Análise do uso do fenómeno transmedia na comunicação política

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Maia Mendes, Cláudia Amorim
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.34624/jdmi.v5i13.28459
Resumo: Inicialmente cunhado por Henry Jenkins no decorrer da conceptualização da cultura de convergência dos media, o fenómeno transmedia ultrapassou, nos últimos anos, a barreira entre a ficção e a realidade e transformou-se em ferramenta estratégica para a comunicação político-partidária do século XXI. O presente estudo analisa, através de uma revisão sistemática da literatura, as principais obras que unem o fenómeno à comunicação política, procurando compreender a extensão e profundidade da sua utilização. Destaca-se o caso do partido político espanhol Podemos, como exemplo claro do uso eficaz do transmedia como parte integrante de uma estratégia de comunicação política digital. Conclui-se ainda que o fenómeno não se encontra tão difundido na esfera política como seria expectável. Palavras-chave: transmedia; comunicação política; cultura de convergência; Podemos.
id RCAP_18ece4fac0fe5674ccf4bfa587648d01
oai_identifier_str oai:proa.ua.pt:article/28459
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Análise do uso do fenómeno transmedia na comunicação políticaInicialmente cunhado por Henry Jenkins no decorrer da conceptualização da cultura de convergência dos media, o fenómeno transmedia ultrapassou, nos últimos anos, a barreira entre a ficção e a realidade e transformou-se em ferramenta estratégica para a comunicação político-partidária do século XXI. O presente estudo analisa, através de uma revisão sistemática da literatura, as principais obras que unem o fenómeno à comunicação política, procurando compreender a extensão e profundidade da sua utilização. Destaca-se o caso do partido político espanhol Podemos, como exemplo claro do uso eficaz do transmedia como parte integrante de uma estratégia de comunicação política digital. Conclui-se ainda que o fenómeno não se encontra tão difundido na esfera política como seria expectável. Palavras-chave: transmedia; comunicação política; cultura de convergência; Podemos.DigiMedia | University of Aveiro2022-12-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.34624/jdmi.v5i13.28459https://doi.org/10.34624/jdmi.v5i13.28459Journal of Digital Media & Interaction; Vol 5 No 13 (2022): Journal of Digital Media & Interaction Vol.5 No.13; 88-100Journal of Digital Media & Interaction; vol. 5 n.º 13 (2022): Journal of Digital Media & Interaction Vol.5 No.13; 88-1002184-3120reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPenghttps://proa.ua.pt/index.php/jdmi/article/view/28459https://proa.ua.pt/index.php/jdmi/article/view/28459/21309Copyright (c) 2022 Cláudia Amorim de Maia Mendeshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessde Maia Mendes, Cláudia Amorim2023-01-05T22:15:14Zoai:proa.ua.pt:article/28459Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:29:30.355956Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Análise do uso do fenómeno transmedia na comunicação política
title Análise do uso do fenómeno transmedia na comunicação política
spellingShingle Análise do uso do fenómeno transmedia na comunicação política
de Maia Mendes, Cláudia Amorim
title_short Análise do uso do fenómeno transmedia na comunicação política
title_full Análise do uso do fenómeno transmedia na comunicação política
title_fullStr Análise do uso do fenómeno transmedia na comunicação política
title_full_unstemmed Análise do uso do fenómeno transmedia na comunicação política
title_sort Análise do uso do fenómeno transmedia na comunicação política
author de Maia Mendes, Cláudia Amorim
author_facet de Maia Mendes, Cláudia Amorim
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Maia Mendes, Cláudia Amorim
description Inicialmente cunhado por Henry Jenkins no decorrer da conceptualização da cultura de convergência dos media, o fenómeno transmedia ultrapassou, nos últimos anos, a barreira entre a ficção e a realidade e transformou-se em ferramenta estratégica para a comunicação político-partidária do século XXI. O presente estudo analisa, através de uma revisão sistemática da literatura, as principais obras que unem o fenómeno à comunicação política, procurando compreender a extensão e profundidade da sua utilização. Destaca-se o caso do partido político espanhol Podemos, como exemplo claro do uso eficaz do transmedia como parte integrante de uma estratégia de comunicação política digital. Conclui-se ainda que o fenómeno não se encontra tão difundido na esfera política como seria expectável. Palavras-chave: transmedia; comunicação política; cultura de convergência; Podemos.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.34624/jdmi.v5i13.28459
https://doi.org/10.34624/jdmi.v5i13.28459
url https://doi.org/10.34624/jdmi.v5i13.28459
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://proa.ua.pt/index.php/jdmi/article/view/28459
https://proa.ua.pt/index.php/jdmi/article/view/28459/21309
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Cláudia Amorim de Maia Mendes
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Cláudia Amorim de Maia Mendes
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv DigiMedia | University of Aveiro
publisher.none.fl_str_mv DigiMedia | University of Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv Journal of Digital Media & Interaction; Vol 5 No 13 (2022): Journal of Digital Media & Interaction Vol.5 No.13; 88-100
Journal of Digital Media & Interaction; vol. 5 n.º 13 (2022): Journal of Digital Media & Interaction Vol.5 No.13; 88-100
2184-3120
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130752374276097