Avaliação dos impactos das dragagens nos serviços do ecossistema do estuário do Sado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Timóteo, João Daniel Cardim
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/163757
Resumo: Os ecossistemas são existenciais para a vida na Terra, sem eles o mundo torna-se inóspito. É muito importante que exista uma gestão integrada com o maior número possível de perspetivas quando é realizada qualquer intervenção num ecossistema de modo que essa intervenção seja sustentável para todas as partes interessadas, e sobretudo não que comprometa a sua viabilidade. Os ecossistemas fornecem um conjunto de bens e serviços que são essenciais para a sobrevivência e bem-estar humano. No entanto, estes serviços nem sempre são devidamente valorizados nos processos de tomada de decisão acerca de intervenções nos sistemas naturais. Os estuários são ecossistemas altamente ricos e produtivos. A humanidade está ligada aos estuários desde sempre, dependendo deles para fins como a alimentação, transporte e habitação. O estuário do Sado é um ecossistema muito importante: provê alimentação, biodiversidade, beleza natural, proteção costeira, transporte, é o habitat para produtores de oxigénio e produção primária, é um sumidouro de carbono, entre outros serviços. Nas imediações do estuário do Sado encontram-se instalados aglomerados urbanos, portos marítimos, indústrias, áreas agrícolas, sobretudo cereais e instalações de aquacultura de peixes e moluscos. No entanto para a manutenção e aumento das infraestruturas portuárias este sistema está sujeito a operações de dragagem, sendo necessário estudar que efeitos trazem e poderão trazer estas intervenções na condição e nos serviços dos ecossistemas prestados pelo estuário do Sado. Este trabalho aborda os potenciais impactos resultantes das operações de dragagem enquadradas no projeto de Melhoria da Acessibilidade Marítima ao Porto de Setúbal, da Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, S.A, (APSS) nos serviços dos ecossistemas do estuário do Sado, debruçando-se em particular sobre o processo de avaliação de impacte ambiental e as perspetivas das partes interessadas. Para uma maior consolidação da informação foram feitas entrevistas a especialistas, investigadores e entidades relacionadas com o tema dos impactos e com o projeto da APSS, que se trata de uma intervenção de dragagem de primeiro estabelecimento de grande escala. O projeto em análise visa aumentar a capacidade de receção do porto de mercadorias, promovendo competitividade entre portos a nível nacional. Cada porto marítimo tem determinadas características internas (a própria infraestrutura) e características externas (a batimetria marítima, o acesso costeiro), e estas características devem ser consideradas de acordo com uma estratégia e um objetivo a nível nacional, e não a nível regional ou local. Estas necessidades de aumento de portos marítimos para receção de navios maiores, respondem não só ao aumento da população, mas também à sua procura de bens materiais (essenciais e de luxo) e ao conforto da sociedade. Tudo isto toca no âmago do comportamento consumista e insustentável da sociedade.
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A humanidade está ligada aos estuários desde sempre, dependendo deles para fins como a alimentação, transporte e habitação. O estuário do Sado é um ecossistema muito importante: provê alimentação, biodiversidade, beleza natural, proteção costeira, transporte, é o habitat para produtores de oxigénio e produção primária, é um sumidouro de carbono, entre outros serviços. Nas imediações do estuário do Sado encontram-se instalados aglomerados urbanos, portos marítimos, indústrias, áreas agrícolas, sobretudo cereais e instalações de aquacultura de peixes e moluscos. No entanto para a manutenção e aumento das infraestruturas portuárias este sistema está sujeito a operações de dragagem, sendo necessário estudar que efeitos trazem e poderão trazer estas intervenções na condição e nos serviços dos ecossistemas prestados pelo estuário do Sado. Este trabalho aborda os potenciais impactos resultantes das operações de dragagem enquadradas no projeto de Melhoria da Acessibilidade Marítima ao Porto de Setúbal, da Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, S.A, (APSS) nos serviços dos ecossistemas do estuário do Sado, debruçando-se em particular sobre o processo de avaliação de impacte ambiental e as perspetivas das partes interessadas. Para uma maior consolidação da informação foram feitas entrevistas a especialistas, investigadores e entidades relacionadas com o tema dos impactos e com o projeto da APSS, que se trata de uma intervenção de dragagem de primeiro estabelecimento de grande escala. O projeto em análise visa aumentar a capacidade de receção do porto de mercadorias, promovendo competitividade entre portos a nível nacional. Cada porto marítimo tem determinadas características internas (a própria infraestrutura) e características externas (a batimetria marítima, o acesso costeiro), e estas características devem ser consideradas de acordo com uma estratégia e um objetivo a nível nacional, e não a nível regional ou local. Estas necessidades de aumento de portos marítimos para receção de navios maiores, respondem não só ao aumento da população, mas também à sua procura de bens materiais (essenciais e de luxo) e ao conforto da sociedade. Tudo isto toca no âmago do comportamento consumista e insustentável da sociedade.Ecosystems are existential for life on Earth, without them the world becomes inhospitable. It is very important that there is an integrated management with as many perspectives as possible when any interventions are carried out in an ecosystem, so this is carried out for the intervention to be sustainable for all interested parties and above all so that it does not com-promise its viability. Ecosystems provide a set of goods and services that are essential for human survival and well-being. However, these services are not always properly valued in decision-making processes concerning interventions in natural systems. Estuaries are highly rich and productive ecosystems. Humanity has always been linked since ever to estuaries depending on them for food, transport, and housing purposes. The Sado estuarine it is a very important ecosystem: it provides food, biodiversity, natural beauty, coastal protection, transportation, it is habitat for oxygen producers and primary pro-duction, it is a carbon sink, among other services. In the vicinity of the Sado estuary there are urban settlements, maritime ports, industries, agriculture, mainly cereals, and aquaculture for fish and shellfish. Nonetheless, for the maintenance and increase of port infrastructure, this ecosystem is subject to dredging opera-tions, and it is necessary to consider what effects these interventions currently bring and could potentially bring to the condition and to the ecosystem services provided by the Sado Estuary. This assignment addresses the potential impacts resulting from dredging operation framed in the project Melhoria da Acessibilidade Marítima ao Porto de Setúbal, by the Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, S.A. (APSS) on the ecosystem services of Sado estuary, focusing, in particular, on the environmental impact assessment process and stakeholder perspectives. For greater consolidation of the information, interviews were conducted with experts, re-searchers and entities related to the theme of impacts and to the APSS project, which consist in a large-scale first establishment dredging intervention. The project under analysis aims to increase the reception capacity of the cargo port, promoting a bigger competitiveness between ports at national level. Each seaport has certain internal characteristics (its own infrastructures, etc.) and external characteristics (marine bathymetry, coastal access, etc), and these characteristics must be considered according to a national strat-egy and objective, not as regional or local level.Antunes, Maria PaulaRUNTimóteo, João Daniel Cardim2024-02-19T14:38:15Z2022-022022-02-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/163757porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T05:48:33Zoai:run.unl.pt:10362/163757Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:59:50.360760Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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