As eleições presidenciais de 1986: Os debates Mário Soares vs. Freitas do Amaral: Qual o poder da televisão?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nina, Susana Rogeiro
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/11984
Resumo: O trabalho de investigação aqui apresentado replica o estudo feito por James Druckman em 2003 sobre o debate entre Kennedy e Nixon para as presidenciais de 1960. Tem como objetivo analisar o debate da primeira e segunda volta para as presidenciais de 1986, que opôs Mário Soares e Freitas do Amaral, verificando se diferentes modos de exposição e diferentes estilos de debate conduzem a avaliações distintas dos candidatos e a diferentes graus de aprendizagem. Para testar empiricamente um conjunto de hipóteses relativas a estes efeitos, recorreu-se à metodologia experimental, que envolveu a participação de 178 estudantes universitários do ISCTE-IUL e da Universidade da Beira Interior, divididos em quatro grupos experimentais, num desgin 2x2: modalidade de receção do debate (vídeo vs. áudio) e versão do debate (primeira volta, mais temático vs. segunda volta, mais confrontacional). Os resultados revelam que quanto às determinantes de avaliação dos candidatos, a modalidade de receção do debate e o impacto do conteúdo são significativos apenas para Freitas do Amaral: as características de personalidade foram determinantes para a avaliação do candidato feita pelos participantes que assistiram ao debate pela televisão e para os que assistiram ao segundo debate, enquanto a avaliação em função do desempenho foi privilegiada pelos indivíduos expostos à versão áudio e ao debate da primeira volta. Relativamente à aprendizagem, a exposição à televisão resulta numa maior aprendizagem dos participantes sobre os temas discutidos nos debates. Os efeitos de interação entre a modalidade de exposição ao debate e o conhecimento político não são significativos, uma vez que, ao contrário do que se esperava, a exposição aos debates pela televisão não tem um efeito maior na aprendizagem de indivíduos detentores de pouco conhecimento sobre política do que a exposição ao áudio.
id RCAP_18b10b2399b72967ca0cf27e3209671c
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/11984
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As eleições presidenciais de 1986: Os debates Mário Soares vs. Freitas do Amaral: Qual o poder da televisão?Debate televisivo -- TV debateEleição presidencial -- Presidential electionApresentação de candidatura -- Application submissionEstudo experimentalPresidential elections of 1986Presidential candidates evaluationAprendizagem -- LearningEstudo experimentalO trabalho de investigação aqui apresentado replica o estudo feito por James Druckman em 2003 sobre o debate entre Kennedy e Nixon para as presidenciais de 1960. Tem como objetivo analisar o debate da primeira e segunda volta para as presidenciais de 1986, que opôs Mário Soares e Freitas do Amaral, verificando se diferentes modos de exposição e diferentes estilos de debate conduzem a avaliações distintas dos candidatos e a diferentes graus de aprendizagem. Para testar empiricamente um conjunto de hipóteses relativas a estes efeitos, recorreu-se à metodologia experimental, que envolveu a participação de 178 estudantes universitários do ISCTE-IUL e da Universidade da Beira Interior, divididos em quatro grupos experimentais, num desgin 2x2: modalidade de receção do debate (vídeo vs. áudio) e versão do debate (primeira volta, mais temático vs. segunda volta, mais confrontacional). Os resultados revelam que quanto às determinantes de avaliação dos candidatos, a modalidade de receção do debate e o impacto do conteúdo são significativos apenas para Freitas do Amaral: as características de personalidade foram determinantes para a avaliação do candidato feita pelos participantes que assistiram ao debate pela televisão e para os que assistiram ao segundo debate, enquanto a avaliação em função do desempenho foi privilegiada pelos indivíduos expostos à versão áudio e ao debate da primeira volta. Relativamente à aprendizagem, a exposição à televisão resulta numa maior aprendizagem dos participantes sobre os temas discutidos nos debates. Os efeitos de interação entre a modalidade de exposição ao debate e o conhecimento político não são significativos, uma vez que, ao contrário do que se esperava, a exposição aos debates pela televisão não tem um efeito maior na aprendizagem de indivíduos detentores de pouco conhecimento sobre política do que a exposição ao áudio.This research replicates the study of James Druckman (2003) about the 1960 presidential debate between Kennedy and Nixon. The aim of this study is to investigate how different debating styles and modes of exposure to the debates between Mário Soares and Freitas do Amaral affect the criteria by which individuals assess candidates and their levels of learning about politics in the context of the 1986 presidential election. To test the different hypotheses concerning these effects, 178 university students from ISCTE-IUL and from University of Beira Interior were invited to participate in an experiment. The participants were randomly assigned to four experimental groups, in a 2x2 design: the reception mode (video vs. audio) and debate version (first round, more thematic vs. second round, more confrontational). The results show that the impact of reception mode only affect Freitas do Amaral's evaluations: the assessment of his personality was relevant for the general evaluation made by viewers and participants exposed to the second debate; the evaluation of performance on issues was relevant to listeners and to participants exposed to the first debate. It was also observed that the television exposure leads to higher learning levels. However, the interaction effects between the political knowledge and modes of exposure were not confirmed, meaning that participants with lower levels of political knowledge did not learn more from the exposure to TV than from the exposure to the audio.2016-10-18T14:16:14Z2016-01-01T00:00:00Z20162016-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/11984TID:201219310porNina, Susana Rogeiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:28:46Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/11984Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:12:53.774684Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As eleições presidenciais de 1986: Os debates Mário Soares vs. Freitas do Amaral: Qual o poder da televisão?
title As eleições presidenciais de 1986: Os debates Mário Soares vs. Freitas do Amaral: Qual o poder da televisão?
spellingShingle As eleições presidenciais de 1986: Os debates Mário Soares vs. Freitas do Amaral: Qual o poder da televisão?
Nina, Susana Rogeiro
Debate televisivo -- TV debate
Eleição presidencial -- Presidential election
Apresentação de candidatura -- Application submission
Estudo experimental
Presidential elections of 1986
Presidential candidates evaluation
Aprendizagem -- Learning
Estudo experimental
title_short As eleições presidenciais de 1986: Os debates Mário Soares vs. Freitas do Amaral: Qual o poder da televisão?
title_full As eleições presidenciais de 1986: Os debates Mário Soares vs. Freitas do Amaral: Qual o poder da televisão?
title_fullStr As eleições presidenciais de 1986: Os debates Mário Soares vs. Freitas do Amaral: Qual o poder da televisão?
title_full_unstemmed As eleições presidenciais de 1986: Os debates Mário Soares vs. Freitas do Amaral: Qual o poder da televisão?
title_sort As eleições presidenciais de 1986: Os debates Mário Soares vs. Freitas do Amaral: Qual o poder da televisão?
author Nina, Susana Rogeiro
author_facet Nina, Susana Rogeiro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nina, Susana Rogeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Debate televisivo -- TV debate
Eleição presidencial -- Presidential election
Apresentação de candidatura -- Application submission
Estudo experimental
Presidential elections of 1986
Presidential candidates evaluation
Aprendizagem -- Learning
Estudo experimental
topic Debate televisivo -- TV debate
Eleição presidencial -- Presidential election
Apresentação de candidatura -- Application submission
Estudo experimental
Presidential elections of 1986
Presidential candidates evaluation
Aprendizagem -- Learning
Estudo experimental
description O trabalho de investigação aqui apresentado replica o estudo feito por James Druckman em 2003 sobre o debate entre Kennedy e Nixon para as presidenciais de 1960. Tem como objetivo analisar o debate da primeira e segunda volta para as presidenciais de 1986, que opôs Mário Soares e Freitas do Amaral, verificando se diferentes modos de exposição e diferentes estilos de debate conduzem a avaliações distintas dos candidatos e a diferentes graus de aprendizagem. Para testar empiricamente um conjunto de hipóteses relativas a estes efeitos, recorreu-se à metodologia experimental, que envolveu a participação de 178 estudantes universitários do ISCTE-IUL e da Universidade da Beira Interior, divididos em quatro grupos experimentais, num desgin 2x2: modalidade de receção do debate (vídeo vs. áudio) e versão do debate (primeira volta, mais temático vs. segunda volta, mais confrontacional). Os resultados revelam que quanto às determinantes de avaliação dos candidatos, a modalidade de receção do debate e o impacto do conteúdo são significativos apenas para Freitas do Amaral: as características de personalidade foram determinantes para a avaliação do candidato feita pelos participantes que assistiram ao debate pela televisão e para os que assistiram ao segundo debate, enquanto a avaliação em função do desempenho foi privilegiada pelos indivíduos expostos à versão áudio e ao debate da primeira volta. Relativamente à aprendizagem, a exposição à televisão resulta numa maior aprendizagem dos participantes sobre os temas discutidos nos debates. Os efeitos de interação entre a modalidade de exposição ao debate e o conhecimento político não são significativos, uma vez que, ao contrário do que se esperava, a exposição aos debates pela televisão não tem um efeito maior na aprendizagem de indivíduos detentores de pouco conhecimento sobre política do que a exposição ao áudio.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-10-18T14:16:14Z
2016-01-01T00:00:00Z
2016
2016-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/11984
TID:201219310
url http://hdl.handle.net/10071/11984
identifier_str_mv TID:201219310
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/octet-stream
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134685120430080