Ensino da Física e da Química e um estudo sobre a numeracia na aprendizagem de Ciências Físico-Químicas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/18266 |
Resumo: | No âmbito do Mestrado em Ensino de Física e de Química, promovido pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCTUNL), realizei um estágio pedagógico na Escola Secundária, com 3.º Ciclo António Gedeão (ESAG), sob a orientação do Professor Doutor Vítor Teodoro e da Professora Teresa Rodrigues. Durante o ano letivo 2012/2013, lecionei alguns subtemas das disciplinas de Ciências Físico-Químicas, a uma turma do 7.º ano de Escolaridade, e Física e Química A a uma turma do 10.º ano de Escolaridade. O presente relatório de estágio é o resumo das atividades letivas e não letivas que desempenhei durante esse ano, nomeadamente, algumas aulas lecionadas por mim, o acompanhamento do trabalho de direção de turma, a participação quer em ações de divulgação da Ciência quer na ação de Formação de Professores dinamizada pela professora orientadora da escola e pelo Professor Doutor João Correia de Freitas da FCTUNL intitulada “e-learning na ESAG”. Simultaneamente, realizei um estudo de investigação educacional, procurando diagnosticar e obter informação real sobre a influência da numeracia na aprendizagem de Ciências Físico-Químicas. A metodologia mais adequada para este estudo foi testar e avaliar os alunos de quatro turmas (duas turmas de 7.º ano e duas turmas de 10.º ano). Nesse sentido, a técnica de recolha de dados aplicada foi um teste de diagnóstico. Ficou evidente que os conhecimentos dos alunos em matemática e a sua relação com o conceito número influenciam a aprendizagem que adquirem na disciplina de Física e Química e reforça a ideia de que o ensino não passa por pré-requisitos básicos que bloqueiam a aprendizagem do aluno. |
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