Estudo experimental para medir os efeitos do Coaching no comportamento escolar de alunos universitários

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Joana Raquel Pinheiro da
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/3347
Resumo: Coaching é um processo que estimula e permite a aprendizagem e o desenvolvimento, e assim, a melhoria da performance/desempenho do indivíduo. A relação de Coaching é habitualmente de curto prazo focada em aspetos específicos da vida do coachee, ajudando-o a atingir determinadas capacidades/competências de forma a alcançar os objetivos que definiu. Em Portugal, dentro do nosso conhecimento, não se conhecem experiências realizadas na área do Coaching educacional em Universidades. Por essa razão este estudo pretendeu perceber qual o impacto de um trabalho experimental de Coaching de grupo, em alunos universitários, no sucesso escolar, sendo que se espera obter efeitos positivos e diferenças significativas entre os alunos. Foi apresentado o estudo aos discentes e solicitou-se que quem estivesse interessado para se voluntariar (uma vez, que no Coaching nada pode ser por “obrigação”). Dos alunos que se voluntariaram, seis pertenciam ao primeiro ano do curso de Ciências do Desporto e quatro ao respetivo mestrado. Para se analisar os resultados definiram-se variáveis que caraterizavam a situação escolar de cada aluno: notas dos alunos no primeiro e no segundo semestre, de maneira a se conseguir relacionar o antes e o após Coaching. Os resultados que foram obtidos, quer nos alunos de Licenciatura quer em Mestrado, confirmam a intuição que se tinha quando se definiu o objetivo deste estudo, ou seja, parecem existir efeitos positivos e diferenças significativas nos alunos que tiveram contato com o Coaching em comparação com os restantes colegas.
id RCAP_18ab33064db5e113aebc6edf355beb94
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/3347
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estudo experimental para medir os efeitos do Coaching no comportamento escolar de alunos universitáriosCoachingCoaching - Desempenho profissionalCoaching - Desempenho pessoalCoaching educacionalCoaching - Comportamento escolar - Alunos universitáriosCoaching é um processo que estimula e permite a aprendizagem e o desenvolvimento, e assim, a melhoria da performance/desempenho do indivíduo. A relação de Coaching é habitualmente de curto prazo focada em aspetos específicos da vida do coachee, ajudando-o a atingir determinadas capacidades/competências de forma a alcançar os objetivos que definiu. Em Portugal, dentro do nosso conhecimento, não se conhecem experiências realizadas na área do Coaching educacional em Universidades. Por essa razão este estudo pretendeu perceber qual o impacto de um trabalho experimental de Coaching de grupo, em alunos universitários, no sucesso escolar, sendo que se espera obter efeitos positivos e diferenças significativas entre os alunos. Foi apresentado o estudo aos discentes e solicitou-se que quem estivesse interessado para se voluntariar (uma vez, que no Coaching nada pode ser por “obrigação”). Dos alunos que se voluntariaram, seis pertenciam ao primeiro ano do curso de Ciências do Desporto e quatro ao respetivo mestrado. Para se analisar os resultados definiram-se variáveis que caraterizavam a situação escolar de cada aluno: notas dos alunos no primeiro e no segundo semestre, de maneira a se conseguir relacionar o antes e o após Coaching. Os resultados que foram obtidos, quer nos alunos de Licenciatura quer em Mestrado, confirmam a intuição que se tinha quando se definiu o objetivo deste estudo, ou seja, parecem existir efeitos positivos e diferenças significativas nos alunos que tiveram contato com o Coaching em comparação com os restantes colegas.Coaching is a process that stimulates and allows the learning process and personal development, and by doing so, it enhances the potencial performance of an individual. The Coaching relation occurs in a short period of time and is mostly focused in aspects of the coachee life, helping him/her to achieve certain capabilities/competences as a way to reach her/his defined goals. In Portugal and within our knowledge there are no known experiences done in the area of educational Coaching in universities. Therefore, this study had the goal of understanding an experimental work in a group Coaching in college students and the impact on their academic success, hopping to achieve positive and significant differences between students. The study was presented to the students and it was asked if someone was willing to volunteer (in Coaching nothing can be done by “obligation”). From the volunteer students, six belonged to the first year of Sport Sciences grade and four to the correspondent Master. To analyze the results, several variables were defined to characterize the academic situation of each student: the grades of the students on the first and second semester, in such a way that would be possible to relate the periods of time before and after the Coaching. The obtained results, both from bachelor and master students, confirm the proposed theory that was defined in the beginning of the study, meaning that it seem to have positive effect and significant differences in students that were in contact with Coaching in comparison with their fellow students.Carvalho, Pedro Ferreira Guedes deuBibliorumCosta, Joana Raquel Pinheiro da2015-05-14T14:57:09Z2012-092012-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/3347porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:39:44Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/3347Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:44:47.643300Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estudo experimental para medir os efeitos do Coaching no comportamento escolar de alunos universitários
title Estudo experimental para medir os efeitos do Coaching no comportamento escolar de alunos universitários
spellingShingle Estudo experimental para medir os efeitos do Coaching no comportamento escolar de alunos universitários
Costa, Joana Raquel Pinheiro da
Coaching
Coaching - Desempenho profissional
Coaching - Desempenho pessoal
Coaching educacional
Coaching - Comportamento escolar - Alunos universitários
title_short Estudo experimental para medir os efeitos do Coaching no comportamento escolar de alunos universitários
title_full Estudo experimental para medir os efeitos do Coaching no comportamento escolar de alunos universitários
title_fullStr Estudo experimental para medir os efeitos do Coaching no comportamento escolar de alunos universitários
title_full_unstemmed Estudo experimental para medir os efeitos do Coaching no comportamento escolar de alunos universitários
title_sort Estudo experimental para medir os efeitos do Coaching no comportamento escolar de alunos universitários
author Costa, Joana Raquel Pinheiro da
author_facet Costa, Joana Raquel Pinheiro da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carvalho, Pedro Ferreira Guedes de
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Joana Raquel Pinheiro da
dc.subject.por.fl_str_mv Coaching
Coaching - Desempenho profissional
Coaching - Desempenho pessoal
Coaching educacional
Coaching - Comportamento escolar - Alunos universitários
topic Coaching
Coaching - Desempenho profissional
Coaching - Desempenho pessoal
Coaching educacional
Coaching - Comportamento escolar - Alunos universitários
description Coaching é um processo que estimula e permite a aprendizagem e o desenvolvimento, e assim, a melhoria da performance/desempenho do indivíduo. A relação de Coaching é habitualmente de curto prazo focada em aspetos específicos da vida do coachee, ajudando-o a atingir determinadas capacidades/competências de forma a alcançar os objetivos que definiu. Em Portugal, dentro do nosso conhecimento, não se conhecem experiências realizadas na área do Coaching educacional em Universidades. Por essa razão este estudo pretendeu perceber qual o impacto de um trabalho experimental de Coaching de grupo, em alunos universitários, no sucesso escolar, sendo que se espera obter efeitos positivos e diferenças significativas entre os alunos. Foi apresentado o estudo aos discentes e solicitou-se que quem estivesse interessado para se voluntariar (uma vez, que no Coaching nada pode ser por “obrigação”). Dos alunos que se voluntariaram, seis pertenciam ao primeiro ano do curso de Ciências do Desporto e quatro ao respetivo mestrado. Para se analisar os resultados definiram-se variáveis que caraterizavam a situação escolar de cada aluno: notas dos alunos no primeiro e no segundo semestre, de maneira a se conseguir relacionar o antes e o após Coaching. Os resultados que foram obtidos, quer nos alunos de Licenciatura quer em Mestrado, confirmam a intuição que se tinha quando se definiu o objetivo deste estudo, ou seja, parecem existir efeitos positivos e diferenças significativas nos alunos que tiveram contato com o Coaching em comparação com os restantes colegas.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-09
2012-09-01T00:00:00Z
2015-05-14T14:57:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/3347
url http://hdl.handle.net/10400.6/3347
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136344931303424