimato, condição importante para os inquiridos responderem de forma autêntica às questões formuladas. Este recurso permitiu ainda, no caso dos alunos, a escolha da hora da sua aplicação, de modo a prejudicar o menos possível o decurso dos tempos lectivos nas duas turmas em causa. Duas importantes considerações foram tomadas para que se preferisse o questionário maioritariamente de questões fechadas: (i) permite conhecer a opinião dos inquiridos face às alternativas apresentadas como resposta; (ii) permite recolher um grande número de dados com relativa facilidade. As questões abertas proporcionaram por outro lado aos inquiridos a possibilidade de realizarem algumas sugestões e opiniões pessoais, minimizando algumas limitações existentes associadas às alternativas de escolha nas questões de resposta fechada. A construção deste inquérito foi baseado em três temáticas principais: o contexto social, o contexto educativo e o contexto cultural dos alunos. Esta abordagem teve como objectivo principal a recolha de informação a três níveis distintos e com objectivos diferentes. Os resultados mostraram que a Educação Ambiental deve, pela sua natureza, ser proporcionada a todas as comunidades, tendo em conta as necessidades, interesses e motivações dos vários grupos etários e categorias sócioocupacionais. Deve orientar-se para ajudar o público em geral (crianças, adolescentes e adultos) e a preocupar-se com eles. Assim, os conteúdos educacionais, métodos e material para ensino deverão ser adaptados às necessidades da aprendizagem acerca do ambiente. Como a Educação Ambiental deve ser um processo para toda a vida, disponível para todos, deve direccionar-se a todos os níveis educacionais dentro e fora da escola. Além disso, a educação assumirá assim um papel essencial na prevenção e resolução de problemas ambientais. Sendo parte integrante de processos educativos, deve centrar-se em problemas práticos e conceptuais, desenvolvendo o seu carácter interdisciplinar. Requer-se, assim, algo mais do que uma mera troca de informação e de conhecimento. A inclusão de Educação Ambiental na Educação Formal pressupõe abordagens interdisciplinares e que podem ir desde a introdução de componentes ambientais nas diferentes disciplinas tradicionais, até à integração dessas disciplinas em projectos relacionados com o ambiente. Os alunos e outras pessoas ligadas ao processo educativo poderão portanto ser ajudadas a observar, a reflectir, a investigar de modo a adquirir por meio de experiências várias, a compreensão cada vez maior do Ambiente. Já não se apelará à simples memorização de matéria, principalmente por parte dos alunos, já que estes deverão identificar “eles próprios, a que valores devem aderir, não por doutrinamento moral ou ideologização mas através do contacto vivo com o Ambiente que os rodeia”.The development strategies defend the introduction of the environmental component in all areas of educational, economical and social activities. The aim of this project was to study the role played by the media in the increasing of knowledge of Environmental Education. This study was made by gathering information in the school community, mainly in two schools located in different areas of the district of Aveiro: Colégio de Nossa Senhora da Apresentação (located in Calvão, near the coast) and the Secondary School of Oliveira do Bairro (located in the interior). This difference in terms of geographical location made it possible to observe particular educational and social contrasts. The project was developed having in mind different aims: (i) to characterize the profile of each group of people participating in the process; (ii) to find out what each group thinks of the role played by the media in what concerns environmental education; (iii) to point out the perception of the different groups about the improvement of their knowledge of environmental education through the media; (iv) to evaluate the contribution of the media in the increasing of information about environmental issues in general. This study was based on a survey made using different questionnaires which had previously been written with the help of 10th grade students, parents, teachers and other members of the school community. These questionnaires included questions about environmental issues in different areas and school subjects so that a connection between school curriculum and economical activities could be established. The questions used in the survey were restricted answer, open answer and multiple choice type. 50 students, 17 parents, 39 teachers, 30 people working in different areas at school and 4 town-councillors answered the questionnaires. The use of these written questionnaires made it possible for me to relatively easily inquire different groups of people and at the same time guarantee the answers remained anonymous, which was a very important condition for the inquired people to answer as honestly as required. It also gave the students the possibility to choose their own timing in order to interfere as less as possible with their school activities. The most used questions were the restricted answer type ones and the two main reasons for this choice were: (i) they let us know the opinion of the inquired ones about the different matters ; (ii) they allow a huge gathering of data. On the other hand, the open answer questions enable the inquired to make suggestions and give their opinion on the matters, which reduces some of the limitations associated with the alternatives given in the restricted answer type questions. The questionnaire was based on the social, educational and cultural context of the students. Its main purpose was to collect information at three distinct levels and with different aims. The results showed that the Environmental Education should, due to his nature, be presented to all communities according to the needs, interests and motivations of the different age and social/occupational groups. It should help people in general (children, teenagers and adults) and care about them. Therefore the syllabus, teaching methods and materials should be adapted to the learning necessities in what concerns the environmental studies. As the Environmental Education should be a whole life process, available for everyone, it must be directed to all educational levels, in and outside the school. Besides that, education will assume an essencial role in the prevention and solution of environmental problems. Being a part of the education process it must centre itself in practical problems, developing its interdisciplinar character. The introduction of the Environmental Education at school asks for more than a simple exchange of information and knowledge. It asks for an interdisciplinar approach that can go from the introduction of environmental components in the different school traditional subjects until the integration of those subjects in project works related with the environment. Students and other people working together in all educational process may therefore be helped to observe, analyse, think and investigate in order to obtain through various experiences a better and greater comprehension of the environment. You can’t simply ask students to know things by heart. They should be able to identify themselves the values that should guide their lives and behaviour, not because they are imposed a certain moral or ideology, but because they have a real and close contact with the environment that surrounds them.Universidade de Aveiro2011-12-12T18:55:35Z2006-01-01T00:00:00Z2006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/4498porFrancisco, Sílvia Mariainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:05:12Zoai:ria.ua.pt:10773/4498Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:42:26.918454Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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