Os conflitos bélicos e a criança na literatura infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Azevedo, Fernando
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Balça, Ângela, Selfa Sastre, Moisés
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/53649
Resumo: Os textos da literatura infantil, propondo uma modelização dos realia, constituem excelentes ocasiões para falar, de modo aberto, acerca de temas difíceis, buscando, coletivamente, soluções para os mesmos. Desde sempre, os temas difíceis foram, de algum modo, tratados na literatura infantil, apesar das reservas que a sociedade pode ou não ter em relação à sua abordagem junto dos mais novos. Se por um lado a Humanidade procura proteger as crianças destes temas mais complexos, esta proteção não pode nem deve ser confundida com ignorância, relativamente a acontecimentos ou a aspetos com os quais os mais jovens se podem vir a confrontar. Deste modo, o nosso estudo centra-se em três obras de literatura infantil portuguesas que abordam a situação da guerra e que possibilitam pensar e interrogar o lugar da criança nesse contexto. A primeira obra, com o formato de um caderno escolar, é uma homenagem às crianças mortas pelos bombardeamentos de Gaza, levados a cabo pelas tropas israelitas, no verão de 2014. A segunda obra fala-nos de um muro, metáfora que separa povos e mundos, e cujo derrube é essencial para assegurar a consecução da felicidade coletiva. A terceira obra configura um testemunho: perante o infortúnio da guerra e da miséria humana, importa nunca desistir e encontrar forças para renascer sempre. Ainda que as três obras, unidas pelo protocolo da ficcionalidade, não se refiram aos mesmos eventos histórico-factuais, elas podem ser lidas em conjunto, potenciando interpretações suscetíveis de ajudarem as crianças a pensar o lugar que cada uma tem e pode desempenhar numa sociedade globalizada, onde os ideais da Paz, da Fraternidade, do Amor e do Respeito pelo Próximo continuam a ter de ser fortemente cultivados diariamente.
id RCAP_18eea9e01e603e4505c6da8bfdf9bf15
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/53649
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Os conflitos bélicos e a criança na literatura infantilThe war and children in children's literatureLos conflictos bélicos y la infancia en la literatura infantilGuerraLiteratura InfantilCriançasValoresWarChildrenChildren's LiteratureGuerraJóvenes lectoresLiteratura infantilHumanidades::Línguas e LiteraturasOs textos da literatura infantil, propondo uma modelização dos realia, constituem excelentes ocasiões para falar, de modo aberto, acerca de temas difíceis, buscando, coletivamente, soluções para os mesmos. Desde sempre, os temas difíceis foram, de algum modo, tratados na literatura infantil, apesar das reservas que a sociedade pode ou não ter em relação à sua abordagem junto dos mais novos. Se por um lado a Humanidade procura proteger as crianças destes temas mais complexos, esta proteção não pode nem deve ser confundida com ignorância, relativamente a acontecimentos ou a aspetos com os quais os mais jovens se podem vir a confrontar. Deste modo, o nosso estudo centra-se em três obras de literatura infantil portuguesas que abordam a situação da guerra e que possibilitam pensar e interrogar o lugar da criança nesse contexto. A primeira obra, com o formato de um caderno escolar, é uma homenagem às crianças mortas pelos bombardeamentos de Gaza, levados a cabo pelas tropas israelitas, no verão de 2014. A segunda obra fala-nos de um muro, metáfora que separa povos e mundos, e cujo derrube é essencial para assegurar a consecução da felicidade coletiva. A terceira obra configura um testemunho: perante o infortúnio da guerra e da miséria humana, importa nunca desistir e encontrar forças para renascer sempre. Ainda que as três obras, unidas pelo protocolo da ficcionalidade, não se refiram aos mesmos eventos histórico-factuais, elas podem ser lidas em conjunto, potenciando interpretações suscetíveis de ajudarem as crianças a pensar o lugar que cada uma tem e pode desempenhar numa sociedade globalizada, onde os ideais da Paz, da Fraternidade, do Amor e do Respeito pelo Próximo continuam a ter de ser fortemente cultivados diariamente.The texts of children's literature, proposing a modeling of realia, are excellent occasions to speak openly, about difficult subjects, seeking solutions to them. As always, difficult issues were somehow treated in children's literature, despite reservations society may or may not have in relation to its approach next to the young. Thus, our study focuses on three works of children's literature that discuss the war situation and allow to think and to question the place of the child in this context. The first work, in the format of a school notebook, is a tribute to children killed by the bombing of Gaza, carried out by Israeli forces in the summer of 2014. The second work speaks of a wall, a metaphor that separates people and worlds, and whose destruction is essential to ensure the achievement of a collective happiness. The third work sets up a witness: in the face of the misfortune of war and human misery, it´s important never give up and find strength to be reborn forever. Although the three works, united by a fictionality protocol, do not refer to the same historical and factual events, they can be read together, enhancing interpretations susceptible of helping children to think about the place that each one has and can play in a globalized society where the ideals of Peace, Brotherhood of Love and Respect for the Next still have to be heavily cultivated daily.Los textos de literatura infantil, que proponen un modelado de los realia, constituyen excelentes ocasiones para hablar de temas difíciles, buscando soluciones para los mismos. Desde siempre, los temas difíciles fueron tratados en la literatura infantil, a pesar de las reservas que la sociedad pudo o no tener en relación a su abordaje con los lectores iniciales. De este modo, nuestro estudio se centra en tres obras de literatura infantil que abordan la situación de guerra y que posibilitan pensar e interrogar el lugar que ocupa el niño en ese contexto. La primera obra, con el formato de un cuaderno escolar, es un homenaje a los niños muertos por los bombardeos de Gaza, llevados a cabo por las tropas israelitas, en el verano de 2014. La segunda obra nos habla de un muro, metáfora que separa pueblos y mundos, y cuyo derrumbamiento es esencial para asegurar la consecución de la felicidad colectiva. La tercera obra establece un testigo: en vista de la desgracia de la guerra y de la miseria humana, uno nunca se puede dar por vencido y debe encontrar la fuerza para renacer siempre. A pesar de que las tres obras, unidas por el protocolo de ficcionalidad, no se refieren a los mismos eventos histórico-factuales, ellas pueden ser leídas en conjunto, potenciando interpretaciones susceptibles de ayudar a las jóvenes generaciones a pensar el lugar que tienen y pueden desempeñar en una sociedad globalizada, donde los ideales de Paz, de Fraternidad, de Amor y de Respeto por el Prójimo tienen que ser cultivados a diario.CIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho (UI 317 da FCT), PortugalFundos Nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) e cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562info:eu-repo/semantics/publishedVersionUniversidade Federal de Santa Catarina (UFSC)Universidade do MinhoAzevedo, FernandoBalça, ÂngelaSelfa Sastre, Moisés20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/53649porAZEVEDO, Fernando; BALÇA, Angela; SELFA SASTRE, Moisés (2017). Os conflitos bélicos e a criança na literatura infantil. Perspectiva, 35(4), 1141-1156.2175-795Xinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:29:19Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/53649Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:24:17.567283Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Os conflitos bélicos e a criança na literatura infantil
The war and children in children's literature
Los conflictos bélicos y la infancia en la literatura infantil
title Os conflitos bélicos e a criança na literatura infantil
spellingShingle Os conflitos bélicos e a criança na literatura infantil
Azevedo, Fernando
Guerra
Literatura Infantil
Crianças
Valores
War
Children
Children's Literature
Guerra
Jóvenes lectores
Literatura infantil
Humanidades::Línguas e Literaturas
title_short Os conflitos bélicos e a criança na literatura infantil
title_full Os conflitos bélicos e a criança na literatura infantil
title_fullStr Os conflitos bélicos e a criança na literatura infantil
title_full_unstemmed Os conflitos bélicos e a criança na literatura infantil
title_sort Os conflitos bélicos e a criança na literatura infantil
author Azevedo, Fernando
author_facet Azevedo, Fernando
Balça, Ângela
Selfa Sastre, Moisés
author_role author
author2 Balça, Ângela
Selfa Sastre, Moisés
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Azevedo, Fernando
Balça, Ângela
Selfa Sastre, Moisés
dc.subject.por.fl_str_mv Guerra
Literatura Infantil
Crianças
Valores
War
Children
Children's Literature
Guerra
Jóvenes lectores
Literatura infantil
Humanidades::Línguas e Literaturas
topic Guerra
Literatura Infantil
Crianças
Valores
War
Children
Children's Literature
Guerra
Jóvenes lectores
Literatura infantil
Humanidades::Línguas e Literaturas
description Os textos da literatura infantil, propondo uma modelização dos realia, constituem excelentes ocasiões para falar, de modo aberto, acerca de temas difíceis, buscando, coletivamente, soluções para os mesmos. Desde sempre, os temas difíceis foram, de algum modo, tratados na literatura infantil, apesar das reservas que a sociedade pode ou não ter em relação à sua abordagem junto dos mais novos. Se por um lado a Humanidade procura proteger as crianças destes temas mais complexos, esta proteção não pode nem deve ser confundida com ignorância, relativamente a acontecimentos ou a aspetos com os quais os mais jovens se podem vir a confrontar. Deste modo, o nosso estudo centra-se em três obras de literatura infantil portuguesas que abordam a situação da guerra e que possibilitam pensar e interrogar o lugar da criança nesse contexto. A primeira obra, com o formato de um caderno escolar, é uma homenagem às crianças mortas pelos bombardeamentos de Gaza, levados a cabo pelas tropas israelitas, no verão de 2014. A segunda obra fala-nos de um muro, metáfora que separa povos e mundos, e cujo derrube é essencial para assegurar a consecução da felicidade coletiva. A terceira obra configura um testemunho: perante o infortúnio da guerra e da miséria humana, importa nunca desistir e encontrar forças para renascer sempre. Ainda que as três obras, unidas pelo protocolo da ficcionalidade, não se refiram aos mesmos eventos histórico-factuais, elas podem ser lidas em conjunto, potenciando interpretações suscetíveis de ajudarem as crianças a pensar o lugar que cada uma tem e pode desempenhar numa sociedade globalizada, onde os ideais da Paz, da Fraternidade, do Amor e do Respeito pelo Próximo continuam a ter de ser fortemente cultivados diariamente.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2017-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/53649
url http://hdl.handle.net/1822/53649
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv AZEVEDO, Fernando; BALÇA, Angela; SELFA SASTRE, Moisés (2017). Os conflitos bélicos e a criança na literatura infantil. Perspectiva, 35(4), 1141-1156.
2175-795X
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132721241391104