Revisitar a Lapa da Galinha (Alcanena, Santarém) : as práticas funerárias no Maciço Calcário Estremenho (4º e 3º milénios a.n.e.)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/46097 |
Resumo: | O presente trabalho tem por objetivo contribuir para a definição das práticas funerárias do 4º e 3º milénios a.n.e. no Maciço Calcário Estremenho, numa leitura realizada a partir da Lapa da Galinha, que constitui o caso de estudo. Esta cavidade cársica, intervencionada em 1908 por colaboradores do atual Museu Nacional de Arqueologia, onde se encontra em depósito a coleção arqueológica analisada, foi utilizada como espaço funerário durante o Neolítico e Calcolítico, constituindo um exemplo paradigmático do designado “Megalitismo de gruta” que caracteriza o âmbito geo-cultural em que está inserida. O abundante espólio votivo recolhido foi sumariamente apresentado em meados do século passado, correspondendo a cerca de 900 registos associados a um número mínimo 70 inumações, refletindo o evidente caráter coletivo das deposições funerárias realizadas no interior desta gruta-necrópole. Foi executado um estudo tecno-tipológico e das matérias-primas das várias categorias artefactuais identificadas, que, por sua vez, possibilitou a consolidação de uma proposta de utilização crono-cultural do sepulcro, balizada entre a segunda metade do 4º e o primeiro quartel do 3º milénio a.n.e. Ainda que a ausência de um contexto arqueológico bem definido seja incontornável, o estabelecimento de paralelos regionais e extra-regionais, fechados e bem compreendidos, providenciou um elevado grau de solidez ao modelo proposto, igualmente corroborado pela homogeneidade acentuada do conjunto votivo. A análise à escala micro da paisagem funerária que integra a Lapa da Galinha revelou-se um exercício fundamental para compreender a evolução das práticas e gestos funerários das comunidades neo-calcolíticas neste setor do Maciço Calcário, sendo, contudo, passível de ser aplicada a toda esta unidade geomorfológica. A riqueza interpretativa disponibilizada pelas diversas grutas naturais utilizadas como contentores funerários, que dominam o inventário dos sepulcros da região, constitui um fator determinante para a sua valorização no contexto do fenómeno megalítico, mas também dos subsistemas simbólicos que caracterizam o Sudoeste Peninsular. Nesse sentido, assume particular importância o destaque de determinados elementos votivos, cuja matéria-prima, mas principalmente a ideologia subjacente ao mobiliário votivo, indica a integração desta área geográfica nas redes de circulação e intercâmbio do 4º e 3º milénios a.n.e. Assim, e a partir da revitalização de dados antigos, pretendeu-se consagrar uma nova perspetiva sobre um território de potencial inequívoco. |
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Revisitar a Lapa da Galinha (Alcanena, Santarém) : as práticas funerárias no Maciço Calcário Estremenho (4º e 3º milénios a.n.e.)Ritos e cerimónias fúnebres pré-históricas - Lapa da Galinha (Santarém, Portugal)Megálitos - Lapa da Galinha (Santarém, Portugal)Calcolítico - Santarém (Portugal)Neolítico - Santarém (Portugal)Necrópoles - Santarém (Portugal)Santarém (Portugal) - Vestígios pré-históricosEstremadura (Portugal) - Vestígios pré-históricosTeses de mestrado - 2020Domínio/Área Científica::Humanidades::História e ArqueologiaO presente trabalho tem por objetivo contribuir para a definição das práticas funerárias do 4º e 3º milénios a.n.e. no Maciço Calcário Estremenho, numa leitura realizada a partir da Lapa da Galinha, que constitui o caso de estudo. Esta cavidade cársica, intervencionada em 1908 por colaboradores do atual Museu Nacional de Arqueologia, onde se encontra em depósito a coleção arqueológica analisada, foi utilizada como espaço funerário durante o Neolítico e Calcolítico, constituindo um exemplo paradigmático do designado “Megalitismo de gruta” que caracteriza o âmbito geo-cultural em que está inserida. O abundante espólio votivo recolhido foi sumariamente apresentado em meados do século passado, correspondendo a cerca de 900 registos associados a um número mínimo 70 inumações, refletindo o evidente caráter coletivo das deposições funerárias realizadas no interior desta gruta-necrópole. Foi executado um estudo tecno-tipológico e das matérias-primas das várias categorias artefactuais identificadas, que, por sua vez, possibilitou a consolidação de uma proposta de utilização crono-cultural do sepulcro, balizada entre a segunda metade do 4º e o primeiro quartel do 3º milénio a.n.e. Ainda que a ausência de um contexto arqueológico bem definido seja incontornável, o estabelecimento de paralelos regionais e extra-regionais, fechados e bem compreendidos, providenciou um elevado grau de solidez ao modelo proposto, igualmente corroborado pela homogeneidade acentuada do conjunto votivo. A análise à escala micro da paisagem funerária que integra a Lapa da Galinha revelou-se um exercício fundamental para compreender a evolução das práticas e gestos funerários das comunidades neo-calcolíticas neste setor do Maciço Calcário, sendo, contudo, passível de ser aplicada a toda esta unidade geomorfológica. A riqueza interpretativa disponibilizada pelas diversas grutas naturais utilizadas como contentores funerários, que dominam o inventário dos sepulcros da região, constitui um fator determinante para a sua valorização no contexto do fenómeno megalítico, mas também dos subsistemas simbólicos que caracterizam o Sudoeste Peninsular. Nesse sentido, assume particular importância o destaque de determinados elementos votivos, cuja matéria-prima, mas principalmente a ideologia subjacente ao mobiliário votivo, indica a integração desta área geográfica nas redes de circulação e intercâmbio do 4º e 3º milénios a.n.e. Assim, e a partir da revitalização de dados antigos, pretendeu-se consagrar uma nova perspetiva sobre um território de potencial inequívoco.The objective of the present work is to contribute to the definition of the funerary practices of the 4th and 3rd millennia BCE in the Estremadura Limestone Massif, construed after the archaeological evidence provided by the funerary occupation at Lapa da Galinha (Alcanena). Excavated in 1908 by members of the current National Museum of Archaeology, this is a typical karst cavity with funerary use during the Neolithic and Chalcolithic local chrono-zones, being perceived as a paradigmatic example of the so called “Cave Megalithism” phenomenon which characterizes the geo-cultural scope where it is implanted. The extensive votive ensemble collected was summarily presented in the mid-20th century, corresponding to about 900 individual records associated with a minimum of 70 individuals. Thus, it reflects the evident collective nature of the burials performed therein. The techno-typological and raw material provenance analysis of the various artefactual categories identified allowed us to suggest a diachronic funerary use of this cave necropolis, between the second half of the 4th and the first quarter of the 3rd millennium BCE. Although the absence of a well-defined archaeological context is unavoidable, the establishment of regional and extra-regional parallels, sealed and well-understood, provided the necessary solidity to the proposed model, likewise corroborated by the significant homogeneity of the votive ensemble. The micro scale analysis of the funerary landscape surrounding Lapa da Galinha was a fundamental exercise to comprehend the evolution of the funerary gestures and practices that distinguish the Neolithic and Chalcolithic communities of this sector of the Estremadura Limestone Massif. However, it can be applied to this entire geomorphological unit. The interpretative capacity made available by the many natural caves that hold funerary depositions, which lead the sepulcher inventories of this region, is a determinant factor for its valorization within the Megalithic phenomenon and also the symbolic subsystems that define the Southwest of the Iberian Peninsula. In this sense, it is particularly important to highlight certain components of the votive sets, whose raw material, but mostly the underlying ideology, indicates the integration of this geographical area in the circulation and exchange networks of the 4th and 3rd millennia BCE. Thus, from the recovery of an old collection, we intended to open a new perspective on a territory with unambiguous potential.Sousa, Ana Catarina de Freitas Alves Bravo deGonçalves, Victor S.Repositório da Universidade de LisboaVan Calker, Daniel Sacramento2021-02-01T13:39:39Z2020-12-042020-10-142020-12-04T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/46097TID:202572633porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:48:16Zoai:repositorio.ul.pt:10451/46097Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:58:22.439077Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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