Medir o impacto nas ciências sociais: pontos de referência teóricos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/38997 |
Resumo: | Os modos de fazer pesquisa científica têm vindo a alterar-se, em função das mudanças pelas quais passa o Ensino Superior, assim como os sistemas de ciência e tecnologia, no seu todo. Na Europa vivem-se tempos de grandes questionamentos acerca do modo de proceder relativamente à definição de metodologias de avaliação e/ou financiamento público à investigação individual e/ou coletiva. A tendência geral, neste contexto, é para aperfeiçoar as metodologias de avaliação, através da definição de indicadores que permitam medir as várias dimensões do trabalho científico. No campo específico da avaliação, prevê-se cada vez mais a avaliação do impacto das pesquisas. Ocorre que, apesar do número e da amplitude dos indicadores que vão sendo propostos, a definição de impacto resulta numa tarefa difícil. Não só porque a realidade medida nem toda é perfeitamente traduzível em algo tangível, mas também porque existem diferenças significativas nos modos como as diferentes áreas produzem conhecimento. Neste artigo, pretende-se refletir sobre esse conceito de impacto, nomeadamente ao nível das ciências sociais, evidenciando aquelas que são as principais conclusões e reflexões de estudos e escritos mais recentes. |
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Medir o impacto nas ciências sociais: pontos de referência teóricosMeasuring the impact on social sciences: theoretical landmarksImpactoAvaliação de C&TFinanciamentoImpactAssessment of S&TFundingassessment of S & T fundingScience & TechnologyOs modos de fazer pesquisa científica têm vindo a alterar-se, em função das mudanças pelas quais passa o Ensino Superior, assim como os sistemas de ciência e tecnologia, no seu todo. Na Europa vivem-se tempos de grandes questionamentos acerca do modo de proceder relativamente à definição de metodologias de avaliação e/ou financiamento público à investigação individual e/ou coletiva. A tendência geral, neste contexto, é para aperfeiçoar as metodologias de avaliação, através da definição de indicadores que permitam medir as várias dimensões do trabalho científico. No campo específico da avaliação, prevê-se cada vez mais a avaliação do impacto das pesquisas. Ocorre que, apesar do número e da amplitude dos indicadores que vão sendo propostos, a definição de impacto resulta numa tarefa difícil. Não só porque a realidade medida nem toda é perfeitamente traduzível em algo tangível, mas também porque existem diferenças significativas nos modos como as diferentes áreas produzem conhecimento. Neste artigo, pretende-se refletir sobre esse conceito de impacto, nomeadamente ao nível das ciências sociais, evidenciando aquelas que são as principais conclusões e reflexões de estudos e escritos mais recentes.The ways of doing scientific research has have been shifting, due to the changes undergone by the Higher Education as well as by the systems of science and technology as a whole. Europe is experiencing times of great questions concerning how to proceed regarding the definition of assessment methodologies and / or public funding will be individual and / or collective investigation. The general trend in this context is to improve the methodologies for evaluation by defining indicators to measure the various dimensions of scientific work. In the specific field of evaluation, it is increasingly planned to evaluate the impact of research. It happens that, despite the number and range of indicators that are being proposed, the definition of impact results in a difficult task. Not only because the reality is far from being perfectly translatable into something tangible, but also because there are significant differences in the ways have the different areas produced knowledge. In this article, we intend to reflect on the concept of impact, particularly in terms of social sciences, emphasizing the main conclusions and reflections of studies and more recent writings on this matter.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteUniversidade do MinhoSilva, Sílvia Maria FernandesAraújo, Emília Rodrigues20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/38997por1807-160010.15628/holos.2014.1985http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1985/pdf_72info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:54:28Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/38997Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:54:02.398930Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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