Ensino da Física e da Química e um estudo sobre a numeracia na aprendizagem de Ciências Físico-Químicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Frade, Susana Rodrigues Marques
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/18266
Resumo: No âmbito do Mestrado em Ensino de Física e de Química, promovido pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCTUNL), realizei um estágio pedagógico na Escola Secundária, com 3.º Ciclo António Gedeão (ESAG), sob a orientação do Professor Doutor Vítor Teodoro e da Professora Teresa Rodrigues. Durante o ano letivo 2012/2013, lecionei alguns subtemas das disciplinas de Ciências Físico-Químicas, a uma turma do 7.º ano de Escolaridade, e Física e Química A a uma turma do 10.º ano de Escolaridade. O presente relatório de estágio é o resumo das atividades letivas e não letivas que desempenhei durante esse ano, nomeadamente, algumas aulas lecionadas por mim, o acompanhamento do trabalho de direção de turma, a participação quer em ações de divulgação da Ciência quer na ação de Formação de Professores dinamizada pela professora orientadora da escola e pelo Professor Doutor João Correia de Freitas da FCTUNL intitulada “e-learning na ESAG”. Simultaneamente, realizei um estudo de investigação educacional, procurando diagnosticar e obter informação real sobre a influência da numeracia na aprendizagem de Ciências Físico-Químicas. A metodologia mais adequada para este estudo foi testar e avaliar os alunos de quatro turmas (duas turmas de 7.º ano e duas turmas de 10.º ano). Nesse sentido, a técnica de recolha de dados aplicada foi um teste de diagnóstico. Ficou evidente que os conhecimentos dos alunos em matemática e a sua relação com o conceito número influenciam a aprendizagem que adquirem na disciplina de Física e Química e reforça a ideia de que o ensino não passa por pré-requisitos básicos que bloqueiam a aprendizagem do aluno.
id RCAP_18c7c43d368f06d567eba79c98fe0b3d
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/18266
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Ensino da Física e da Química e um estudo sobre a numeracia na aprendizagem de Ciências Físico-QuímicasCiências Físico-QuímicasNumeraciaCiênciaTecnologiaDomínio/Área Científica::Ciências SociaisNo âmbito do Mestrado em Ensino de Física e de Química, promovido pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCTUNL), realizei um estágio pedagógico na Escola Secundária, com 3.º Ciclo António Gedeão (ESAG), sob a orientação do Professor Doutor Vítor Teodoro e da Professora Teresa Rodrigues. Durante o ano letivo 2012/2013, lecionei alguns subtemas das disciplinas de Ciências Físico-Químicas, a uma turma do 7.º ano de Escolaridade, e Física e Química A a uma turma do 10.º ano de Escolaridade. O presente relatório de estágio é o resumo das atividades letivas e não letivas que desempenhei durante esse ano, nomeadamente, algumas aulas lecionadas por mim, o acompanhamento do trabalho de direção de turma, a participação quer em ações de divulgação da Ciência quer na ação de Formação de Professores dinamizada pela professora orientadora da escola e pelo Professor Doutor João Correia de Freitas da FCTUNL intitulada “e-learning na ESAG”. Simultaneamente, realizei um estudo de investigação educacional, procurando diagnosticar e obter informação real sobre a influência da numeracia na aprendizagem de Ciências Físico-Químicas. A metodologia mais adequada para este estudo foi testar e avaliar os alunos de quatro turmas (duas turmas de 7.º ano e duas turmas de 10.º ano). Nesse sentido, a técnica de recolha de dados aplicada foi um teste de diagnóstico. Ficou evidente que os conhecimentos dos alunos em matemática e a sua relação com o conceito número influenciam a aprendizagem que adquirem na disciplina de Física e Química e reforça a ideia de que o ensino não passa por pré-requisitos básicos que bloqueiam a aprendizagem do aluno.Teodoro, Vítor Manuel Neves DuarteRodrigues, Teresa de Jesus Caldeira TorresRUNFrade, Susana Rodrigues Marques2016-06-20T10:18:59Z2015-122016-062015-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/18266porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-22T17:22:42Zoai:run.unl.pt:10362/18266Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-22T17:22:42Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Ensino da Física e da Química e um estudo sobre a numeracia na aprendizagem de Ciências Físico-Químicas
title Ensino da Física e da Química e um estudo sobre a numeracia na aprendizagem de Ciências Físico-Químicas
spellingShingle Ensino da Física e da Química e um estudo sobre a numeracia na aprendizagem de Ciências Físico-Químicas
Frade, Susana Rodrigues Marques
Ciências Físico-Químicas
Numeracia
Ciência
Tecnologia
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais
title_short Ensino da Física e da Química e um estudo sobre a numeracia na aprendizagem de Ciências Físico-Químicas
title_full Ensino da Física e da Química e um estudo sobre a numeracia na aprendizagem de Ciências Físico-Químicas
title_fullStr Ensino da Física e da Química e um estudo sobre a numeracia na aprendizagem de Ciências Físico-Químicas
title_full_unstemmed Ensino da Física e da Química e um estudo sobre a numeracia na aprendizagem de Ciências Físico-Químicas
title_sort Ensino da Física e da Química e um estudo sobre a numeracia na aprendizagem de Ciências Físico-Químicas
author Frade, Susana Rodrigues Marques
author_facet Frade, Susana Rodrigues Marques
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Teodoro, Vítor Manuel Neves Duarte
Rodrigues, Teresa de Jesus Caldeira Torres
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Frade, Susana Rodrigues Marques
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Físico-Químicas
Numeracia
Ciência
Tecnologia
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais
topic Ciências Físico-Químicas
Numeracia
Ciência
Tecnologia
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais
description No âmbito do Mestrado em Ensino de Física e de Química, promovido pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCTUNL), realizei um estágio pedagógico na Escola Secundária, com 3.º Ciclo António Gedeão (ESAG), sob a orientação do Professor Doutor Vítor Teodoro e da Professora Teresa Rodrigues. Durante o ano letivo 2012/2013, lecionei alguns subtemas das disciplinas de Ciências Físico-Químicas, a uma turma do 7.º ano de Escolaridade, e Física e Química A a uma turma do 10.º ano de Escolaridade. O presente relatório de estágio é o resumo das atividades letivas e não letivas que desempenhei durante esse ano, nomeadamente, algumas aulas lecionadas por mim, o acompanhamento do trabalho de direção de turma, a participação quer em ações de divulgação da Ciência quer na ação de Formação de Professores dinamizada pela professora orientadora da escola e pelo Professor Doutor João Correia de Freitas da FCTUNL intitulada “e-learning na ESAG”. Simultaneamente, realizei um estudo de investigação educacional, procurando diagnosticar e obter informação real sobre a influência da numeracia na aprendizagem de Ciências Físico-Químicas. A metodologia mais adequada para este estudo foi testar e avaliar os alunos de quatro turmas (duas turmas de 7.º ano e duas turmas de 10.º ano). Nesse sentido, a técnica de recolha de dados aplicada foi um teste de diagnóstico. Ficou evidente que os conhecimentos dos alunos em matemática e a sua relação com o conceito número influenciam a aprendizagem que adquirem na disciplina de Física e Química e reforça a ideia de que o ensino não passa por pré-requisitos básicos que bloqueiam a aprendizagem do aluno.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12
2015-12-01T00:00:00Z
2016-06-20T10:18:59Z
2016-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/18266
url http://hdl.handle.net/10362/18266
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817545563231485952