Sustentabilidade e intercompreensão: perspetivas e contributos de um centro de investigação em educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sá, Patrícia
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Lopes, J. Bernardino, Martins, Isabel P.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/31869
Resumo: A adoção, pelas Nações Unidas, da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável levanta novos desafios ao campo da investigação em educação. No contexto dos atuais desafios sócio-económico-ambientais e das questões internacionais relacionadas como desenvolvimento sustentável é um imperativo moral que os investigadores contribuam para a concretização desta resolução. Neste artigo apresentamos dados provenientes de um estudo realizado sobre as perceções que investigadores seniores com responsabilidade na definição da política científica de um centro de investigação em educação têm sobre os conceitos de Sustentabilidade e de Intercompreensão. A metodologia seguida insere- -se num paradigma interpretativo. Os resultados indicam que alguns dos investigadores participantes revelam um pensamento estruturado sobre estes conceitos, reconhecendo a sua centralidade na definição da investigação em educação para o séc. XXI. No entanto, configura-se a necessidade de um aprofundamento de ideias e consequente reorientação na conceção e consecução da agenda de investigação no futuro próximo.
id RCAP_18ef31557b2dcf241f54737aef6233c3
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/31869
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Sustentabilidade e intercompreensão: perspetivas e contributos de um centro de investigação em educaçãoSustentabilidadeIntercompreensãoInvestigação em educaçãoAgenda 2030 para o desenvolvimento sustentávelA adoção, pelas Nações Unidas, da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável levanta novos desafios ao campo da investigação em educação. No contexto dos atuais desafios sócio-económico-ambientais e das questões internacionais relacionadas como desenvolvimento sustentável é um imperativo moral que os investigadores contribuam para a concretização desta resolução. Neste artigo apresentamos dados provenientes de um estudo realizado sobre as perceções que investigadores seniores com responsabilidade na definição da política científica de um centro de investigação em educação têm sobre os conceitos de Sustentabilidade e de Intercompreensão. A metodologia seguida insere- -se num paradigma interpretativo. Os resultados indicam que alguns dos investigadores participantes revelam um pensamento estruturado sobre estes conceitos, reconhecendo a sua centralidade na definição da investigação em educação para o séc. XXI. No entanto, configura-se a necessidade de um aprofundamento de ideias e consequente reorientação na conceção e consecução da agenda de investigação no futuro próximo.The adoption of the 2030 Agenda for the Sustainable Development by the United Nations (UN) raises new challenges for the educational research field. In the context of current socio-economic/environmental challenges and international sustainable development issues it is a moral imperative for researchers to contribute to the fulfillment of this resolution. In this paper we report data from a study within which we investigated the perceptions about the concepts of Sustainability and Intercomprehension of senior educational researchers with responsibility in defining the scientific policy of a research centre in education. The methodology followed is inserted in an interpretative paradigm. The results indicated that some of the participating researchers have structured and reasoned thinking on these concepts, recognizing their centrality in the definition of the educational research for the XXI century. However, the need for a deepening of ideas and consequent reorientation in the conception and attainment of the research agenda in the near future is configured.La adopción por las Naciones Unidas de la Agenda 2030 para el Desarrollo Sostenible plantea nuevos desafíos al campo de la investigación en educación. En el contexto de los actuales desafíos socioeconómicoambientales y de las cuestiones internacionales relacionadas como desarrollo sostenible es un imperativo moral que los investigadores contribuyan a la concreción de esta resolución. En este artículo presentamos datos provenientes de un estudio realizado sobre las percepciones que investigadores mayores con responsabilidad en la definición de la política científica de un centro de investigación en educación tienen sobre los conceptos de Sostenibilidad e Intercomprensión. La metodología seguida se inserta en un paradigma interpretativo. Los resultados indican que algunos de los investigadores participantes revelan un pensamiento estructurado sobre estos conceptos, reconociendo su centralidad en la definición de la investigación en educación para el s. XXI. Sin embargo, se configura la necesidad de una profundización de ideas y consecuente reorientación en la concepción y consecución de la agenda de investigación en el futuro próximo.L’adoption par les Nations Unies du Programme de développement durable à l’horizon 2030 pose de nouveaux défis dans le domaine de la recherche en éducation. Dans le contexte des défis socio-économiques et environnementaux actuels et des questions internationales connexes telles que le développement durable, il est impératif que les chercheurs contribuent à la mise en œuvre de cette résolution. Dans cet article, nous présentons les données d’une étude réalisée sur les perceptions que les chercheurs seniors responsables de la définition de la politique scientifique d’un centre de recherche en éducation ont sur les concepts de durabilité et d’intercompréhension. La méthodologie est insérée dans un paradigme interprétatif. Les résultats indiquent que certains des chercheurs participants présentent une réflexion structurée sur ces concepts, reconnaissant leur centralité dans la définition de la recherche en éducation pour le XXI siècle. Cependant, la nécessité d’un approfondissement des idées et d’une réorientation conséquente dans la conception et la réalisation du programme de recherche dans un avenir proche est configurée.Instituto de Educação da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias2021-08-26T10:49:14Z2019-01-01T00:00:00Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/31869por1645-725010.24140/issn.1645-7250.rle43.06Sá, PatríciaLopes, J. BernardinoMartins, Isabel P.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:01:33Zoai:ria.ua.pt:10773/31869Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:03:42.332343Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Sustentabilidade e intercompreensão: perspetivas e contributos de um centro de investigação em educação
title Sustentabilidade e intercompreensão: perspetivas e contributos de um centro de investigação em educação
spellingShingle Sustentabilidade e intercompreensão: perspetivas e contributos de um centro de investigação em educação
Sá, Patrícia
Sustentabilidade
Intercompreensão
Investigação em educação
Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável
title_short Sustentabilidade e intercompreensão: perspetivas e contributos de um centro de investigação em educação
title_full Sustentabilidade e intercompreensão: perspetivas e contributos de um centro de investigação em educação
title_fullStr Sustentabilidade e intercompreensão: perspetivas e contributos de um centro de investigação em educação
title_full_unstemmed Sustentabilidade e intercompreensão: perspetivas e contributos de um centro de investigação em educação
title_sort Sustentabilidade e intercompreensão: perspetivas e contributos de um centro de investigação em educação
author Sá, Patrícia
author_facet Sá, Patrícia
Lopes, J. Bernardino
Martins, Isabel P.
author_role author
author2 Lopes, J. Bernardino
Martins, Isabel P.
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sá, Patrícia
Lopes, J. Bernardino
Martins, Isabel P.
dc.subject.por.fl_str_mv Sustentabilidade
Intercompreensão
Investigação em educação
Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável
topic Sustentabilidade
Intercompreensão
Investigação em educação
Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável
description A adoção, pelas Nações Unidas, da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável levanta novos desafios ao campo da investigação em educação. No contexto dos atuais desafios sócio-económico-ambientais e das questões internacionais relacionadas como desenvolvimento sustentável é um imperativo moral que os investigadores contribuam para a concretização desta resolução. Neste artigo apresentamos dados provenientes de um estudo realizado sobre as perceções que investigadores seniores com responsabilidade na definição da política científica de um centro de investigação em educação têm sobre os conceitos de Sustentabilidade e de Intercompreensão. A metodologia seguida insere- -se num paradigma interpretativo. Os resultados indicam que alguns dos investigadores participantes revelam um pensamento estruturado sobre estes conceitos, reconhecendo a sua centralidade na definição da investigação em educação para o séc. XXI. No entanto, configura-se a necessidade de um aprofundamento de ideias e consequente reorientação na conceção e consecução da agenda de investigação no futuro próximo.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-01T00:00:00Z
2019
2021-08-26T10:49:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/31869
url http://hdl.handle.net/10773/31869
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1645-7250
10.24140/issn.1645-7250.rle43.06
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Educação da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Educação da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137692560130048