O percurso escolar de jovens atletas de alto rendimento: constrangimentos e oportunidades: estudo centrado em atletas de desportos coletivos inseridos num centro de alto rendimento
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/5206 |
Resumo: | Desporto e Estudos são duas atividades exigentes, que, por si só apresentam dificuldades ao indivíduo. Daí que quando exercidas em simultâneo, colocam dificuldades que consideramos pertinente investigar. O presente estudo pretendeu expor as dificuldades e os apoios a que os atletas estão sujeitos no seu quotidiano, a perceção que os mesmos têm das diferentes medidas de apoio, bem como identificar as estratégias e medidas a desenvolver para uma conciliação benéfica entre o alto rendimento e o sucesso escolar. O presente estudo realizou-se com atletas e membros de uma Federação de uma modalidade coletiva. O grupo de estudo é constituído por doze atletas do género feminino, com idades compreendidas entre os 15 e 17 e com estatuto de alto rendimento e quatro membros da federação, dois fazem parte da equipa técnica e os outros dois são diretores técnicos (dois do género masculino e dois do género feminino). Todos já representaram a seleção de Portugal. O estudo desenvolvido é de carater qualitativo, sendo a recolha de dados efetuada através de entrevistas semiestruturadas. A técnica de análise de dados utilizada foi a análise de conteúdo. Em relação às atletas, as principais conclusões apontam que: i) as maiores dificuldades de conciliação do desporto de alto rendimento e a formação académica são a falta de tempo, a fadiga e o cansaço; ii) têm perfeita noção das medidas de apoio, sendo que a justificação de faltas e alteração de exames são as mais recorrentes; iii) a família é um alicerce fundamental na sua vida, apesar do apoio dado pelo clube e federação; iv) as principais medidas de apoio solicitadas são ao nível escolar, tais como menos aulas e mais tempo livre para estudar, assim como ao nível desportivo onde é exigido mais apoio escolar e maior pressão institucional para o reforço do estatuto de atleta de alto rendimento; v) consideram que não seriam melhores atletas se não estudassem e vice-versa; vi) o desporto beneficia-as na parte académica, pois conseguem ser mais organizadas e concentradas; vii) avaliam a conciliação do desporto de alto rendimento com a formação académica como possível; Em relação aos membros da federação, as principais conclusões são: i) a principal dificuldade de conciliação entre a escola e o desporto é o horário escolar, o qual é muito extenso, não permitindo mais tempo de treino; ii) o apoio dado é a presença de uma professora acompanhante/residente no CAR, o que permite um permanente acompanhamento e aconselhamento; iii) as medidas de apoio que gostariam de ver implementadas concentram-se numa melhor conciliação entre a vida académica e a vida desportiva; iv) entendem que as atletas não seriam melhores alunas se não estivessem inseridas no CAR - defendem inclusivamente que o CAR as ajuda a ser melhores alunas; v) o desporto de alto rendimento condiciona a vida académica, mas de forma positiva, desenvolvendo a organização, a capacidade de trabalho, a motivação e gestão do tempo das jovens. |
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O percurso escolar de jovens atletas de alto rendimento: constrangimentos e oportunidades: estudo centrado em atletas de desportos coletivos inseridos num centro de alto rendimentoDesportos coletivosAlto rendimentoApoios institucionaisFormação académicaDesporto e Estudos são duas atividades exigentes, que, por si só apresentam dificuldades ao indivíduo. Daí que quando exercidas em simultâneo, colocam dificuldades que consideramos pertinente investigar. O presente estudo pretendeu expor as dificuldades e os apoios a que os atletas estão sujeitos no seu quotidiano, a perceção que os mesmos têm das diferentes medidas de apoio, bem como identificar as estratégias e medidas a desenvolver para uma conciliação benéfica entre o alto rendimento e o sucesso escolar. O presente estudo realizou-se com atletas e membros de uma Federação de uma modalidade coletiva. O grupo de estudo é constituído por doze atletas do género feminino, com idades compreendidas entre os 15 e 17 e com estatuto de alto rendimento e quatro membros da federação, dois fazem parte da equipa técnica e os outros dois são diretores técnicos (dois do género masculino e dois do género feminino). Todos já representaram a seleção de Portugal. O estudo desenvolvido é de carater qualitativo, sendo a recolha de dados efetuada através de entrevistas semiestruturadas. A técnica de análise de dados utilizada foi a análise de conteúdo. Em relação às atletas, as principais conclusões apontam que: i) as maiores dificuldades de conciliação do desporto de alto rendimento e a formação académica são a falta de tempo, a fadiga e o cansaço; ii) têm perfeita noção das medidas de apoio, sendo que a justificação de faltas e alteração de exames são as mais recorrentes; iii) a família é um alicerce fundamental na sua vida, apesar do apoio dado pelo clube e federação; iv) as principais medidas de apoio solicitadas são ao nível escolar, tais como menos aulas e mais tempo livre para estudar, assim como ao nível desportivo onde é exigido mais apoio escolar e maior pressão institucional para o reforço do estatuto de atleta de alto rendimento; v) consideram que não seriam melhores atletas se não estudassem e vice-versa; vi) o desporto beneficia-as na parte académica, pois conseguem ser mais organizadas e concentradas; vii) avaliam a conciliação do desporto de alto rendimento com a formação académica como possível; Em relação aos membros da federação, as principais conclusões são: i) a principal dificuldade de conciliação entre a escola e o desporto é o horário escolar, o qual é muito extenso, não permitindo mais tempo de treino; ii) o apoio dado é a presença de uma professora acompanhante/residente no CAR, o que permite um permanente acompanhamento e aconselhamento; iii) as medidas de apoio que gostariam de ver implementadas concentram-se numa melhor conciliação entre a vida académica e a vida desportiva; iv) entendem que as atletas não seriam melhores alunas se não estivessem inseridas no CAR - defendem inclusivamente que o CAR as ajuda a ser melhores alunas; v) o desporto de alto rendimento condiciona a vida académica, mas de forma positiva, desenvolvendo a organização, a capacidade de trabalho, a motivação e gestão do tempo das jovens.Sports and studies are two very demanding activities which, within itself, present difficulties to the individual. Hence, when undertaken simultaneously, they raise a set of distresses that we consider relevant to investigate. The present study aims to expose the difficulties and the support that these athletes are subjected to in their daily lives, the perception that they have of the different support measures as well as identifying the strategies and measures to develop towards a beneficial conciliation between high performance and school success. This study was conducted with athletes and members of a team sport Federation. The study group consists of twelve female athletes, aged between 15 and 17, all with high performance status, and four members of the federation, two of them part of the coaching staff and the other two being technical directors (two are male and two are female). All of them have already played for the Portuguese Team. The study was developed under a quantitative perspective, being the data gathering conducted through semi-structured interviews. The data analysis technique used was based on content analysis. Regarding the athletes, the main conclusions indicate that: i) The main difficulties in conciliating the high performance sport and academic training are lack of time, fatigue and tiredness; ii) they are perfectly aware of the support measures, being the excused absences and change of exam dates the most frequently used; iii) family is the basic foundation in their life, despite the support given by the club and federation; iv) the main support measures are required at school level, such as fewer classes and more free time to study, as well as at the sports level, where it is required more school support and increasing pressure to strengthen the institutional status of the High Performance Athlete; v) they consider they wouldn’t be better athletes if they didn’t study and vice versa; vi) practicing sports benefits their school performance as they can be more organized and focused; vii) they evaluate the conciliation of high performance sport with academic training as possible. Considering the members of the federation, the main conclusions are: i) the main difficulty of conciliation between school and sports is the school timetable, which is too long and therefore not allowing more training hours; ii) the given support is the presence of a tutoring teacher at the CAR, which enables a permanent monitoring and counseling; iii) the support measures that they would like to see implemented focus on a better balance between academic and sport life; iv) they consider that the athletes would not be better students if they were not included in the CAR – they even advocate that CAR helps them be better students; v) high performance sport affects the academic life, but in a positive way, developing the organization, work capacity, motivation and time management of young people.2015-10-26T18:16:33Z2015-10-26T00:00:00Z2015-10-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/5206porCastro, Mário Alexandre da Silveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:46:48Zoai:repositorio.utad.pt:10348/5206Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:04:16.588514Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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