O desafio de se pensar a educação nas sociedades pós-Auschwitz, à luz dos fundamentos teóricos de Theodor W. Adorno e Hannah Arendt

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Raimundo António da
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/74264
Resumo: Dissertação de mestrado em Filosofia Política
id RCAP_1936cb06aec093ec9f372c1702fa0ae9
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/74264
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O desafio de se pensar a educação nas sociedades pós-Auschwitz, à luz dos fundamentos teóricos de Theodor W. Adorno e Hannah ArendtThe challenge of thinking about education in post-Auschwitz societies, in light of Theodor W. Adorno and Hannah Arendt's theoretical foundationsBarbárieEducaçãoEmancipaçãoInfânciaModernidadeBarbarismChildhoodEducationEmancipationModernityHumanidades::Filosofia, Ética e ReligiãoDissertação de mestrado em Filosofia PolíticaEscrever sobre a Educação à luz do pensamento político de Theodor W. Adorno, Hannah Arendt, Zygmunt Bauman e Max Horkheimer foi o desafio a que nos propomos. Assim, de forma a estruturar o texto, recorremos a uma ideia destacada da obra Educação e Emancipação, da autoria de Theodor Adorno, central para a estruturação de metas educacionais voltadas para o pensamento crítico, autônomo e emancipatório, no âmbito de uma sociedade democrática. Na abordagem do Holocausto, de modo a compreender o fenômeno e os seus impactos como uma tendência da modernidade, inclusive, como pressuposto da crise educacional diagnosticada por Hannah Arendt, buscamos os ensinamentos político-filosóficos da obra Dialética do Esclarecimento, de autoria do filósofo e de Max Horkheimer, complementados pela análise sociológica de Zygmunt Bauman. Após o estudo do Holocausto e de forma a problematizar um modelo de Educação que se oponha a fenômenos regressivos como ele, vimos como o mais adequado o da Educação crítica e humanamente emancipatória postulada por Theodor Adorno, com base na sua obra Educação e Emancipação. Isso posto, procuramos abordá-lo sob a perspectiva do pensamento político de Hannah Arendt, enfatizandoo nos aspectos educacionais na primeira infância, já que ambos se preocuparam com esta questão. Examinamos ainda, na pensadora, os seus conceitos de natalidade, amor ao mundo, autoridade e tradição, no sentido de atualizar o debate em torno destes conceitos, tentando demonstrar que eles ainda são fundamentais para o estabelecimento de metas para uma educação de qualidade, democrática, crítica e emancipatória, conforme idealizado por Adorno. Na última parte do trabalho apresentamos as considerações pessoais a respeito do tema, ressaltando um paradigma brasileiro de educação, denominado Escola sem Partido, onde tentamos sustentar que ele é o reverso da Educação de conteúdo crítico e emancipatório, advogado por Theodor Adorno e Hannah Arendt.Writing about Education, while re-considering the political thinking of Theodor W. Adorno, Hannah Arendt, Zygmunt Bauman and Max Horkheimer was the challenge I proposed myself in this dissertation. Therefore, in order to structure my text, I turned back to Adorno, which, in my opinion, is absolutely crucial and still imposes itself like something unavoidable to everyone who attempts to discuss the importance of critical, independent, emancipatory and reflection-oriented thought for the analysis and evaluation of educational goals. In order to make a brief study about the Holocaust, as well as to understand that phenomenon and its impact as a underlying tendency of Modernity and of the educational crisis diagnosed by Hannah Arendt, I will analyze Adorno’s and Horkheimer’s politicophilosophical assumptions in Dialectic of Enlightenmen, complemented by Zygmunt Bauman’s sociological analysis. Thus, after a brief study about the Holocaust and aiming to connect it to an Education model that addresses the threats of regressive models contained in every authoritarian political system, I will sustain that the most appropriate model of Education is the one hold by Adorno with its strong emancipative outline. In order to enrich the debate on the Education model postulated by Adorno, I will focus on it under Hannah Arendt’s political thought, aiming to emphasize the aspects of the early childhood education. In the chapter regarding Arendt, I examine her well-known concepts of natality, love of the world, authority and tradition. I will sustain that these concepts are still important in the contemporary debate about education, specially about forms of democratic, critical and emancipatory education such as idealized by Adorno. The last part of this work is reserved to my personal wonderings about the subject matter, but now problematizing a Brazilian paradigm of education that is called “Escola sem Partido”, where I try to hold that it is the reverse of education with critical and emancipatory content, as defended by Theodor Adorno and Hannah Arendt.Sylla, BernhardUniversidade do MinhoSilva, Raimundo António da20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/74264por202604233info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-09-30T01:30:25Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/74264Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:38:17.406314Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O desafio de se pensar a educação nas sociedades pós-Auschwitz, à luz dos fundamentos teóricos de Theodor W. Adorno e Hannah Arendt
The challenge of thinking about education in post-Auschwitz societies, in light of Theodor W. Adorno and Hannah Arendt's theoretical foundations
title O desafio de se pensar a educação nas sociedades pós-Auschwitz, à luz dos fundamentos teóricos de Theodor W. Adorno e Hannah Arendt
spellingShingle O desafio de se pensar a educação nas sociedades pós-Auschwitz, à luz dos fundamentos teóricos de Theodor W. Adorno e Hannah Arendt
Silva, Raimundo António da
Barbárie
Educação
Emancipação
Infância
Modernidade
Barbarism
Childhood
Education
Emancipation
Modernity
Humanidades::Filosofia, Ética e Religião
title_short O desafio de se pensar a educação nas sociedades pós-Auschwitz, à luz dos fundamentos teóricos de Theodor W. Adorno e Hannah Arendt
title_full O desafio de se pensar a educação nas sociedades pós-Auschwitz, à luz dos fundamentos teóricos de Theodor W. Adorno e Hannah Arendt
title_fullStr O desafio de se pensar a educação nas sociedades pós-Auschwitz, à luz dos fundamentos teóricos de Theodor W. Adorno e Hannah Arendt
title_full_unstemmed O desafio de se pensar a educação nas sociedades pós-Auschwitz, à luz dos fundamentos teóricos de Theodor W. Adorno e Hannah Arendt
title_sort O desafio de se pensar a educação nas sociedades pós-Auschwitz, à luz dos fundamentos teóricos de Theodor W. Adorno e Hannah Arendt
author Silva, Raimundo António da
author_facet Silva, Raimundo António da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sylla, Bernhard
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Raimundo António da
dc.subject.por.fl_str_mv Barbárie
Educação
Emancipação
Infância
Modernidade
Barbarism
Childhood
Education
Emancipation
Modernity
Humanidades::Filosofia, Ética e Religião
topic Barbárie
Educação
Emancipação
Infância
Modernidade
Barbarism
Childhood
Education
Emancipation
Modernity
Humanidades::Filosofia, Ética e Religião
description Dissertação de mestrado em Filosofia Política
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2020-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/74264
url https://hdl.handle.net/1822/74264
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202604233
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132919475732480