Convergência do Sistema de Gestão do Grupo SECIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Boiça, Joana Bárbara Castelo
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/89824
Resumo: Um Sistema de Gestão (SG) eficaz melhora não só o desempenho mas também o reconhecimento de uma determinada organização no meio envolvente. Este deve ser adaptado às necessidades da organização e dos respetivos clientes, considerando as constantes mudanças do mercado. A presente dissertação baseou-se no Sistema de Gestão do grupo SECIL em Portugal. Este engloba cinco unidades de negócio de vários materiais de construção. Apesar de pertencerem ao mesmo grupo, cada uma destas unidades tinha o seu próprio SG implementado seguindo os requisitos das respetivas normas. Cada unidade tinha os seus próprios processos, objetivos definidos e informação documentada. Isto representava uma grande quantidade de documentos, vários Manuais da Qualidade e consequentemente várias empresas certificadoras para fazer a avaliação do desempenho do Sistema de Gestão do grupo. Assim, este trabalho teve como objetivo a convergência do Sistema de Gestão em todas as unidades do grupo de modo a que seja feita uma gestão transversal, seguindo os mesmos processos, objetivos de avaliação do seu desempenho e reduzindo também a documentação presente no Sistema Informático do grupo tornando-o mais otimizado e eficaz. No âmbito desta dissertação foram tidos em conta os processos relacionados com a estratégia da empresa e com a gestão dos sistemas. Assim, os processos de gestão foram caracterizados através do método IDEF, organizando toda a informação necessária aos processos de forma simples e esquematizada, foram ainda analisados os mapas genéricos de processos de cada unidade e realizada uma proposta de convergência que resultou em oito processos transversais a todo o grupo. Os dois tipos de processos caracterizados ao longo do estudo foram convergidos em dois processos transversais. Finalmente, foi feita uma redução e uniformização da documentação, desses dois processos gerais, presente no sistema informático de suporte. Foi possível reduzir cerca de 78% dos documentos no global dos dois processos convergidos, evitando assim a sua repetibilidade no sistema.
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