Sexualidade e género: o (re)velado no cotidiano da escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Marinalva de Oliveira Gomes da
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/6704
Resumo: Este estudo trata da sexualidade e gênero no contexto de uma escola pública localizada no município de Nova Cruz/RN. A questão central da pesquisa é investigar qual a concepção dos adolescentes acerca da sexualidade e tem como objetivo compreender como a sexualidade e as relações de gênero são manifestadas por alunos e alunas no contexto escolar. A visão epistemológica ancora-se em Michel Foucault com a História da Sexualidade, bem como Giddens e Heilborn com as contribuições dos seus estudos sobre sexualidade e gênero. A pesquisa foi realizada junto ao corpo discente, tendo como instrumento de investigação a aplicação de um questionário semiestruturado, que viabilizou a coleta de dados e a análise da pesquisa. Portanto, entende-se que informações do ponto de vista científico são fundamentais para a ampliação de conceitos e desmistificação de tabus e crendices, no que se refere a gênero, consciência corporal, elevação da autoestima, prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, gravidez não planejada e violência sexual. Por fim, concluo que as concepções reveladas pelos sujeitos da pesquisa são pautadas em dúvidas e questionamentos acerca da sexualidade o que nos possibilita perceber a necessidade de institucionalização da Educação Sexual na escola.
id RCAP_19077a9d2a8461b2678cd33fa7d78fad
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/6704
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Sexualidade e género: o (re)velado no cotidiano da escolaMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃOEDUCAÇÃOESCOLASSEXUALIDADEADOLESCENTESESTUDOS DE CASOESTUDOS DO GÉNEROMEIO ESCOLARBRASILEDUCATIONSCHOOLSSEXUALITYADOLESCENTSGENDER STUDIESCASE STUDIESSCHOOL ENVIRONMENTBRAZILEste estudo trata da sexualidade e gênero no contexto de uma escola pública localizada no município de Nova Cruz/RN. A questão central da pesquisa é investigar qual a concepção dos adolescentes acerca da sexualidade e tem como objetivo compreender como a sexualidade e as relações de gênero são manifestadas por alunos e alunas no contexto escolar. A visão epistemológica ancora-se em Michel Foucault com a História da Sexualidade, bem como Giddens e Heilborn com as contribuições dos seus estudos sobre sexualidade e gênero. A pesquisa foi realizada junto ao corpo discente, tendo como instrumento de investigação a aplicação de um questionário semiestruturado, que viabilizou a coleta de dados e a análise da pesquisa. Portanto, entende-se que informações do ponto de vista científico são fundamentais para a ampliação de conceitos e desmistificação de tabus e crendices, no que se refere a gênero, consciência corporal, elevação da autoestima, prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, gravidez não planejada e violência sexual. Por fim, concluo que as concepções reveladas pelos sujeitos da pesquisa são pautadas em dúvidas e questionamentos acerca da sexualidade o que nos possibilita perceber a necessidade de institucionalização da Educação Sexual na escola.This study deals with sexuality and gender in the context of a public school located in the city of Nova Cruz/RN. The main question of the research is to investigate which is the conception of adolescents about sexuality and its aim is to understand how sexuality and gender relations are expressed by students in the school context. The epistemological vision is based in Michel Foucault with the history of Sexuality, as well as Giddens and Heilborn with contributions from his studies of sexuality and gender. The survey was conducted by the student body, having as research instrument the application of a semi-structured questionnaire that contributed to data collection and the research analysis. Therefore, it is understood that the information from a scientific point of view are fundamental to enlarge concepts as also the demystification of taboos and superstitions concerning to gender, the body awareness, the elevation of the self-esteem, prevention of sexually transmitted diseases, unplanned pregnancy and sexual violence. Finally, I conclude that the conceptions revealed by the subject of the survey are based on questions and concerns about the sexuality which enables us to perceive the need for institutionalization of Sexual Education in school2015-11-03T15:15:24Z2015-01-01T00:00:00Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/6704porSilva, Marinalva de Oliveira Gomes dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:03:16Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/6704Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:11:28.324784Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Sexualidade e género: o (re)velado no cotidiano da escola
title Sexualidade e género: o (re)velado no cotidiano da escola
spellingShingle Sexualidade e género: o (re)velado no cotidiano da escola
Silva, Marinalva de Oliveira Gomes da
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO
ESCOLAS
SEXUALIDADE
ADOLESCENTES
ESTUDOS DE CASO
ESTUDOS DO GÉNERO
MEIO ESCOLAR
BRASIL
EDUCATION
SCHOOLS
SEXUALITY
ADOLESCENTS
GENDER STUDIES
CASE STUDIES
SCHOOL ENVIRONMENT
BRAZIL
title_short Sexualidade e género: o (re)velado no cotidiano da escola
title_full Sexualidade e género: o (re)velado no cotidiano da escola
title_fullStr Sexualidade e género: o (re)velado no cotidiano da escola
title_full_unstemmed Sexualidade e género: o (re)velado no cotidiano da escola
title_sort Sexualidade e género: o (re)velado no cotidiano da escola
author Silva, Marinalva de Oliveira Gomes da
author_facet Silva, Marinalva de Oliveira Gomes da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Marinalva de Oliveira Gomes da
dc.subject.por.fl_str_mv MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO
ESCOLAS
SEXUALIDADE
ADOLESCENTES
ESTUDOS DE CASO
ESTUDOS DO GÉNERO
MEIO ESCOLAR
BRASIL
EDUCATION
SCHOOLS
SEXUALITY
ADOLESCENTS
GENDER STUDIES
CASE STUDIES
SCHOOL ENVIRONMENT
BRAZIL
topic MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO
ESCOLAS
SEXUALIDADE
ADOLESCENTES
ESTUDOS DE CASO
ESTUDOS DO GÉNERO
MEIO ESCOLAR
BRASIL
EDUCATION
SCHOOLS
SEXUALITY
ADOLESCENTS
GENDER STUDIES
CASE STUDIES
SCHOOL ENVIRONMENT
BRAZIL
description Este estudo trata da sexualidade e gênero no contexto de uma escola pública localizada no município de Nova Cruz/RN. A questão central da pesquisa é investigar qual a concepção dos adolescentes acerca da sexualidade e tem como objetivo compreender como a sexualidade e as relações de gênero são manifestadas por alunos e alunas no contexto escolar. A visão epistemológica ancora-se em Michel Foucault com a História da Sexualidade, bem como Giddens e Heilborn com as contribuições dos seus estudos sobre sexualidade e gênero. A pesquisa foi realizada junto ao corpo discente, tendo como instrumento de investigação a aplicação de um questionário semiestruturado, que viabilizou a coleta de dados e a análise da pesquisa. Portanto, entende-se que informações do ponto de vista científico são fundamentais para a ampliação de conceitos e desmistificação de tabus e crendices, no que se refere a gênero, consciência corporal, elevação da autoestima, prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, gravidez não planejada e violência sexual. Por fim, concluo que as concepções reveladas pelos sujeitos da pesquisa são pautadas em dúvidas e questionamentos acerca da sexualidade o que nos possibilita perceber a necessidade de institucionalização da Educação Sexual na escola.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-03T15:15:24Z
2015-01-01T00:00:00Z
2015
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/6704
url http://hdl.handle.net/10437/6704
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131212260835328